Exibir Ação

Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ginga IFCE: integração dos saberes afro-brasileiros a partir das rodas de Capoeira
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
03/10/2022
Previsão de Fim:
03/10/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Iara Saraiva Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Camila Maria Souza dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/10/2022 03/10/2026
Helen Monteiro Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 03/10/2022 03/10/2026
Iara Saraiva Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/10/2022 03/10/2026
Ileane Oliveira Barros IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/10/2022 03/10/2026
Joao Gleidson dos Santos Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 03/10/2022 03/10/2026
Leane de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 03/10/2022 03/10/2026
Patricia Cavalcante Dias IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 03/10/2022 03/10/2026
Selma Romana Costa de Albuquerque IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 03/10/2022 03/10/2026
Taina Gois dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 03/10/2022 03/10/2026
Valdineia Soares Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/10/2022 03/10/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Fundação Arte Brasil Capoeira - FABRAC Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A lei federal 11.645/2008 inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, indicando a necessidade de que os conteúdos curriculares versem sobre o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil (BRASIL, 2008). Proibida até a década de 1930, a Capoeira se configurou historicamente como um dos instrumentos de luta da população negra contra o sistema escravagista e o racismo. Como expressão cultural, a capoeira compreende elementos associados à arte-marcial, dança e música. No ano de 2014, a Capoeira foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. O projeto Ginga IFCE: integração dos saberes afro-brasileiros a partir das rodas de Capoeira tem a finalidade de socializar conhecimentos sobre a diáspora africana e a formação do povo brasileiro articuladas à trajetória de grandes mestres capoeiristas e da prática de Capoeira. Em parceira com a Fundação Arte Brasil Capoeira (FABRAC/Paracuru), a supervisão do Contra-Mestre Tião e dos graduados Allan e Camaleão, realizaremos oficinas de capoeira e rodas de conversa semanais com conteúdos sobre a filosofia, história, arte, geografia e corporeidade afro-brasileira na capoeira.
Justificativa
A capoeira é uma manifestação cultural iniciada na diáspora africana em solo brasileiro, a partir de elementos trazidos pelos povos escravizados. Durante as aulas, práticas e rodas de capoeira, são repassados saberes tradicionais e históricos pertinentes á resistência da população negra diante de um dos pilares estruturantes da sociedade brasileira: o racismo. Para além da associação ao genocídio e luta contra o etnocídio característicos da colonização, a capoeira é dotada de uma série de saberes que se articulam às diversas áreas curriculares, como História, Geografia, Artes, Educação Física, Língua Portuguesa, Antropologia, Ensino de Ciências entre outras dimensões. A difusão da capoeira nos espaços educativos é uma dinâmica impulsionadora da aplicação da lei 11645/08. Nesse sentido, a realização de atividades capoeiristas nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, mediadas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI- IFCE Campus Paracuru), buscam a valorização e representatividade da identidade da população negra na instituição, bem como, se configura como uma prática integradora entre o IFCE e a comunidade, a partir de uma perspectiva antirracista.
Público Alvo
-Comunidades situadas nas proximidades do IFCE Campus Paracuru (Novo Paracuru/Boi Morto); alunos, graduados, contra-mestres e mestres da Fundação Arte Brasil Capoeira (FABRAC).
Objetivo Geral
Promover oficinas de capoeira e rodas de conversa semanais com conteúdos sobre a filosofia, história, arte, geografia e corporeidade afro-brasileira na capoeira.
Objetivo Específico
-Difundir a identidade e contribuições históricas da população negra para a formação da cultura e educação brasileira; -Estabelecer práticas integradoras entre o IFCE e a comunidade, a partir de uma perspectiva antirracista; -Contribuir para a difusão da capoeira como prática educativa interdisciplinar fundamental para a difusão da lei 11645;
Metodologia
O projeto Ginga IFCE: integração dos saberes afro-brasileiros a partir das rodas de Capoeira promoverá ações semanais, durante os dias de quarta feira, nas dependências do IFCE Campus Paracuru (hall em frente ao auditório, com posterior transferência das atividades para a quadra do IFCE Campus Paracuru). As atividades serão divulgadas para comunidade externa e interna através de redes sociais, rádios locais e associações de bairro. As inscrições serão realizadas durante a participação nas atividades, atingindo o limite de 60 participantes. As ações ocorrerão com base na seguinte dinâmica: rodas de conversas com temas articulados à diáspora africana, história da capoeira, conhecimentos interdisciplinares e oficinas práticas de capoeira. As oficinas práticas serão ministradas e supervisionadas pela Fundação Arte Brasil Capoeira (FABRAC/PARACURU), através do Contra-mestre Tião e pelos graduados Camaleão e Allan (estes últimos, discentes do IFCE Campus Paracuru).