Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Valorização da Língua Brasileira de Sinais- Libras
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
23/09/2022
Previsão de Fim:
23/09/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Caucaia
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Palestra
Nome do Responsável:
Maria Izalete Inacio Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Felipe Teles Sampaio IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 31/08/2022 23/09/2022
Maria Izalete Inacio Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 31/08/2022 23/09/2022
Sibele Maria Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 31/08/2022 23/09/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE- Campus Paracuru Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Mês de setembro congrega muitas datas alusivas à comunidade surda, como o dia 26 de setembro, Dia nacional do surdo, que tem como referência a fundação da a primeira escola de surdos no Brasil (atualmente INES), em 1857 , no Rio de Janeiro. Também o 30 de Setembro, Dia Internacional do Surdo e Dia internacional do profissional tradutor e intérprete da língua de sinais. Por essa razão a comunidade surda brasileira, neste mês, por meio das muitas instituições “de” e “para” surdos, organizam eventos e mobilizações que lembram suas lutas e conquistas. Assim, por ser essa comunidade difusa e compostas por surdos e ouvintes de diversos segmentos sociais e profissionais, abrange, em especial, as instituições educacionais. Por essa razão o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia também se une a essas manifestações. Isso decorre da compreensão de que, uma vez que a Libras se tornou componente curricular nos cursos de licenciatura, incorpora ao seu corpo docente uma parte dessa comunidade surda local. Pela razão apresentada a pouco, no dia 23 de setembro de 2022, os campi do IFCE de Caucaia e Paracuru promoverá um evento que traz a valorização da língua de sinais como fato importante na promoção da educação de crianças e jovens surdos. Esse evento consiste na composição da mesa para apresentação e discursão sobre a atuação de professores surdos nos diversos níveis de ensino. Tal evento tem como organizadores a Professora Ma. Sibele Maria Souza (Siape: 2408676, Campus Paracuru) o tradutor intérpretes da Libras- Tils, Felipe Teles Sampaio, (Siape 1742280, Campus Caucaia) e eu Professora Ma. Izalete Vieira (Siape 2076807, Campus Caucaia). Como dito anteriormente no dia 23 de setembro de 2022, no auditório do campus Caucaia iniciando as 8h30. Esse pretende alcançar a comunidade interna e externa ao IFCE, em número que corresponda a capacidade do auditório.
Justificativa
A comemoração das conquistas da comunidade surda, bem como a permanente luta pela manutenção e ampliação dos direitos desse segmento da pessoa com deficiência foi legitimado por meio de vários dispositivos legais como: Lei no 10.436/02, Decreto 5.626/05, Lei13.146/15, dentre outras. Assim as comemorações efetuadas no mês de setembro, chamado pela comunidade surda de “setembro azul”, alude a todas essas conquistas e marca a necessidade de reafirmá-las como direito que deve ser garantido e mantido. Assim o IFCE ao juntar-se a comunidade surda por meio da promoção de eventos que enfatizam o uso da língua de sinais em sua educação e na educação de ouvintes que a recebem como componente curricular. Por essa razão, tal evento além de contribuir com divulgação dessa língua e dos direitos da pessoa surda, também contextualiza o aprendizado dos discentes, dos dois Campi envolvidos em sua organização e promoção desse evento, que a recebe enquanto componente curricular.
Público Alvo
Profissionais da Educação, alunos de escolas públicas e privadas, familiares de pessoas surdas, comunidade surda e interessados no tema, de modo geral.
Objetivo Geral
Imprimir, na comunidade interna e externa ao IFCE Campus Caucaia e Paracuru, de maneira simbólica, as luta e conquistas da comunidade surda pelos seus direitos linguísticos.
Objetivo Específico
Divulgar os trabalhos realizados por docentes surdos, interno e externo ao IFCE; Difundir a língua brasileira de sinais no âmbito do IFCE; Proporcionar aos discentes do IFCE, contato direto com a língua de sinais;
Metodologia
Organização: Previsão para organização do evento compreende 10 de agosto até 23 de setembro de 2022 ; -Planejamento do evento: Reuniões para escolha do tema, dos convidados e formato do evento que foi caracterizado como “mesa redonda”. Será realizado totalmente em Libras, contando com a tradução para a língua portuguesa. Será Mediada pela professora Sibele Maria e traduzido pela Professora Izalete Vieira e o TAE Felipe Teles. Foram convidados professores surdos do IFCE Campus de Camocim e Maranguape. Também o Professor surdo de Educação Física da Rede Pública Municipal da Caucaia. Esses farão relato de sua experiência docente, estratégias e recursos utilizados para o ensino em sala de aula. Após o dito relato será aberto um debate, em que os participantes do evento poderão fazer perguntas direcionadas para os componentes da mesa. O evento iniciará as 9h e foi programado para finalizar as 11h do dia 23 de setembro de 2022. Na ocasião os participantes assinarão uma lista, para que possamos avaliar o evento a partir da frequência e participação dos presentes.