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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Feminismo e educação: a educação feminista como um novo marco civilizatório
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Direitos Individuais e Coletivos
Data de Início:
11/10/2022
Previsão de Fim:
11/10/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Senador Pompeu
Quixeramobim
Quixadá
Ibaretama
Banabuiú
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Camila Freire Sampaio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aline da Silva Pereira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 11/10/2022 11/10/2022
Camila Freire Sampaio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 11/10/2022 11/10/2022
Marisangela dos Santos Ferreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 11/10/2022 11/10/2022
Natalia Queiroz de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/10/2022 11/10/2022
Rita de Kassia Texeira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 11/10/2022 11/10/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta proposta de minicurso, vinculada ao Coletivo Feminista As Sertanistas, envolve servidoras técnicas-administrativas, docentes e estudantes em sua equipe de execução, tendo como mediadora do minicurso uma servidora técnico-admnistrativa. A proposta apresenta-se como controbuição no âmbito das discussões de tecnologia social, considerando que reflete sobre a necessidade de uma sociedade mais justa e igualitária. Nem sempre a luta de mulheres foi chamada de feminismo. Antes de a literatura feminista surgir, mulheres, nas mais variadas expressões do gênero e realidades experenciadas, já articulavam, organizadas ou não, estratégias para desafiar o patriarcado. A sistematização do pensamento feminista iniciou na academia e esse movimento foi fortalecedor para o crescimento e a popularização do pensamento feminista. Todavia, alguns grupos de mulheres foram “apagadas” desse processo, soterradas pelo epistemicídio, ignoradas pelo racismo e/ou pelas diferenças de classe. Desta forma, destaca-se o compromisso da educação feminista enquanto um novo marco civilizatório para todos, todas e todes.
Justificativa
Diante das cotidianas expressões de machismo estrutural impostas pela sociedade patriarcal, torna-se urgente oportunizar aos estudantes e/ou membros do coletivo feminista As Sertanistas, uma introdução à educação feminista, bem como a reflexão da educação feminista como um novo marco civilizatório para esperançar a construção coletiva de um projeto de superação da ordem social que historicamente exclui e subalterniza o gênero não dominante e também sugestionar alternativas para uma educação crítica e revolucionária.
Público Alvo
Mulheres da região interessadas na temática
Objetivo Geral
• Refletir criticamente sobre a relação feminismo e educação como novo marco civilizatório;
Objetivo Específico
• Fomentar o debate conceitual sobre “mulher” enquanto categoria única e as consequências da negação das diversas possibilidades de existência. • Discutir as causas do “apagamento” e a “invisibilidade” das mulheres na teorização do feminismo, principalmente das mulheres negras. • Reconhecer que a estreiteza entre feminismo e educação ganhou no meio acadêmico espaço, legitimidade e fortalecimento. • Refletir sobre a educação feminista para uma consciência crítica a partir das ideias do livro Feminismo é para todo mundo, políticas arrebatadoras de bell hooks.
Metodologia
Os passos metodológicos podem ser divididos em três fases: antes, durante e após o minicurso. A primeira a etapa foi a de elaboração da proposta do minicurso pelo grupo do Coletivo Feminista As Sertanistas, que está ofertando o minicurso. Após a produção do texto, o passo seguinte é o da submissão da proposta na plataforma Sigproext do IFCE. Após aprovação da proposta vem a etapa de divulgação pelas redes sociais do campus e do Coletivo, informativo interno do campus de Quixadá e-mail dos estudantes. Em seguida, a partir do dia 03 de novembro iniciarão as inscrições, que se darão por meio de link do Google Formulário. O percurso a ser utilizado no desenvolvimento do minicurso consistirá em apresentar o debate conceitual sobre feminismo, feminismo e educação, epistemicídio e racismo. Será retomado o percurso histórico do movimento feminista e relacioná-lo à educação, considerando a educação como uma prática direcionada à autonomia do indivíduo, visto que é imprescindível o reconhecimento do sujeito feminino, em todas as suas possibilidades de existência, como partícipe dessa prática, bem como o seu lugar na construção do conhecimento e na transformação social. Programa de atividades Discussão conceitual Reflexão Promoção de escuta, partilha e esclarecimento acerca do feminismo e educação Encaminhar reflexões e posturas que dialoguem de forma mais efetiva com a diversidade que existe em nosso meio. Recursos necessários: Projetor de slides A última fase metodológica será a de produção e emissão dos certificados às partipantes do minicurso. Por fim, o Coletivo Feminista As Sertanistas fará uma avaliação interna acerca dos resultados da ação ofertada.