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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
II Tertúçia Dialógica - A Pesquisa Científica na Formação Inicial de Professores
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
21/11/2022
Previsão de Fim:
25/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Nome do Responsável:
Marlene de Alencar Dutra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cicero Antonio Maia Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 10/10/2022 14/10/2022
Eugenio Eduardo Pimentel Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 10/10/2022 14/10/2022
Joelma Nogueira dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 10/10/2022 14/10/2022
Larisse Braga Gomes Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 21/11/2022 25/11/2022
Marlene de Alencar Dutra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 10/10/2022 14/10/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os Desafios da Formação Docente em seu processo inicial requer compromisso técnico, político e social. A pesquisa científica necessita de um rigor científico que possibilite a ampliação da vida profissional e acadêmica. Esta II Tertúlia Dialógica se propõe a uma aventura pensante diante destes desafios trazendo um diálogo com Professores pesquisadores que atuam na área da formação docente.
Justificativa
Os cursos de Licenciatura do campus Caucaia, tanto na área da Matemática quanto na área da Química estão formando suas primeiras turmas e com necessidades específicas para o aprofundamento no estudo e fundamentação teórico-metodológico para o desenvolvimento da racionalidade científica que possibilite a produção e continuação da formação docente com enfoque científico
Público Alvo
Professores do Ensino Básico da rede pública e privada interessados na Pesquisa Educacional
Objetivo Geral
Promover a ampliação do Referencial Teórico-metodológico para a Pesquisa Científica na área da Educação
Objetivo Específico
Auxiliar na elaboração do Projeto de Pesquisa Instrumentalizar para os procedimentos de inserção dos Projetos no Comitê de Ética do IFCE
Metodologia
O Planejamento será realizado considerando a pauta formativa desenvolvida com os estudantes do componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso I da Licenciatura em Química. As temáticas de discussão para os quatro encontros previstos são: • A Pesquisa e a Importância da Normalização de Trabalhos Acadêmicos, A Pesquisa e o Ensino de Ciências: Do Conhecimento Cotidiano ao Conhecimento Científico, A Pesquisa Científica e a Difusão do conhecimento, A Ética na Pesquisa Científica e o CEP/IFCE. Serão realizadas circulos de debates com diferentes professores pesquisadores para a troca/partilha de experiências e conhecimentos quanto a Pesquisa na área da Educação. Estas palestras serão mediadas pela professora responsável pelo componente curricular TCC - Trabalho de Conclusão de Curso. Os encontros serão presenciais com possibilidades de ações hibridas. O processo de divulgação será feito através das redes sociais e listas de email, incluindo a inscrição gratuita que se dará através de formulário próprio para o evento. O critério essencial para participação é ter interesse nas temáticas de discussão apresentando justifiativa não sendo necessário processo de seleção. Assim,as listas de presença irão compor documentação comprobotária para certificação.