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Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
12 DE OCTUBRE: ¿HISPANIDAD O DÍA DE LA RAZA?
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
17/10/2022
Previsão de Fim:
23/10/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Baturité
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Seminário
Reunião
Relatório
Prova
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Concerto
Encontro
Espetáculo
Exposição
Festival
Mostra
Oficina
Recital
Seminário
Nome do Responsável:
Maria Djany de Carvalho Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Henrique Martins Teles IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 17/10/2022 23/10/2022
Maria Djany de Carvalho Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 17/10/2022 23/10/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento intitulado “12 DE OCTUBRE: ¿HISPANIDAD O DÍA DE LA RAZA?” é uma ação que conjunta que engloba professores de Língua Estrangeira e de disciplinas afins, assim como alunos dos cursos: Integrado em Comércio, e superiores de Hotelaria, de Letras, de Gastronomia e de Administração; professores das demais áreas; servidores; comunidade local e convidados. Através dessa ação busca-se propiciar, a todos, o acesso à cultura estrangeira dando ênfase na relevância histórica e social da América. E quando fala-se em cultura, trata-se do termo em um sentido amplo: aspectos históricos e geográficos; datas comemorativas; gastronomia (comida e bebidas típicas); costumes e tradições; música e dança, dentre outros. Apresenta-se a cultura dos países “hispano-falantes”, dando ênfase aos aspectos históricos, geográficos, mas sobretudo, àqueles que contribuem para a formação cidadã do educando e da sociedade como um todo. A equipe organizadora – professores, alunos, técnicos-pedagógicos e técnicos-administrativos – se comprometerá a elaborar, coordenar, divulgar e apresentar o evento. Assim como também decorar o ambiente e ensaiar os números artísticos que serão apresentados. Durante o referido evento, a cultura, quer ela popular quer erudita, será o centro das discussões. Enfatiza-se a exposição da cultura europeia e dos vários países que compõem a “América Espanhola”, com espaçod e inserção da cultura local. O evento em questão é uma referência à data de 12 de Outubro, “Dia da Hispanidad” para Espanha e/ou “Día de la Raza” (Honduras, México, Puerto Rico, Rapública Dominicana), “Día del Respeto a la Diversidad Cultural” (Argentina), “Día de la Descolonización (Bolivia)”, “Día de la Resistencia Indígena (Venezuela)”, “Día de la Diversidad Cultural (Uruguay)”, dentre outros. Em suma, trata-se da data em que os países hispano-falantes celebram a partir do Descobrimento da América por Cristóvão Colombo, o encontro de dois mundos – Europa e América –, e, por conseguinte, a formação da cultura hispânica, uma das mais influentes do mundo. Considerando o contexto globalizado em que se vive, busca-se possibilitar a todos os presentes e, em especial aos alunos, a possibilidade de acesso às manifestações culturais pertencentes à cultura hispânica e assim despertar a criticidade dos alunos para a diversidade cultural. Além de expor as informações referentes à cultura hispânica, busca-se abordar de forma científica e crítica as nuances formativas da cultura americana como um todo, atendendo ainda à aplicabilidade da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que obriga o ensino da história e da cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino. Acredita-se que somente uma educação pautada na diversidade e na criticidade é capaz de proporcionar a possibilidade de crescimento cidadão, ético e profissional.
Justificativa
Com o advento da internet percebe-se uma facilidade muito grande de acesso à informações sobre o mundo inteiro. Contudo, apesar de tanta facilidade de acesso à informação e, consequentemente, ao conhecimento, há ainda, pela maioria da população, uma dificuldade em apreender as muitas informações existentes na rede. Esta limitação é o que muitas vezes, inclusive, causa os preconceitos. Principalmente no que tange às questões culturais, visto que a diversidade de contextos e a interculturalidade ao passo que favorecem o acesso também podem confundir. Visando a exploração desse contexto buscou-se apresentar um pouco acerca da História, da Geografia, da Gastronomia, das Festas, Danças e Músicas que remetem ao mundo hispânico. Buscou-se ainda favorecer o reconhecimento do patrimônio material e imaterial que concerne à cultura cearense. Diante do exposto pensou-se em desenvolver o evento denominado “12 DE OCTUBRE: ¿HISPANIDAD O DÍA DE LA RAZA?”. O título do evento em forma de questionamento inicia com a promoção de reflexões. Objetiva-se apresentar a cultura referente ao mundo hispânico assim como o resgate aos valores da cultura cearense, principalmente no que diz respeito às etnias dos povos originários. As atividades serão: explanação oral, seminários, apresentação de imagens e vídeos em língua espanhola, assim como também a apresentações artísticas: esquete, apresentação musical, performance, além de exposição prática voltada à gastronomia (alimentos e bebidas). Além da fundamentação e explanação oral, essa iniciativa visa também a explorar e provocar a capacidade criadora dos alunos proporcionando-lhes uma atmosfera de trabalho em que a autonomia seja peça fundamental na construção e consolidação de seu saber. Por fim, tem-se que o foco de nossa iniciativa visa despertar, através das apresentações culturais e da interculturalidade, o interesse pela Língua Espanhola e por sua cultura, além de promover a aplicabilidade da Lei Nº 11.645/2008, que versa acerca do ensino da história e da cultura indígena e afro-brasileira.
Público Alvo
O evento está voltado para os alunos, professores e servidores do IFCE e seus familiares, bem como para a comunidade local. Também serão convidados os professores e os alunos da escola estadual Liceu de Baturité Domingos Sávio, alunos estes, prováveis futuros alunos do IFCE Baturité; além de toda da comunidade da região do Maciço de Baturité.
Objetivo Geral
Apresentar a diversidade cultural relacionado ao contexto hispânico, assim como valorizar a cultura local, através das apresentações artísticas e culturais dos alunos, incluindo os pertencentes às etnias de povos originários, promovendo assim a aplicabilidade do ensino da cultura indígena e africana.
Objetivo Específico
Proporcionar aos alunos a possibilidade de acesso à diversidade cultural relacionada à cultura hispânica; Propiciar a prática do idioma espanhol através das apresentações artísticas e culturais; Favorecer o desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos; Oportunizar o desenvolvimento da cultura regional; Propiciar a interação entre as culturas, e assim contribuir para o crescimento enquanto pessoa, aluno e profissional; Estimular a diversidade cultural, zelando pelo respeito às diferenças; Instigar os alunos a explorar suas potencialidades, contribuindo, assim, para seu desenvolvimento pessoal; Ampliar o repertório lexical bem como a habilidade de fala dos aprendizes nos idiomas supracitados; Promover um contato com diferentes culturas através de apresentações artísticas: apresentação musical, apresentação teatral, declamação de poesia/Jogral, apresentação de vídeos, apresentação de seminários, apresentações práticas. Conscientizar professores, alunos e comunidade em geral acerca das contribuições da interculturalidade e da riqueza da diversidade cultural, promovendo um debate consciente acerca da complexidade social.
Metodologia
A proposta do evento fora apresentada aos alunos no início do semestre vigente a fim de que os alunos iniciassem leitura e pesquisa sobre o tema geral. Posteriormente a temática geral do “12 de Octubre” foi trabalhada em todas as turmas através de vários textos, e apresentação de slides e vídeos. Posteriormente foi solicitado um trabalho escrito sobre o tema. Na sequência, deu-se a divisão das equipes por curso e turma para o desenvolvimento dos seminários e demais atividades que comporão o evento, incluindo as atividades teóricas e práticas.