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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Estágio Supervisionado de Geografia do IFCE: Construindo pontes, desbravando fronteiras do conhecimento em Crateús
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
29/09/2022
Previsão de Fim:
30/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
65
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
85
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Antonio Avelar Macedo Neri
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alisson Medeiros de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Ana Aline Vieira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Ana Carla Gomes Braga IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Ana Karoline Fernandes do Rego IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Ana Mirta Alves Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/09/2022 30/12/2022
Antonio Avelar Macedo Neri IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Beatriz Moura Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Carlos Henrique Brito Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Celso Cavalcante Barbosa Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Daniel Chaves Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Elica Maria Rodrigues Mendes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Erica Moreira Mota IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Francisco Douglas Claudino Belisário IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Guilherme Mourao Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Izabelly Alves dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Jaine Gomes Evaristo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Jose Victor Leite da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Leandro Estevão da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Leonardo Rosa de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Levi Pereira Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Luana Dias de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Lucas Moreira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Luiza Lima Macedo Prefeitura Municipal de Crateús/ Escola Antonio Anizio da Frota/ CAIC Integrante Sem vínculo Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Marcelo Pontes Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Maria Alessandra Fernandes de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Maria da Conceição Mendes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Maria do Socorro Soares Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Maria Izadora Vitor da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Maria Sabina Rodrigues Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Maria Vanessa Araújo Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Maria Vitória Vieira de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Paulo Cesar Lira Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Sâmira Rodrigues Peres IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Thais Menezes Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Thalia Lopes de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Vanessa Maria Melo Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/09/2022 30/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto de extensão “Estágio Supervisionado de Geografia do IFCE: Construindo pontes, desbravando fronteiras do conhecimento em Crateús”, nasce das atividades realizadas no componente curricular e nas observações realizadas nas escolas/ campo(acolhedoras) e do diálogo com os professores de estágio. Percebido algumas lacunas no processo de ensino e aprendizagem, no estreitamento das relações entre IES e educação básica, tanto na formação inicial dos estudantes da licenciatura de Geografia, como no fortalecimento dos conteúdos basilares para os estudantes da educação básica. Planejamos e iniciaremos uma prática de intervenção a partir do projeto de intervenção: Estágio Supervisionado de Geografia do IFCE: Construindo pontes, desbravando fronteiras do conhecimento. Tendo como coordenadores três(3) professores das licenciaturas, trinta (30) estudantes do curso de geografia e vinte e sete (27) estudantes da educação básica.
Justificativa
Este projeto se propõe a desenvolver a interseção entre o tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão, aproximando a IES das escolas de educação básica, oportunizando o exercício da prática interventiva dos conhecimentos basilares na formação de professores e dos estudantes da educação básica, enquanto conhecimento das categorias de análise da geografia e da necessidade de desenvolver nos futuros professores de geografia e estudantes da educação básica o conhecimento imprescindível sobre a geografia dos Sertões dos Crateús( uma das micro regiões do estado do Ceará), na qual Crateús está inserido. Partindo do princípio que conhecer a realidade é significar a aprendizagem, torna-se fundamental conhecer a comunidade que estamos inseridos, afim, de contextualiza-la com outros territórios e principalmente desenvolver o sentimento de pertencimento e conservação do patrimônio cultural e ambiental da região.
Público Alvo
Alunos das licenciaturas, professora da educação básica e estudantes da educação básica
Objetivo Geral
Integrar ensino, pesquisa e extensão com os estudantes da IES e educação básica, tendo como enredo: Estágio Supervisionado de Geografia do IFCE: Construindo pontes, desbravando fronteiras do conhecimento em Crateús
Objetivo Específico
Estabelecer a interseção do tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão, a partir da realização de estudos e aplicação de práticas de ensino de geografia; Planejar e desenvolver ações de estratégias de ensino de geografia, com ênfase em Crateús; Manter diálogos e intervenções a partir do componente curricular de estágio e as escolas de educação básica.
Metodologia
Durante a realização do componente curricular de estágio supervisionado, percebeu-se algumas lacunas no processo formativo, tanto dos estudantes de licenciatura como dos estudantes da educação básica. Para suprir ou no mínimo minimizar as lacunas construímos um projeto de intervenção que tem como temática: Estágio Supervisionado de Geografia do IFCE: Construindo pontes, desbravando fronteiras do conhecimento em Crateús. A partir da proposta interventiva, vamos construindo etapas coletivas de planejamento e avaliação das ações, no decorrer de aproximadamente três meses. Neste interim, apresentamos os três eixos básicos da intervenção, que estão explicitados na carga horária semanal do plano de trabalho em anexo: Eixo (1): Planejamento coletivo do projeto de intervenção a partir da escuta e relato dos estagiários, Eixo(2): construção dos procedimentos metodológicos das ações de intervenção, Eixo (3):avaliação e redimensionamento das ações. Portanto, a avaliação é processual (a cada etapa) com a participação dos envolvidos: I- com os professores da IES e os estagiários, II- com os ministrantes do projeto de intervenção e os cursistas (considerar o nível de participação e satisfação dos envolvidos), III- avaliação dos envolvidos e o processo, a partir da escuta, levantamento dos pontos fortes e fracos, para redimensionamento para outros projetos. Portanto, percebe-se que é contínua.