Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
A Inclusão na web: quebrando barreiras geográficas e culturais.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
01/08/2022
Previsão de Fim:
30/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Napnes e Neabis
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lincoln Cesar Fernandes Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel Alves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Emanoela Vieira Mendes de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Enilce Lima Cavalcante de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Ester Andrade Pires IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Francisco Breno Azevedo Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Ivina Carlos de Assis Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
João Carlos Braga Torres IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Juanita da Silva de Macedo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Lincoln Cesar Fernandes Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Marcilio Costa Teixeira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Mariana Baraldi Silva Silvino IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Rozana Rodrigues Lemos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Samia Paiva de Oliveira Moraes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2022 30/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A web permite uma gama variada de possibilidades na divulgação do conhecimento por transpor barreiras geográficas e culturais e, dessa forma, torna-se imprescindível na seara da Educação. A educação inclusiva precisa quebrar as diversas barreiras que a impede de ser realmente efetivada. No mundo hodierno, onde as tecnologias digitais de informações e comunicações são comuns no cotidiano de grande parte da sociedade, divulgar informações e conhecimento científico sobre os mais diversificados temas da educação inclusiva é uma estratégia para transpor preconceitos e atitudes cotidianas que dificultam a sua implementação plena. Pelo exposto anteriormente, o projeto "A inclusão na web: quebrando barreiras geográficas e culturais" traz esse intuito de ser um meio de dirimir preconceitos e atitudes socioculturais que dificultam a inclusão e também a acessibilidade. O projeto consistirá de lives que abordarão assuntos do escopo da educação inclusiva. Essas lives permanecerão gravadas e ancoradas no instagram do NAPNE do IFCE campus Umirim, possibilitando assim sua maior reverberação e que atinja um público maior ainda ao longo do tempo.
Justificativa
Faz-se necessário a quebra de barreiras atitudinais e preconceitos sobre a inclusão. As barreiras atitudinais fundam-se em preconceitos, estereótipos que produzem discriminação. Em pleno século XXI é urgente dirimir, senão acabar, com essas barreiras. A importância da educação inclusiva vai além de propor a escolarização de pessoas com deficiência (PcD). Incluir significa juntar, inserir, fazer parte de um certo grupo. As lives tornaram-se comuns com o advento da pandemia de Covid-19. Aproveitar as lives como possibilidade de acessar um grande número de pessoas nos mais diferentes recantos é fundamental, pois a capilarização e alcance delas é muito grande.
Público Alvo
toda a população nos mais diversos lugares do Brasil e quiçá no mundo.
Objetivo Geral
Divulgar conhecimento científico acerca da educação inclusiva de modo a transpor barreiras atitudinais e os mais diferentes preconceitos acerca das pessoas com PcD.
Objetivo Específico
- Divulgar conhecimento científico numa linguagem acessível para toda população e, dessa forma, facilitar a compreensão dos temas ligados á inclusão e acessibilidade; - Atingir uma grande parte da população nos mais diferentes lugares para dirimir barreiras atitudinais que dificultam a inclusão e acessbilidade;
Metodologia
Será realizado um ciclo de lives acerca dos temas que fazem parte do escopo da Educação Inclusiva de modo a mantê-las gravadas e ancoradas no Instagram oficial do NAPNE do campus Umirim, possibilitando seu acesso a um público maior ao longo do tempo. Todas essas lives terão tradução simultânea pra libras e, possivelmente, audiodescrição.