Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LIBRAS: BUSCAR NOVOS CONHECIMENTOS
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
18/11/2019
Previsão de Fim:
02/12/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Michelle Arrais Guedes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Michelle Arrais Guedes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 18/11/2019 02/12/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro de Formação e Apoio ao Surdo Dom Fernando Saburido - CEFAS Sim Acordo de parceria
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Por desconhecimento por parte da grande maioria dos cidadãos, infelizmente, os surdos enfrentam as dificuldades dos estudos e barreiras de comunicação e, muito além disso, deparam-se com barreiras atitudinais que o rotulam como incapaz por não se adequar as normas padrões nas escolas e da sociedade. O surdo percebe o mundo de forma diferenciada dos ouvintes, através de uma experiência visual e fazendo uso de uma língua específica, para isso, a língua brasileira de sinais - LIBRAS. Por isso o contato com seus pares, compartilhar ideias, fatos, histórias através da sua língua materna é essencial para o desenvolvimento cognitivo e social.
Justificativa
A cidade de Sobral dispõe de 144 escolas municipais, 21 escolas estaduais, 80 escolas privadas e 1 federal, dentre essas há algumas que realizam atendimento a alunos surdos no Centro de Formação e Apoio ao Surdo Dom Fernando Saburido - CEFAS está localizada na Rua Paulo Aragão, Centro , na cidade de Sobral. Em relação a este atendimento é uma Instituição sem fins lucrativos que auxilia a pessoa com deficiência auditiva no âmbito educacional, cultural e social. Em 2005 foi inaugurada uma instituição de surdos, o que denota organização por parte da comunidade surda local. Isto também revela que há uma necessidade de acessibilidade comunicativa nos espaços de atendimento ao público já que os componentes desta instituição circulam nos espaços sociais da cidade. Isto por si justifica a oferta de cursos da Libras, iniciando em primeira instância a oferta aos professores da rede pública municipal e estadual de Sobral. Sabendo que em uma perspectiva de inclusão de pessoas surdas a Libras deve ser ofertada como principal meio de acessibilidade comunicativa, seja no âmbito educacional, da saúde, segurança e/ou lazer. Por isso a sua difusão por meio de cursos coopera para a eficácia e promoção da inclusão da pessoa surda. No Brasil, somente em 2002, a Libras foi reconhecida e oficializada como sendo a língua das comunidades surdas brasileiras através da Lei nº 10.436 (BRASIL, 2002), que foi regulamentada três anos depois (em 2005) pelo decreto nº 5.626/05. Historicamente a comunidade surda foi destituída (GODIFELD, 2010) dos espaços educacionais regulares o que aos poucos vem se modificando, mas ainda, há um contingente que não tem acesso nos vários níveis educacionais, o que os põem à margem da protagonização social. Por essa razão o curso, aqui referido, benefica diretamente aos profissionais da educação e aos alunos surdos que se encontram na rede publica municipal, estadual e no IFCE de Sobral. Essa ação favorecerá a inclusão educacional e social dos surdos da Região, a difusão da língua de sinais e também contribuirá com a sua profissionalização, já que eleva a sua educação facilitando sua inserção no mercado, tornando-os participantes do desenvolvimento econômico da região, ou seja, plenos no exercício da sua cidadania.
Público Alvo
Centro de Formação e Apoio ao Surdo Dom Fernando Saburido - CEFAS
Objetivo Geral
Ao final do Curso os discentes devem apresentar habilidades comunicativas na Libras tanto na compreensão como na produção de textos orais/sinalizado sabendo aplicar tais habilidades em diversos contextos, levando em relação social a pessoa surda.
Objetivo Específico
Ao final do curso o discente deve: • Conhecer novos vocabulários e expressar a prática da Libras; • Expressar as respostas dos questionários; • Ser capaz de estabelecer comunicação de forma básica entre surdos/surdos e surdos/ouvintes; • Saber como relacionar a vida social entre ouvintes e surdos;
Metodologia
As atividades práticas serão desenvolvidas por meio da Abordagem Comunicativa de Línguas (ACL), esta faz uso de técnicas diversas focando a comunicação entre aluno/aluno e aluno/professor. Entre as técnicas estão aquelas que envolvem atividades de conversação, contextos situacionais e experiências comunicativas. A gramática em si é deixada ao segundo plano, sendo apresentada de forma básica inseridas nas práticas comunicativas. Quanto ao conteúdo teórico, este será ministrado por meio de práticas dialógicas em que a participação do aluno permite a construção do conhecimento em parceria com o professor. Para tanto, textos serão lidos e comentados, seminários e palestras serão ministrados para fixação do conteúdo.