Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
III Encontro do Ensino de Física - III ENFIS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
03/11/2022
Previsão de Fim:
05/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
150
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
38
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Ubajara
Tianguá
Sobral
São Benedito
Ibiapina
Guaraciaba do Norte
Frecheirinha
Carnaubal
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Encontro
Exposição
Mesa Redonda
Minicurso
Oficina
Palestra
Nome do Responsável:
Hamilton Victor da Silva Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Afonso Araujo de Mesquita Junior IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Alan Triper Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/10/2022 05/11/2022
Alice Medeiros do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Ana Carolina Portela Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Ana Paula Sousa Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Anastácio Gomes Ximenes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Andréa Freires da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/10/2022 05/11/2022
Andreina do Nascimento Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Angelica Alves de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Anna Karolina Alves do Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/09/2022 05/11/2022
Antonia Jandara da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Antonia Vanuza Silva do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Antonio Alisson Nascimento Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Berenice Fontinele de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Carlos Alex Souza da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/09/2022 05/11/2022
Carlos André Fernandes Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/10/2022 05/11/2022
Carlos de Araújo Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/10/2022 05/11/2022
Carlos Walkyson Assuncao Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/09/2022 05/11/2022
Cinara Alves Sousa Campos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/10/2022 05/11/2022
Clarice Lima do Carmo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Daniel da Silva Lira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/10/2022 05/11/2022
Diana Elizabette Lima do Amaral IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/09/2022 05/11/2022
Diego Vieira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Dyennat Lima Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Felipe Moreira Barboza IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/09/2022 05/11/2022
Franciele Rodrigues da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Francisca Darlane de Vasconcelos Fontenele IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Francisco Braiam da Silva Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Francisco Dened Lima Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Francisco Florencio Batista Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/09/2022 05/11/2022
Francisco Janio Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 03/11/2022 05/11/2022
Francisco Jardel Oliveira Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Francisco Karol de Lima Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Francisco Leonardo Araujo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/10/2022 05/11/2022
Francisco Mateus de Arruda Felix IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Francisco Maurilio da Silva Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Francisco Wanderson Coelho da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 03/11/2022 05/11/2022
Hamilton Victor da Silva Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Jailson Gomes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Jessen Violene de Macedo Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/10/2022 05/11/2022
JOÃO RIBEIRO DA COSTA SECUC Integrante Sem vínculo Não 8 03/11/2022 05/11/2022
Jose Alves de Oliveira Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/10/2022 05/11/2022
Josy Lucia Goncalves IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/09/2022 05/11/2022
Kézia Feitosa Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 05/11/2022 05/11/2022
Larissa Barbosa Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Letícia Rodrigues de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Luan de Abreu Alcantara IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Lucas Freitas Campos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/09/2022 05/11/2022
Luciana dos Reis de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
MAKARIUS OLIVEIRA TAHIM UECE Integrante Sem vínculo Não 8 03/11/2022 05/11/2022
Marcelo Rodrigues Matos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Marcia Pierre de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Maria de Fatima da Silva dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Mirlane Vieira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/10/2022 05/11/2022
OSEIAS DE SOUSA MOURÃO SECUC Integrante Sem vínculo Não 8 03/11/2022 05/11/2022
PAULO VICTOR LOUREIRO SECUC Integrante Sem vínculo Não 8 03/11/2022 05/11/2022
Renato da Silva Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 21/10/2022 05/11/2022
Rian Fernandes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Roberto da Silva Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/09/2022 05/11/2022
Sandra Oliveira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Sansara Araújo Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 22/10/2022 05/11/2022
Silvia Marina Franco IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Vinicius Sales de Lima Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Welkcson de Castro Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/09/2022 05/11/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Comissão Organizadora do III Encontro do Ensino de Física (III ENFIS) comunica que o evento ocorrerá em Tianguá – Ceará, entre 03 e 05 de novembro de 2022, no Instituto Federal do Ceará - Campus Tianguá. O encontro terá como temática “Da educação inclusiva ao ensino de astronomia, desafios e inovações no ensino da Física”. Em sua terceira edição, o ENFIS tem o objetivo de se constituir em espaço privilegiado para a discussão entre professores e alunos dos cursos de licenciatura, promovendo reflexões e ações de cunho político-científico-educacional e propiciando a formação de pesquisadores em ensino de Física. Diante disso, o atual contexto de crise social, política e econômica no Brasil e as reformas educacionais em curso colocam à comunidade de educadores voltados ao ensino de Física muitos desafios e questões dos quais nos propomos debater. Dentre eles destacam-se: Como pensar o ensino de Física para uma educação contemporânea? Assim, o encontro contará com diferentes espaços para diálogos, discussões e debates como: sessões de pôsteres, palestras, minicursos e observação astronômica. Além disso, este encontro pretende criar um espaço de socialização entre professores da educação básica e a comunidade acadêmica, bem como possibilitar propostas de contextualização destas no ensino da disciplina. Pretende-se articular ciência, ensino e práticas docente, resinificando o saber dentro do universo cientifico e cultural possibilitado pela Física contemporânea.
