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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Futsal para egressos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
26/09/2022
Previsão de Fim:
26/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para o Programa de Acompanhamento de Egressos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Formas de Avaliação:
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andre Igor Fonteles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Igor Fonteles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/09/2022 26/12/2022
Lais Pires de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 26/09/2022 26/12/2022
Symon Tiago Brandao de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/09/2022 26/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Futsal para egressos propõe reafirmar a extensão como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, contribuindo na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. O foco dos Institutos Federais (IF) é a promoção da justiça social, da equidade, do desenvolvimento sustentável com vistas a inclusão social, bem como a busca de soluções técnicas e geração de novas tecnologias. Nesse sentindo, criar estratégias de pertencimento á instituição são fundamentais. Assim, o projeto de futsal para egressos poderá ser uma ferramenta para aumentar o vínculo dos egressos com a instituição, bem como, potencializar a relação esporte e saúde. Na idade escolar, observa-se abandono na prática esportiva em torno de 27,3% entre os jovens de 15 anos e 45,3% entre 16 e 24 anos. Isso pode ser explicado pelo fim da vida escolar e entrada no mundo do trabalho. Apesar dos índices de abandono entre adolescentes e jovens também serem expressivos, é latente a influencia da escola com relação à prática esportiva, portanto, a manutenção do indivíduo nessa prática passa por entender a escola como espaço de promoção e formação esportiva1. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) tiveram grande repercussão ao mostrar que quase metade da população brasileira é sedentária. De acordo com informações coletadas ao longo de 15 anos, 47% das pessoas em idade adulta no Brasil não cumpre a recomendação padrão da OMS da prática de atividade física. O Brasil está entre os mais sedentários do mundo, e o mais sedentário da América Latina 2. Assim, a elaboração de Políticas Públicas nos campos do esporte e do lazer tem sido levada em consideração nos últimos anos, devido ao grande destaque destas temáticas nos contextos social, econômico e político em todo mundo. Entretanto, inúmeros entraves ainda se fazem presentes, no que tange à definição dos princípios norteadores da formulação dessas Políticas Públicas, tornando-se um desafio da atualidade compreender o modo como estas ações são gerenciadas. Outro ponto crucial é a dificuldade de aproximação do subcampo político com o subcampo acadêmico, o que pode gerar ações ineficientes, com impactos sociais muito relevantes3. Vale destacar que durante a realização de aulas envolvendo atividades esportivas, não devemos nos concentrar exclusivamente nos aspectos motores, mas primordialmente na aprendizagem de uma convivência harmoniosa, ensinando a importância da cooperação e traçando um caminho que leve à autonomia4. Há um discurso praticamente homogêneo direcionando para uma formação que busque a autonomia, para a qual são salientados valores e condutas de comportamentos como participação, socialização, coeducação, respeito, cooperação, emancipação, igualdade e convivência. Não obstante, sentimos falta de uma melhor estruturação referente aos procedimentos pedagógicos para trabalhar estes temas 5. O futsal vem ganhando uma crescente popularidade no mundo sendo praticado por homens e mulheres, meninos e meninas, em ambas as ligas profissionais e amadoras6, sendo considerada uma modalidade promissora na estratégia de saúde pública para aquisição e desenvolvimento saudável 7. Portanto, o projeto pode contribuir de forma significativa no combate a esse cenário negativo de saúde pública e aumentar a relação harmoniosa entre IF e egressos . Nesse sentido, através da relação futsal e saúde o projeto pretende atender adolescentes do gênero masculino e feminino no sentido de torná-los mais saudáveis e criarem um maior sentimento de pertencimento ao campus. Considerado uma versão indoor do futebol, o futsal é um esporte de característica de elevada intensidade, intermitente e com atividades acíclicas8 e apesar da similaridade motora entre o futebol e futsal, a intensidade de uma partida de futsal é mais acentuada levando à diferenças significativas entre as características fisiológicas9. Analisando os efeitos do futebol em adolescentes como meio não farmacológico no combate as doenças crônicas esse cenário também é positivo, pois o futebol recreativo de seis meses representa uma estratégia eficaz para melhorar os fatores de risco cardiovascular e metabólico em crianças com sobrepeso10, melhora do estado psicológico de meninos com excesso de peso11, aderência as atividades que dependem principalmente de motivação extrínseca, como a expectativa de melhorar a saúde e o bem-estar 12 e adaptações cardíacas estruturais e funcionais significativas em crianças pré-adolescentes13. Assim, a implementação do futsal para egressos no campus Itapipoca proporcionará aos alunos e sociedade envolvidos contato com realidades concretas numa relação entre futsal, saúde e instituição. Além disso, é importante destacar que estratégias de implantação de projetos de exercícios físicos no campus e no universo da comunidade/região de Itapipoca são fundamentais para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.
