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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
INVESTINDO NA PRODUÇÃO DE BOLO DE POTE: UMA POSSIBILIDADE DE INTERFERÊNCIAS E MELHORARIAS NAS CONDIÇÕES DE VIDA NA COMUNIDADE DO CEDRO.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Regional
Data de Início:
12/09/2022
Previsão de Fim:
12/09/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Várzea Alegre
Lavras da Mangabeira
Iguatu
Cedro
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Daniela Fernandes Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cicero Rogerio Cardoso Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/08/2022 12/09/2022
Cicero Soares Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/08/2022 12/09/2022
Daniela Fernandes Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 12/09/2022 12/09/2022
Denilson Duarte de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/08/2022 12/09/2022
Denilson Duarte de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/08/2022 12/09/2022
Sherllyson Daniel da Silva Delmondes IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/08/2022 12/09/2022
Thays Bezerra Batista IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/08/2022 12/09/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O mundo vem apresentando diversos problemas políticos e sociais, como fome, miséria, doenças, desemprego, entre outros. Diante disso, as ONG’s – Organizações Não Governamentais vêm se organizando em busca de cobrar do governo melhorias na qualidade de vida e com o propósito de identificar soluções para tais problemas, além de coloca-los em prática. Pensando nessas questões e na reflexão sobre responsabilidade social, o presente projeto apresentará ações desenvolvidas na cidade do Cedro. As atividades serão realizadas pelos alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Cedro, como requisito parcial para a conclusão da disciplina de Projeto Social, sendo esta atividade, carga horária extra da presente disciplina. E contará com a participação da professora que ministrou tal disciplina e dos integrantes do projeto. Antes de tudo, precisamos entender o conceito de ONG. A sigla serve para designar entidades que não integram o governo e que atuam sem fins lucrativos, o que justifica o fato de estarem incluídas no Terceiro Setor. A expressão foi usada, pela primeira vez, em 1950 numa resolução do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas, a ONU, referindo a entidades do Terceiro Setor. Tachikawa (2004), conceitua ONG da seguinte forma: [...] não é termo definido em lei, mas uma categoria que vem sendo construída e usada para designar um conjunto de entidades com características peculiares, reconhecidas por seus agentes, pelo senso comum e pela opinião pública. (TACHIKAWA, 2004, p. 36) No Brasil, as ONG’s surgiram junto com os movimentos sociais no período da Ditadura Militar, a partir da década de 1970, mas o termo tornou-se comum nos anos 90, quando o governo promulgou leis que regulavam formas de transferências de recursos do Estado para entidades. A partir da década de 1980, assistiu-se à consolidação das Organizações Não Governamentais (ONGs), que desde então passaram a ganhar grande notoriedade por seus empenhos na tentativa de proporcionar melhores condições de vida para a sociedade (VOIGT apud CAMPELO, 2006). Segundo Ferreira (2005, p. 37), “o termo popularizou-se no Brasil especialmente a partir da ECO-92, conferência mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro (Scherer,1993)”. Ao que se refere ao conceito de projeto social, Armani 2004 afirma: Um projeto(social) nasce de uma ideia de um desejo ou interesse de realizar algo, ideia que toma forma, se estrutura e se expressa através de um esquema (lógico), o qual, no entanto, é apenas esboço(sempre) provisório, já que sua implementação exige constante aprendizado e reformulação. (ARMANI, 2004, p. 18). De modo geral, projeto é uma palavra oriunda do termo em latim projectum que significa “algo realizado no futuro”. Ou seja, é um plano que tem como proposito melhorar aspectos de uma sociedade, desenvolvendo a cidadania e consciência social dos indivíduos, para a construção de um futuro melhor.