Justificativa
O atual contexto social e cultural exige novas práticas pedagógicas. O educador atual precisa se manter em constante desenvolvimento de novos conhecimentos, atitudes e habilidades, condizentes com o avanço das ciências e das teorias de ensino.
Público Alvo
Professores da educação básica e estudantes de licenciatura em Física da região da Ibiapaba.
Objetivo Geral
O Encontro do Ensino de Física pretende promover a discussão sobre as mudanças nas práticas pedagógicas, articulando ciência, ensino e práticas docente, e ressignificando o saber dentro do universo cientifico e cultural possibilitado pela Física contemporânea.
Objetivo Específico
Incentivar o encontro de diversos atores que produzem conhecimentos na área de física tanto na educação básica como superior, proporcionando troca de experiências.
Metodologia
DIVULGAÇÃO A divulgação será feita pela comissão de divulgação do evento, sendo enviado e-mails para as coordenações de cursos dos de licenciatura do IFCE e para o órgão de gestão da Rede Estadual de educação. Foi criado uma conta na rede social Instagram como link informado abaixo: https://instagram.com/iiienfis2022?igshid=YmMyMTA2M2Y= Em todos os meios empregados será divulgado a plataforma de inscrição e gerenciamento do evento que possui o link abaixo: https://lets.4.events/iii-encontro-de-ensino-de-fisica-iii-enfis-2022-C20741E1# Nesta plataforma serão emitidos, conforme modelo adotado pelo IFCE, os certificados para as atividades além de conter todas as regras e informações do evento. INSCRIÇÕES As inscrições serão realizadas pelo link da plataforma, online, 4.events.. O participante, após confirmação de seu dados, escolherá as atividade dentro da programação. Recursos adquiridos, no ato da inscrição, os quais serão convertidos integralmente para custeio do coffebreack, foram planejados para o melhor funcionamento do evento. Em virtude de no Campus não existir recursos para lanches, e também, devido ao redor do campus não possuir comércios neste ramo de alimento, o evento contará com apoio do Campus de Ubajara, por intermédio de uma ação integrante da disciplina de "Planejamento e Organização de Eventos Gastronômicos" do curso de Tecnologia em Gastronomia, que organizará a parte de elaboração do coffe break. Tendo em vista a cobrança da taxa de inscrição para eventos institucionais, em que não se tem amparo legal junto às normativas internas e Política de Extensão do IFCE e atendendo a Coordenação de Pesquisa e Extensão, do campus Tianguá, a partir de uma orientação da Proext, com formalização via SEI 23491.003606/2022-31, que após análise das instâncias do IFCE e com recomendação da Proext, no Ofício nº 343/2022/PROEXT/REITORIA-IFCE, os recursos oriundos da inscrição que seriam utilizados exclusivamente para o coffe break, serão devolvidos, mediante recibo, aos participantes, aos quais serão enviados no relatório final deste projeto de evento. PROGRAMAÇÃO - INCRIÇÕES: 01 a 12 de outubro de 2022 - Submissão de trabalhos: 01 a 08 de outubro de 2022 - Evento: 03 a 05 de Novembro Dia 03/11 8:00 a 9:30 CREDENCIAMENTO E ABERTURA 10:00 a 11:30 PALESTRA: ENSINO DE FÍSICA EM UM METAVERSO DE POSSIBILIDADES. Ch: 2h PAULO VICTOR LOUREIRO O Metaverso é a mais nova construção contemporânea da tecnologia e tende a mudar todas a nossas formas de produção, inclusive, a produção de saberes. Por isso a importância de sabermos quais possibilidades essa tecnologia nos anuncia para o ensino de física em suas especificidades. Qual o seu conceito, formas de acesso e como construir ambientes virtuais de aprendizagem compartilhados para o ensino de física são alguns dos temas que iremos discutir. 18:00 a 21:40 Minicurso: O ENSINO DE FÍSICA PELO VIÉS DA BNCC. Ch: 4h ROBERTO DA SILVA JUNIOR A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino no Brasil, assim como as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Básica. A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Assim, este minicurso busca proporcionar aos participantes a oportunidade de discutir e aprender o Ensino de Física no Ensino Médio sob o viés da BNCC. 18:00 a 21:40 Minicurso: Utilização de plataformas digitais interativas associadas com circuitos elétricos construídos em protoboard. Ch: 4h JOÃO RIBEIRO DA COSTA Essa atividade consiste em apresentar algumas plataformas digitais interativas existentes para a abordagem de alguns conteúdos no campo da eletricidade como por exemplo circuitos elétricos, bem como fazer uma conexão teoria e prática utilizando material concreto ( protoboard e componentes elétricos como por exemplo interruptores, lâmpadas , led, resistores, capacitores,etc ) para a montagem/ construção de alguns circuitos elétricos. 