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Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
CURSO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PESSOAL E MICROEMPREENDEDORISMO COM INTRODUÇÃO AO EXCEL BÁSICO
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
21/11/2022
Previsão de Fim:
26/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Juliana de Brito Marques do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caua Lima de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 21/11/2022 26/11/2022
Felipe Stefano Rodrigues Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 21/11/2022 26/11/2022
Gustavo Guilherme Oliveira da Matta IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 21/11/2022 26/11/2022
Jessica Martins Pereira de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 21/11/2022 26/11/2022
Jose Rodrigues do Nascimento Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 21/11/2022 26/11/2022
Juliana de Brito Marques do Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/10/2022 26/11/2022
Luiz Carlos Moreno da Silva Junior IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 21/11/2022 26/11/2022
Maria Katarina Alves Aranha IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 21/11/2022 26/11/2022
Sara Andreina de Souza Araújo UFC Integrante Sem vínculo Não 20 21/11/2022 26/11/2022
Victor Ferreira Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 21/11/2022 26/11/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Assistência Social e Cidadania Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educação financeira vai além do que o hábito pessoal de economizar ou guardar dinheiro extra, ou então de anotar os gastos e vendas do micro empreendimento, trata-se de entender como melhorar a relação pessoa/dinheiro e tornar isso mais simples para o dia a dia. Desenvolver e aprimorar a prática da economia é entender que cada decisão que envolve dinheiro importa. O presente projeto será realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Maracanaú e tem como objetivo realizar um curso de educação financeira voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco do município de Maracanaú, no qual os alunos desenvolverão o hábito de anotar os gastos e recebimentos e, consequentemente, abrir portas para a economia pessoal financeira, melhorando a relação do indivíduo com o próprio dinheiro, tornando-o mais consciente nas decisões que o envolvam. Ensinando-o a organizar sua vida financeira por meio de ferramentas próprias para isso. Para compor as aulas educação financeira pessoal e de microempreendedores será utilizado software de organização de tabelas, gráficos e organização financeira. Serão ministradas quatro aulas ao todo, das quais duas serão voltadas para a aprendizagem das ferramentas do programa, e duas para Educação Financeira. Por fim, o projeto busca ser acessível ao público de forma geral, de modo que seja abrangente também aos alunos que não possuam recursos tecnológicos em casa, uma vez que nesses casos, serão adaptados projetos manuais e impressos. Logo, a acessibilidade tecnológica não será um fator de impacto negativo aos participantes do curso. Ademais, esta capacitação será benéfica para inserção no mercado de trabalho, haja vista que o conhecimento de Excel e Finanças são pré-requisitos para exercer determinadas funções.
Justificativa
No cenário pós-pandêmico, houve uma grande crise de ordem macroeconômica e microeconômica, esse acontecimento produziu uma instabilidade financeira em muitas famílias, sendo afetadas, majoritariamente, as pessoas de baixa renda. Com isso, vale ressaltar um estudo feito com projeções pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgada em março de 2021, a qual descreve que no Brasil existiam, entre agosto de 2020 e fevereiro de 2021, cerca de 17,7 milhões de pessoas que voltaram à pobreza, passando de 9,5 milhões (4,5% da população) para 27,2 milhões em fevereiro (12,8% da população). Tendo em vista os índices apresentados, confirma-se que a crise financeira trouxe mais prejuízos à população mais pobre. Esse acontecimento pode ser justificado, além das questões externas, pelo baixo índice de profissionalização e adequação tecnológica desse público, bem como o desconhecimento sobre a organização de finanças pessoais. Diante desse cenário, o empreendedorismo foi intensificado na pandemia tendo em vista a redução de salários e desemprego, esse fator permitiu que muitas pessoas buscassem uma renda extra. Desse modo, muitos utilizavam o meio virtual para propagar algum serviço ou produto que ofereciam, entretanto realizavam a prestação de serviço ou venda de forma irregular, sem abertura do MEI, por exemplo. O projeto busca, além de profissionalizar, instruir aqueles que desejam ter ou já têm o próprio negócio, de modo a permitir o conhecimento de como regularizar seu comércio e serviço, além de instruir como ter organização para o bom funcionamento dele. O empreendedorismo é importante para fortalecer a economia local, além de gerar empregos, mesmo que de início em pequena escala. Dessa maneira, o projeto apresentado, tem a finalidade de aprimorar e capacitar este grupo de aprendizes, que futuramente irão desenvolver soluções e investir em recursos na criação de algo positivo. Ademais, será visado ainda preparar e profissionalizar esse público, de forma que sejam capazes de organizar receitas e despesas, bem como projetar gastos e recebimento para que tenham maior controle de seus orçamentos também domésticos. Além disso, esse controle será realizado por meio da ferramenta do excel, uma vez que o projeto busca familiarizar o público com essa ferramenta, a fim de promover também uma atividade de ensino básico voltada para o contexto profissionalizante. A metodologia utilizada tem embasamento na teoria de Vygotsky, de modo que será buscado o conhecimento prévio que os alunos já possuem sobre as temáticas abordadas (Nível de Conhecimento Real), sendo, com isso, mediado um novo conhecimento (Zona de Desenvolvimento Proximal), a fim de desenvolver um conhecimento resultante (Nível de Desenvolvimento Potencial). Ao fim do projeto, todos os alunos devem elaborar uma planilha, na qual podem ser inseridos novos dados a cada mês, de forma impressa ou virtual, contribuindo assim para o controle de gastos e de recebimentos, bem como para o desenvolvimento da capacidade de projetar futuros gastos, favorecendo assim uma sequência real de planejamento a longo prazo com custos domésticos fixos e variáveis. Além disso, viabilizando previsões de soluções para futuros problemas relacionados à organização e estratégias empreendedoras.
