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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
USO DA MODELAGEM COMPUTACIONAL PARA O ESTUDO DE TÓPICOS DA MECÂNICA CLÁSSICA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DO V DE GOWIN
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
19/08/2022
Previsão de Fim:
23/08/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Questionário
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Felipe Moreira Barboza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Felipe Moreira Barboza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/07/2022 07/07/2022
João Italo Carneiro de Albuquerque IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/07/2022 07/07/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O estudo dos conceitos e aspectos matemáticos que fundamentam o estudo da mecânica clássica perpassa pela necessidade do estudante adquirir habilidades que remetem ao uso de ferramentas matemáticas, tais como, as equações diferenciais. Contudo, de uma maneira geral, essa condição pode levar a dificuldades no aprendizado desse assunto. Procurando alternativas para a melhor compreensão do conteúdo especificado, propomos realizar atividades que utilizem a modelagem computacional associada ao V de Gowin.
Justificativa
Compreender os fundamentos e métodos matemáticos necessários para o aprendizado da Física é, para boa parte dos estudantes, uma tarefa um tanto difícil. Quando entramos na seara do ensino superior o enfoque das disciplinas é mais aprofundado, exigindo conhecimentos associados ao Cálculo Diferencial e Integral. Contudo, muitos estudantes ingressam nos cursos com déficit nos conhecimentos básicos que deveriam ter sido adquiridos no ensino médio. Essa conjuntura pode levar a um baixo índice de aprendizagem nas disciplinas de Física cujos ingressantes se propõe a fazer. Quando, por exemplo, abordamos tópicos avançados da Mecânica Clássica, necessitamos trabalhar com ferramentas matemáticas mais complexas, tais como, as equações diferenciais ordinárias, o que, em sua maioria, acaba desencadeando numa séria de dificuldades no processo de aprendizagem dos assuntos discutidos. À vista disso, buscar por alternativas de ensino que possam contribuir de forma significativa com o aprendizado, torna-se preponderante.
Público Alvo
Professores de Física do ensino médio.
Objetivo Geral
Realizar processos de modelagem computacional com base na linguagem de programação Python, associado ao diagrama V de Gowin, procurando contribuir para o melhor desenvolvimento na aprendizagem de tópicos da mecânica clássica.
Objetivo Específico
Desenvolver um material didático sobre tópicos da Mecânica Clássica utilizando modelagem computacional com fundamentação na linguagem de programação Python; Elaborar instrumentos de medida para coletar informações sobre o desempenho e opinião dos estudantes quanto às atividades realizadas no minicurso; Averiguar se os resultados obtidos apresentam indícios de que o processo de modelagem computacional integrada ao V de Gowin, favorece no desenvolvimento da aprendizagem dos tópicos da Mecânica Clássica estudados no minicurso.
Metodologia
Inicialmente iremos elaborar o material didático e instrumento de coleta de dados necessários para o curso; O processo de inscrição do curso será realizado por meio da plataforma de eventos e cursos do IFCE-campus Tianguá (https://eventos.tiangua.ifce.edu.br/). A execução do curso será realizada com a seguinte divisão: 1ª aula – Introdução à linguagem de programação Python (2 h): apresentaremos as funções básicas da linguagem de programação Python; 2ª aula – Modelando o movimento de uma partícula com velocidade constante (2 h): construiremos o V de Gowin associando ao processo de modelagem , de forma poderão aprender a escrever loops para verificar o movimento e produzir gráficos das grandezas cinemáticas. 3ª aula – Elaborando o modelo computacional de uma partícula submetida a uma força constante (2 h): os alunos, em conjunto com o professor, irão modelar o movimento de uma partícula sujeita a uma força constante. De maneira que possam lidar com o básico do cálculo numérico. 4ª aula – Elaborando o modelo computacional de uma partícula submetida a uma força dependente da velocidade (2 h): utilizando a estrutura do assunto da aula anterior, os estudantes irão construir o V de Gowin com base no modelo de uma partícula sujeita a uma força dependente da velocidade para observar como isso afeta o movimento. Os alunos irão produzir gráficos representando o comportamento da posição e velocidade. As avaliações serão realizadas ao longo das aulas. Faremos a análise dos modelos construídos, bem como dos V de Gowin elaborados. Através do questionário de opinião, obteremos o feedback dos participantes acerca do curso.