Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
English Club 11a Temporada
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
30/08/2022
Previsão de Fim:
20/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renato Barros da Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Renato Barros da Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 30/08/2022 20/12/2022
Venilson Neves Carneiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/08/2022 20/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação de extensão denominada "English Club" consiste numa oportunidade de prática de produção oral em língua inglesa. O projeto tem sido realizado desde o semestre letivo 2017.1, com êxito recorrente, e agora continua em sua DÉCIMA PRIMEIRA temporada.
Justificativa
As atividades que envolvem língua inglesa no IFCE Campus Sobral focam somente na habilidade de leitura técnica. A ação de extensão English Club é a única iniciativa no campus até o momento que atua no desenvolvimento de habilidades orais. A pedagogia de línguas tem associado o progresso da fluência em conversação à quantidade de prática em interações significativas. O English Club é um espaço em que o participante poderá realizar esse tipo de atividade como complementação ao seu estudo em alguma disciplina, curso de inglês, ou mesmo como uma forma de retomar uma prática suspensa.
Público Alvo
Alunos de outras Instituições de Ensino Superior, alunos de escolas de ensino médio ou técnico de Sobral e região, profissionais de quaisquer áreas (independentemente de vínculo com instituição de ensino), comunidade em geral. Desde a agosto de 2020, motivado pela necessidade de distanciamento social durante a pandemia de Covid-19, o projeto ampliou consideravelmente a participação nas atividades após ter se tornado online, incluindo pessoas de cidades mais distantes, tanto dentro quanto fora do Brasil.
Objetivo Geral
Espera-se que os participantes melhorem a fluência e a qualidade da produção oral em língua inglesa.
Objetivo Específico
Espera-se que os participantes melhorem aspectos técnicos relacionados à habilidade de produção oral, a exemplo de compreensão auditiva, pronúncia, gramática e vocabulário etc. Outra expectativa é que os participantes desenvolvam suas habilidades de análise crítica por meio das discussões, apresentações e debates propostos no clube. Um terceiro alvo é o desenvolvimento de desenvoltura ao falar em público.
Metodologia
[CONCEITO DE CLUBE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA E FUNCIONAMENTO GERAL] Uma característica que distingue o presente projeto das disciplinas regulares (componentes curriculares dos cursos técnicos e superiores do IFCE Campus Sobral) é a adoção da analogia com um “clube”. Nossa intenção é, com isso, tornar o ambiente um pouco menos formal e mais flexível do que uma aula tradicional, com o intuito de cativar não somente aqueles que estariam dispostos a incluir o English Club em sua rotina de estudos, mas também o público que tem dificuldade em estabelecer uma frequência regular, como é normalmente cobrado. Em um clube, vai quem quer, chega-se na hora que pode, deixa-se o local na hora pretendida. Não foi instituída necessidade de matrícula e o participante é livre para aparecer quando quiser, aderindo às atividades (ou desistindo delas) em qualquer momento durante o projeto. Outra característica derivada do conceito de clube está mais ligada ao aspecto metodológico. O professor-facilitador ofertará semanalmente um ambiente favorável à interação significativa, de cunho real ou simulado e toda a atividade será realizada em língua inglesa. Os conteúdos dos encontros não são pautados por uma sequência pedagógica pré-definida, como nas disciplinas regulares ou em cursos de inglês convencionais. A intenção com a diminuição de formalidade e o aumento de flexibilidade é permitir que a pauta de discussão seja construída de modo mais democrático, permitindo que os assuntos surjam também das necessidades dos participantes nos próprios encontros, em contraposição a uma pauta construída somente pelo olhar do professor, da instituição (ou do escritor do material didático adotado, como é comum em alguns cursos de idiomas). O que chamamos de “conceito de clube” (participação sem necessidade de matrícula oficial no IFCE, nem frequência