Justificativa
Esse projeto social possui grande importância para atender as necessidades de tal comunidade. Contribuindo para o processo de enriquecimento de uma cultura de responsabilidade e integração social, preocupando-se, não somente com uma formação profissional, mas também humana, uma formação para a vida. Para a formação acadêmica e profissional, a disciplina de Projeto Social abriu novas portas e oportunidades para construção de conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento de habilidades para o mercado, como trabalho em equipe, liderança e como identificar e resolver problemas. O trabalho voluntário é o que dá contexto para nosso currículo e demonstra competências e capacidades profissional em início de carreira. Considerando o aumento do consumo de doces nos últimos anos, principalmente, a partir do surgimento da pandemia de Covid-19 e tendo em vista a situação de crise econômica que o país vem apresentando. Esse trabalho visa apresentar medidas práticas e metodológicas que estimulem pessoas de baixa renda e em situação de desemprego em investir na produção de bolo de pote como fonte de renda. É nesse sentido, que temos como objetivo abordar o seguinte problema: Como o investimento na produção de bolo de pote pode interferir e melhorar as condições de vida dos desempregados na comunidade de Cedro? Segundo o site Terra 2021, uma pesquisa realizada entre os meses de abril e maio de 2020 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entrevistou 44.062 brasileiros. Nessa pesquisa, identificaram que quase metade das mulheres estão consumindo chocolates e doces em dois dias ou mais por semana. O percentual registrado antes da pandemia foi de 41,3% e subiu para 47,1% depois da Covid-19. Os produtos mais consumidos neste período foram: chocolates, biscoitos e bolos. Diante desse cenário, podemos perceber que o setor de confeitaria é uma ótima opção para investimento. Com esse foco, pensamos em trabalhar com o bolo de pote pelo fato de ser um dos produtos mais procurados nesse segmento. “Uma nota que saiu em 31 de outubro de 2019 no Diário do Comércio apontou que os bolos correspondem a 7% dos 5,6 milhões de toneladas de produtos panificados comercializados anualmente. Isso significa que são cerca de 392 mil toneladas de bolos sendo produzidos nas padarias todo ano”. (SITE TERRA, 2021). Com a pandemia do Covid-19, as pessoas tiveram que se reinventar para gerar renda financeira e conseguirem sobreviver, as vendas de doces auxiliaram muitas famílias em um momento de fragilidade. Nesse sentido, esse investimento pode atender as mães de famílias que não podem ou não querem sair de casa. Além disso, é um produto que tem um custo benefício menor para produzir, o que permite a esse público capacidade para construir produtos com baixo investimento e com boa qualidade. Portanto, nossa intenção é fazer com que essas pessoas, em situação de desemprego, tenham a oportunidade de conhecer e trabalhar com esse segmento. As atividades serão realizadas com apresentação do processo de produção do bolo de pote, ensinando como investir tempo e conhecimento para combinar sabores, como decorar, como ter e desenvolver uma embalagem funcional que valorize o produto.
Público Alvo
Maiores de 18 anos da comunidade externa que tenham interesse na ação
Objetivo Geral
Apresentar uma alternativa que possibilite fonte de renda para aqueles que buscam uma renda extra ou uma fonte principal.
Objetivo Específico
- Elaborar estratégias de marketing e gestão visando o mercado de trabalho; - Reproduzir as mais variadas receitas do bolo de pote para a comercialização; - Analisar os preços praticados no mercado e com isso precificar corretamente o bolo no pote.
Metodologia
A atividade bolo no pote como fonte de renda será um mini curso desenvolvido para a comunidade de Cedro, voltado para pessoas que se encontram em situação de desemprego ou que estão em busca de uma complementação de renda, a escolha do bolo de pote deve-se ao motivo de ser um produto de grande saída no mercado, lucro agregado no produto e valor, a atividade terá como pré-requisito a inscrição gratuita que será realizada por um formulário através da plataforma Google Forms, no qual será aberto para inscrições dos dias 24 a 02 de agosto, sendo 20 vagas que serão disponibilizadas para o a comunidade do Cedro e alunos do IFCE Campus Cedro. A ação será realizada no dia 12 de setembro, no IFCE Campus Cedro e terá como carga horária prevista de 8h, no período da manhã e tarde, e se dará de forma expositiva disponibilizando apostilas com as receitas que serão preparadas ou mencionadas. A oficina organizar-se-á em duas etapas, no período da manhã será a apresentação e exposição do projeto, boas normas, produção e finalização. No período da tarde, irá tratar da organização e gestão, que contará com a precificação, estratégias de venda, marketing e redes sociais.