Justificativa
Considerando o elevado nível de abandono dos esportes após a vida acadêmica e consequentemente, um maior distanciamento com á instituição, bem como, o crescimento do sedentarismo entre adolescentes, torna-se necessário estratégias que possam mudar esses cenários. Nesse sentido, desenvolver ações objetivas e concretas que viabilizem um estilo de vida ativo entre os adolescentes, através da prática regular de exercícios físicos, em especial, o futsal, de forma orientada é fundamental e a utilização de estratégias que visam o sentimento de pertencimento ao campus mesmo após concluído o ensino médio é fundamental.
Público Alvo
Participarão do projeto, adolescentes egressos do IF de ambos os gêneros >17 anos de idade. O recrutamento inicial será realizado através do site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, rádio comunitária, redes sociais e contato direto através de e-mail institucional. As inscrições serão realizadas via link, a saber: https://forms.gle/aAftLxLUsgfcqGeh7. As inscrições serão finalizadas quando atingirem o número máximo de participantes em cada gênero (n=20), ou, quando completar uma semana de divulgação do projeto.
Objetivo Geral
Desenvolver o futsal recreativo para alunos egressos dos cursos técnicos do IFCE campus Itapipoca.
Objetivo Específico
- Proporcionar a inserção da comunidade ao projeto de exercício físico orientado. - Promover ações educativas incentivando a adoção de hábitos de vida saudáveis. - Apresentar mecanismos de um melhor relacionamento com a instituição.
Metodologia
As atividades serão realizadas nas segundas feiras das 19 ás 21h. Todas as intervenções serão realizadas na quadra de esportes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)- Campus Itapipoca. A intervenção consistirá de exercícios preparatórios (alongamentos para membros superiores, inferiores, tronco e exercícios calistênicos), jogos reduzidos de futsal (JRF) e desaquecimento (exercícios respiratórios e de relaxamento). As atividades específicas do futsal serão desenvolvidas pelos professores de Educação Física efetivos do campus Itapipoca, bem como, discentes dos cursos técnicos que manifestarem interesse em participar. Os JRF utilizam-se de esforços em alta intensidade junto ao trabalho dos fundamentos técnico e tático da modalidade sendo uma importante estratégia para induzir um estresse fisiológico semelhante ao que ocorre em um jogo oficial, pois a intensidade imposta aos atletas nas partidas simuladas é semelhante aquela encontrada nas partidas oficiais. Destaca-se ainda que os JRF podem apresentar diferentes demandas fisiológicas de acordo com a modificação de componentes como: área do jogo, número de jogadores, regras do jogo, auxílio verbal, dimensões do espaço de jogo, número de jogadores, presença ou não de goleiro. Público Alvo Participarão do projeto, adolescentes egressos do IF de ambos os gêneros >17 anos de idade. O recrutamento inicial será realizado através do site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, rádio comunitária, redes sociais e contato direto através de e-mail institucional. As inscrições serão realizadas via link, a saber: https://forms.gle/aAftLxLUsgfcqGeh7. As inscrições serão finalizadas quando atingirem o número máximo de participantes em cada gênero (n=20), ou, quando completar uma semana de divulgação do projeto. Palestras Serão desenvolvidas palestras e ações educativas sobre as temáticas, a saber: alimentação, benefícios da manutenção da prática de exercício físico e saúde mental. Essa palestras serão ministradas pela equipe multidisciplinar do campus. Instrumentos Medidas antropométricas A classificação da massa corporal será realizada através do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) que resulta da razão entre o peso e o quadrado da altura dos indivíduos participantes. O peso dos indivíduos será medido em uma balança mecânica para pesagem de humanos (Filizola S.A., São Paulo, Brasil). As medidas de circunferência abdominal e de quadril serão obtidas utilizando uma fita métrica flexível comum. Todos os indivíduos terão o peso e a altura medidos com o mínimo de roupas possível e descalços, na forma recomendada. Como medidas antropométricas utilizaremos: peso, altura e medidas de perímetros corporais. Todas as medições serão realizadas pelo mesmo observador. Percepção subjetiva de esforço (PSE) A percepção subjetiva de esforço será avaliada pela escala de PSE que varia de 6 a 20 de Borg. A PSE é definida como habilidade de detectar e interpretar sensações orgânicas durante a realização de exercício físico. O esforço será percebido de acordo com a intensidade subjetiva de cada indivíduo. Escala de sensação/ Valência