obrigatória, possibilidade de horários livres de entrada e saída na reunião, e liberdade para adesão ao clube – ou desistência - a qualquer momento do projeto) tem estado presente frequentemente como avaliação positiva nas falas dos participantes ao fim de cada temporada do projeto. Para vários deles, o fato de ser um “clube” é fator determinante de sua participação nos encontros. Portanto, consideramos de suma importância a manutenção dessa flexibilidade. O único aspecto que foge levemente de tal tendência é um breve cadastro com dados pessoais e de contato, procedimento obrigatório para os participantes, instituído desde um ataque cibernético por nós sofrido durante a 6a temporada como medida para evitar a recorrência desse tipo de invasão. [CONTINUAÇÃO DO PROJETO EM MODALIDADE ONLINE] O projeto foi originalmente concebido para execução presencial. No entanto, do final da 6ª até a 9ª temporada, ocorreu de forma online, por meio da ferramenta Google Meet, devido a exigências da pandemia de Covid-19. Durante esse período, percebeu-se um impacto bastante positivo no aumento do número de visitas às reuniões. Esse incremento foi compartilhado na época com o Prof. Fabiano Carneiro Ribeiro, coordenador de extensão do Campus Sobral, em uma conversa quando da ocasião do retorno presencial gradual às atividades. A conversa revelou que um número de ações de extensão no IFCE tem, de fato, obtido maior adesão de participação online do que no período presencial e, portanto, a Pró-Reitoria de Extensão considerava a possibilidade dessas ações continuarem online quando do retorno presencial. Como resultado, ficou decidido que, a partir de então, o English Club passria a ser uma atividade online, visando manter esse potencial de alcance. [AVALIAÇÃO] O processo de avaliação do projeto tem caráter contínuo. Do ponto de vista qualitativo, a cada encontro é dada a oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões com relação àquela reunião específica. O diálogo aberto permite que haja feedback e aplicação de estratégias de melhoria paralelamente ao andamento da temporada vigente. Também, ao final de cada temporada, entra em pauta uma conversa mais demorada com o objetivo de levantar os méritos e gerar sugestões para a temporada seguinte. Também será feita uma pesquisa de satisfação por meio de um formulário lançado aos participantes que frequentaram, no mínimo, um terço das reuniões da temporada. (Não lançaremos a pesquisa a todos, pois entendemos que participantes dentro desse perfil mais assíduo têm maior experiência de envolvimento com o clube em relação aos participantes mais esporádicos e podem, portanto, exercer melhor contribuição por meio dessa ferramenta de avaliação.) Do ponto de vista quantitativo, há dois tipos de contagem. Primeiro, conta-se e registra-se os nomes dos participantes de cada reunião. É importante considerar, no entanto, que os números obtidos dessa contagem não necessariamente representam a quantidade de alunos frequentando regularmente o projeto, mas sim a quantidade de VISITAS que o English Club recebeu. Isso se explica pelo próprio desenho do projeto: participação sem necessidade de frequência obrigatória, horários livres de entrada e saída na reunião, e surgimento de novos participantes a qualquer momento da temporada. Além disso, há tanto participantes assíduos, como aqueles que vieram apenas uma vez. Por essas razões, por mais que pretendamos contabilizar o número simples de participantes distintos da temporada, insistiremos em contabilizar o número de visitas. Entendemos que isso acaba sendo mais coerente com a proposta do clube e acaba revelando dados úteis da frequência dos participantes. Mesmo assim, uma segunda contagem é feita, considerando apenas o número de participantes em si que frequentaram a temporada. [DIVULGAÇÃO] A divulgação do projeto (e dos English Club Seminars) será feita por meio das mídias sociais e site da Instituição, com o auxílio do Setor de Comunicação Social e Eventos do Campus Sobral. Também será feita, dependendo do surgimento de oportunidade, por meio de outras mídias locais, convites e outros meios disponíveis, a exemplo de uma matéria em vídeo pela TV diário, que cobriu a primeira reunião da primeira temporada, anos atrás, mas que, infelizmente, não se encontra mais à disposição.