Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso de Associativismo Básico
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Tecnologias Sociais
Data de Início:
06/09/2022
Previsão de Fim:
09/09/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Soniamar Zschornack Rodrigues Saraiva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Soniamar Zschornack Rodrigues Saraiva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 12 06/09/2022 09/09/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação de Pescadores e Produtores de Macroalgas da Volta do Rio Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Acaraú, vem envidando esforços no sentido da formalização de convênio de cooperação técnica com a Associação de Pescadores e Pescadoras da Volta do Rio, entidade civil sem fins lucrativos, que apresentou ao IFCE a demanda por conhecimentos técnicos específicos voltados ao cultivo de macroalgas, atividade essa que vem sendo desenvolvida no âmbito da associação como alternativa de geração de renda para os seus associados. Ao longo do processo de formalização do convênio com o IFCE outras demandas foram sendo identificadas, entre elas a do fortalecimento da própria associação, a partir da qual foi idealizado o minicurso de associativismo básico, voltado especificamente para o quadro de associados e para as demandas locais da Associação de Pescadores e Produtores de Macroalgas da Volta do Rio, contribuindo assim para o seu fortalecimento e para a viabilização das demais demandas que venham a surgir.
Justificativa
Segundo dados do IBGE, em 2015, 56, 5% da população do município de Acaraú residia em domicílios com rendimento mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Entre as atividades econômicas que formam a base do Município, destacam-se a agricultura familiar e a pesca artesanal, que desempenha um importante papel como fonte de geração de renda e inserção social. A comunidade de Volta do Rio, situada no distrito de Juritianha, a aproximadamente 25km da sede do Município, tem na atividade da pesca a principal fonte de subsistência de suas famílias, atividade essa que foi fortemente afetada com a instalação de um Parque Eólico, no ano de 2010, e que vem procurando, através de ações coletivas e de fontes alternativas de renda contribuir comr o desenvolvimento econômico e social da comunidade. De acordo com Andrade Neto e Callou (2007), as propostas de desenvolvimento local propõem um modelo de desenvolvimento pautado em potencialidades endógenas, na mobilização da sociedade e na articulação entre as diversas instituições que atuam em um determinado local. Afirmação semelhante é compartilhada por Buarque (2008) ao descrever o surgimento da noção de desenvolvimento local como “um processo endógeno de mudança, que leva ao dinamismo econômico e a melhoria da qualidade de vida” (p.25). Para Pires (2006) , a ideia de desenvolvimento local tem como principal diferencial o fato de que pressupõe a participação e envolvimento dos diversos atores locais. Para isso, esses atores devem estar conscientes de seus direitos e deveres, na construção de um projeto coletivo. Mais que um modelo de projeto, o desenvolvimento local representa uma estratégia de criação de um ambiente produtivo inovador, baseado na cooperação e integração das cadeias produtivas e redes sociais locais. O princípio da cooperação, ao invés da competição, é mais um dos diferenciais do desenvolvimento local em relação a outros modelos de desenvolvimento econômico. Para Callou (2007), cada território deve descobrir suas potencialidades econômicas, para, a partir dessa descoberta, buscar o desenvolvimento, o que exige um esforço coletivo dos seus diversos atores sociais. Nesse contexto, colaborando com iniciativa já posta em prática pela associação de Pescadores e Produtores de Macroalgas da Volta do Rio, a oferta do minicurso de Associativismo Básico vem compor mais um elo nesse processo, no intuito de estimular a reflexão sobre direitos e deveres e, principalmente, sobre a responsabilidade de cada um nessa construção coletiva.
Público Alvo
Associados da Associação de Pescadores e Produtores de Macroalgas da Volta do Rio
Objetivo Geral
Estimular a reflexão sobre conceitos básicos de associativismo aplicados à realidade atual da Associação de Pescadores e Produtores de Macroalgas da Volta do Rio, com ênfase na consolidação do projeto coletivo de cultivo de macroalgas.
Objetivo Específico
- Compreender conceitos básicos sobre associativismo; - Refletir sobre a situação atual da Associação de Pescadores e Produtores de Macroalgas da Volta do Rio, à luz dos conceitos teóricos apresentados; - Refletir sobre o papel individual de cada associado no processo de fortalecimento e consolidação do associativismo na comunidade; - Propor ações práticas voltadas ao fortalecimento da Associação de Pescadores e Pescadoras da Volta do Rio.
Metodologia
O minicurso de Associativismo Básico será ministrado de forma presencial no IFCE - Campus Acaraú e terá a duração de 12 (doze horas) divididas em três encontros de 04 (quatro) horas cada, no turno da noite, iniciando no dia 06 e encerrando no dia 09 de setembro de 2022. Tendo como público-alvo os associados da Associação de Pescadores e Produtores de Macroalgas da Volta do Rio, serão ofertadas 20 (vinte) vagas, as quais serão preenchidas a partir de cadastro realizado pela própria associação. As aulas serão ministradas obedecendo o horário noturno do campus, possibilitando aos participantes utilizar o transporte escolar do Município. As aulas serão ministradas utilizando metodologias participativas e discussões em grupo, buscando sempre utilizar os exemplos da própria comunidade para refletir sobre os conceitos teóricos apresentados.