18:00 a 21:40 Minicurso: Robótica educacional para professores de Ciências. Ch: 4h OSEIAS DE SOUSA MOURÃO Este minicurso proporciona uma imersão no mundo da robótica educacional a fim de compreender eletrônica, mecânica, programação e conceitos científicos. Será ministrado em 3 módulos: Módulo 01: Introdução à programação, eletrônica e ao Arduino no tinkercad; Módulo 02: Prática com o kit Arduino Start. Módulo 03: Inclusão da robótica como uma unidade curricular eletiva. Dia 04/11 8:00 a 11:30 Oficina: CRIANDO METAVERSOS PARA O ENSINO DE FÍSICA. Ch: 4h PAULO VICTOR LOUREIRO Um dos conceitos mais simples sobre o metaverso diz que ele é um ambiente virtual compartilhado semelhante a muitos daqueles em jogos digitais. Porém, um dos diferenciais de um metaverso está na imersão ou no quanto ele pode te oportunizar vivenciar maiores experiências sensoriais. Se conseguirmos juntar estes conceitos aos nossos atuais sobre o processo de ensino e aprendizagem podemos construir verdadeiros espaços virtuais de aprendizagem compartilhada para qualquer ensino, inclusive, o ensino de física. Quais plataformas de desenvolvimento, linguagens de programação e o que estudar para se tornar um arquiteto de metaversos serão as perguntas que iremos responder enquanto construimos nosso primeiro metaverso para o ensino de física. 8:00 a 11:30 Minicurso: Oscilar ou não oscilar: eis a questão! Ch: 4h MAKARIUS TAHIM Neste minicurso discutiremos a respeito de uma das ideias mais bonitas em Física: o mecanismo de geração de massa para partículas. No caminho aprenderemos sobre a partícula de Higgs e como simular seu papel por meio de um sistema que todos conhecemos: o oscilador harmônico. A ideia é solidificar, usado simples matemática, o efeito de quebra de simetrias. 8:00 a 11:30 OFICINA Oficina - Foguetemodelismo: da construção ao lançamento de foguetes. Ch: 4h FRANCISCO WANDERSON COELHO Esta oficina vem expor o foguetemodelismo, desde sua construção até seu lançamento, partindo dos componentes básicos e sobre o uso do Openrocket em sua montagem e modelagem. Será ministrado da seguinte maneira: a) Exposição da linha do tempo sobre os foguetes; b) Uso do Openrocket; c) Montagem dos foguetes; d) Lançamento dos foguetes. 18:00 a 19:40 PALESTRA ASTRONOMIA Palestra: Visão geral sobre formação e evolução estelar. Ch: 2h FRANCISCO JÂNIO CAVALCANTE As estrelas estão por toda parte no céu e estão espalhas por algo ao redor de 88 constelações. Elas são corpos compostos de gás, cujas fontes de energia consiste na fusão nuclear. A princípio a fusão do Hidrogênio em Hélio, posteriormente em elementos mais pesados. Atualmente o cenário da pesquisa estelar é muito rico, principalmente devido a observações precisas de telescópios, como o James Webb. Ao analisar a luz de milhões de estrelas distantes, astrofísicos aprenderam muito sobre as propriedades estelares. Hoje é possível medir suas massas, raios, luminosidades, rotações, bem como suas idades e seus destinos. A partir da análise de seus espectros descobriu-se, ainda, a composição química desses astros. Entre todas as estrelas, o Sol tem uma importância maior para o nosso planeta. Consiste em fonte de energia e fornece a radiação necessária para a existência do equilíbrio e da vida na Terra, ou seja, o Sol é de vital importância para a humanidade. Sem o Sol, não há condições para a existência de vida no planeta Terra. Neste cenário, a minha apresentação tem o intuito de expor uma visão geral a respeito da formação e evolução estelar, bem como destacar características e parâmetros importantes do Sol. Para além dessa abordagem, vamos apresentar algumas de nossas contribuições e pesquisas recentes a respeito da teoria de freio magnético em estrelas do tipo solar, pois a astronomia continua a elucidar características novas e excitantes de estrelas e sistemas planetários 20:00 a 21:40 OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA. Ch: 2h 20:00 a 21:40 SESSÃO DE PÔSTERES - TRABALHOS ACADÊMICOS . Ch: 2h Hamilton Victor da Silva Junior Dia 05/11 8:00 a 9:30 Palestra: Desafios e potencialidades na formação de professores de Física a partir da realidade do IFCE . Ch: 2h NÓRLIA NABUCO PARENTE 10:00 a 12:00 Mesa Redonda: Os desafios nas disciplinas eletivas da Física no Novo Ensino Médio. . Ch: 2h 12:00 a 14:00 Encerramento do evento. Ch: 2h