Público Alvo
Pessoas em situação de vulnerabilidade e risco cadastrados junto à Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Maracanaú.
Objetivo Geral
Promover educação financeira pessoal e/ou microempreendedora por meio da ferramenta do Excel para pessoas em situação de vulnerabilidade de Maracanaú
Objetivo Específico
- Introduzir o conhecimento ao Excel, de modo a serem apresentados os conceitos básicos da ferramenta; - Abordar a temática de finanças pessoais, bem como orientar na organização das despesas de um lar. Além disso, será ampliada a temática também ao microempreendedorismo, de modo a serem abordadas temáticas financeiras importantes para microempreendedores. - Auxiliar aos alunos, a partir dos conhecimentos anteriores, na elaboração de uma planilha que contemple todos os custos fixos e variáveis, bem como seus recebimentos. Outrossim, serão geradas cópias do arquivo para que sejam alimentadas de forma física ou virtual em meses futuros.
Metodologia
O projeto será realizado em três etapas: planejamento, execução e relatório. Na primeira etapa, serão realizadas reuniões com os membros, bem como a separação de quais membros abordarão a temática de cada aula. Serão divididos dois grupos para elaboração e programação dos conteúdos programáticos. O grupo um irá organizar a programação das duas primeiras aulas de excel, de modo a preparar os conteúdos, metodologias e atividades a serem repassadas aos alunos. Do mesmo modo, o grupo dois irá preparar as aulas com a temática de finanças pessoais e microempreendedorismo. Em seguida, será realizada a preparação das aulas que se dividirão em 4 aulas com duração de 5 horas cada. Nas duas primeiras aulas, serão ministradas aulas de introdução dos conceitos básicos de organização de tabelas, apresentação das fórmulas mais importantes para o controle financeiro pessoal e dos negócios e organização dessas nas tabelas na ferramenta Excel, e em cada aula será passado atividades de fixação em classe. Na terceira aula será a introdução a temática de finanças pessoais e microempreendedorismo com uma palestrante convidada que cursa Finanças na UFC. Na última aula, será o fechamento com a elaboração de uma planilha para controlar as despesas domésticas de cada aluno, de modo a ser preenchido o mês vigente durante a elaboração. Os alunos que tiverem computadores em suas casas, poderão aplicar no dia a dia o que aprenderam durante o curso, projetando tabelas dos seus gastos e recebimentos, pessoais ou de seus negócios, porém, os alunos que não tiverem esse recurso, receberá uma folha com uma tabela pronta, que ele desenvolveu durante a aula, o aluno poderá tirar uma “xerox” e escrever na tabela os seus gastos, assim como no computador, porém de forma manual. Assim, será muito mais fácil para esses alunos participantes do curso, de organizarem a sua vida financeira pessoal ou microempreendedora, facilitando, assim, o controle de gastos e possibilitando economias. Por fim, será realizada a produção de um relatório constando como ocorreu a prática do projeto, de forma detalhada, demonstrando os resultados e se todos os objetivos foram alcançados. Ademais, além dos dados, serão mencionados aspectos subjetivos de observação aos alunos por parte daqueles que participaram ativamente do projeto.