Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Protetores de Animais do IFCE 2022
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Saúde Animal
Data de Início:
15/09/2022
Previsão de Fim:
31/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1700
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
4709
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Pedro Henrique Santos Queiroz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Abilene Albuquerque de Amorim IFCE Integrante Sem vínculo Não 3 15/09/2022 31/12/2022
Francisca Hyonara Martins Dorneles IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 15/09/2022 31/12/2022
Karen Luchese Soares Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 15/09/2022 31/12/2022
Maria Hyenda Alves Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 15/09/2022 31/12/2022
Pedro Henrique Santos Queiroz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/09/2022 31/12/2022
Rafaela da Silva Sarmento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 15/09/2022 31/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Gaarc - Grupo ADOTE animais de rua Crateús Não
Pet Shop e Cia Não
Pet Avenida Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Objetivamos atuar na promoção de um sadio meio ambiente comunitário no bairro Venâncio onde situa-se o IFCE. Para tanto nosso foco consistirá em promover o bem estar animal dos gatos que habitam o campus do IFCE Crateús, com foco no controle populacional, controle de zoonozes e alimentação dos felinos. Nesse sentido, realizaremos ações de educação ambiental no Campus e no seu entorno e encaminhamento a mutirões de castração dos animais de moradores do bairro que se mostrem interessados. Além disso, promoveremos a captura e controle populacional dos animais que se encontrem em situação de abandono na área do Campus e no bairro de entorno e proveremos o encaminhamento para adoção.
Justificativa
Verificou-se a existência de felinos habitando o campus do IFCE Crateús. Tendo ciência da incapacidade do município de acolher estes animais em um local adequado, e buscando atender a instrução normativa 03 de 2019 do Instituto Federal do Ceará, verificou-se a necessidade de reunir-se um grupo de agentes interessados em promover ações de controle populacional e bem estar animal. Este grupo atuará na área do campus e também no bairro onde o mesmo se encontra, tendo em vista que o problema da super população de animais abandonados afeta não apenas a realidade do campus, mas todo o seu entorno. A fundamentação socio-filosófica do projeto se alinha com o programa de atualização da ética utilitarista proposto por Peter Singer em Libertação Animal (1975) de modo a considerar a sensibilidade de animais não humanos como fator moral relevante na estruturação de uma determinada comunidade de valores. Desse modo, além de resposta a um problema prático vivido pela comunidade escolar (a presença de felinos desamparados no campus) , o projeto assume uma importante função educadora de sensibilização para a cultura de paz como meta visada no exercício da razão prática (A Paz Perpétua - Immanuel Kant), sobretudo em seu exercício comunicativo no âmbito do mundo da vida (Teoria da Ação Comunicativa - Jürgen Habermas).
Público Alvo
Moradores do Bairro Venâncio (Crateús-CE), estudantes e servidores simpáticos à causa animal, grupos de proteção animal de Crateús e região, demais interessados no tema. Espera-se que os benefícios diretos sejam sentidos por moradores que se encaixem no perfil cuidadores de animais (pets) e/ou que sejam mais sensíveis a causa animal. Dentre tais benefícios diretos podem ser destacados: serviços de castração, tratamento de saúde e encaminhamento para adoção de animais abandonados no campus. Já os benefícios indiretos devem ser sentidos por toda a comunidade atingida pela sensibilização para as questões de cuidado e defesa dos direitos dos animais.
Objetivo Geral
Atuar na promoção de um sadio meio ambiente comunitário no bairro Venâncio (onde situa-se o IFCE), através de ações de promoção do bem estar animal (alimentação, castração, cuidados de saúde e etc.) dos felinos que habitam este local.
Objetivo Específico
Promover controle populacional dos felinos através de castrações. Promover o controle de zoonozes através de ações profiláticas e de campanhas vinculadas com as ações do centro de zoonozes. Promover a alimentação dos felinos com alimento apropriado a eles, visando a não permanência dos mesmos em ambientes de alimentação humana. Promover palestras, visitas domiciliares e outras ações de educação ambiental acerca do bem estar animal. Organizar, com suporte de outros grupos de protetores de animais da cidade de Crateús, feiras de adoção e mutirões de castração. Realizar o planejamento e execução de um espaço de enriquecimento ambiental para os felinos. Realizar pesquisas associadas à temática.
Metodologia
Reuniões semanais às quintas feiras das 16h às 18h. Planejamento das reuniões e execução de atividades diversas deliberadas em reuniões (2 horas semanais): Cumprimento de cronograma de alimentação dos animais. Execução da identificação e classificação dos animais. Execução de captura e castração das fêmeas adultas. Execução da captura e doações dos filhotes. Realizar o planejamento e execução de um espaço de enriquecimento ambiental para os felinos. Realizar pesquisas associadas à temática. Realizar palestras, visitas domiciliares e outras ações de educação ambiental acerca do bem estar animal, tanto no IFCE quanto no bairro de Entorno. Realizar cadastramento de moradores do bairro que tenham animais e que estejam interessados em encaminhá-los à castração em clinicas veterinárias parceiras que realizam o procedimento a baixo custo. Atuar na defesa dos direitos dos animais na cidade de Crateús, nos espaços públicos de direito e em discussões acerca do tema.