Afetiva A Escala de Valência Afetiva (VA) é uma escala bipolar de 11 pontos, variando de +5 ou -5, usada para medir o afeto básico (prazer/desprazer) durante o exercício. A escala apresenta as seguintes âncoras verbais: -5 = muito ruim; -3 = ruim; -1 = razoavelmente ruim; 0 = neutro; 1 = razoavelmente bom; 3 = bom; 5 = muito bom. A escala de afeto será administrada ao final de cada intervenção com o futsal. Os participantes serão questoinados para indicar a sua sensação de prazer e desprazer nessas intervenções. Avaliação e Plano de trabalho Pelo Público A importância da avaliação de projetos comunitários é tema do Fórum Nacional de Extensão Universitária, sendo essencial para a manutenção e qualificação dos projetos. As reuniões de avaliação serão realizadas através de reuniões periódicas entre coordenação e comunidade. O projeto Futsal para egressos utilizará como avaliação, além das reuniões e participação, o questionário abaixo. Avaliação do participante em relação ao projeto e coordenação Nome(optativo):______________________________ Data: ___________________ 1- O projeto oportuniza a melhora de sua condição física? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________ 2- Em relação às novas amizades e ao convívio social no projeto, como você definiria? 3- Comente sobre as palestras que são ministradas ao projeto. ______________________________________________________________________4- O projeto atende às suas expectativas? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 5- Em que pontos a participação no projeto contribui para sua saúde como um todo? 6- A coordenação do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 7- Os discentes do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 8- Dê sugestões de atividades que enriqueceriam o projeto ou formas de melhorarmos as existentes. Pela Equipe As reuniões de planejamento e avaliação serão realizadas periodicamente e no fim de cada semestre entre coordenação e membros da equipe envolvidos. O instrumento de avaliação a ser adotado será o questionário abaixo. Avaliação dos membros da equipe em relação ao projeto e coordenação Estagiário(a):_______________________________ Data: _____________________ 1- O projeto oportuniza colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no curso? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 2- Enumere as atividades que desenvolve no projeto e exponha as dificuldades existentes. 3- O contato com o projeto atende às suas expectativas? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 4- Em que pontos a participação no projeto contribui para sua formação acadêmica? 5- A coordenação do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 6- Dê sugestões para enriquecer o projeto ou melhorar suas ações. Planejamento Atividade: Avaliações dos participantes do projeto Futsal para egressos- primeiro momento Início: Agosto/2022 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ______________________________________________________________________ Atividade: Avaliações dos participantes do projeto Futsal para egressos- segundo momento Início: Outubro/2022 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ______________________________________________________________________ Atividade: Elaboração do relatório final Início: Dezembro/2022 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ______________________________________________________________________ Atividade: Palestras para os egressos sobre as propostas do projeto (Ações educativas) Início: Agosto/2022 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Miliany Michelly Barreto de Souza Luzinete Larisse Morais Oliveira ______________________________________________________________________ Atividade: Palestras para os egressos sobre as propostas do projeto (Ações educativas) Início: Agosto/2022 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Miliany Michelly Barreto de Souza Luzinete Larisse Morais Oliveira ______________________________________________________________________ Atividade: Planejamento, formação de equipe e capacitação de alunos envolvidos no projeto. Início: Agosto/2022 Duração: 2 semanas Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ___________________________________________________________________ Atividade: Recrutamento dos egressos. Início: Agosto/2022 Duração: 1 semana. Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ______________________________________________________________________ Atividade: Intervenção do projeto. Início: Agosto/2022 Duração: 5 meses Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza e Discentes interessados ______________________________________________________________________