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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
No chão da escola: desafios da gestão escolar em tempos pandêmicos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Apoio à Gestão de Redes de Educação Públicas
Data de Início:
25/10/2022
Previsão de Fim:
26/10/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
80
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ipueiras
Ipaporanga
Independência
Crateús
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Palestra
Nome do Responsável:
Antonia Karla Bezerra Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Kellem Oliveira Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Antonia Iara de Sousa Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Antonia Karla Bezerra Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Beatriz Lobo Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Celso Cavalcante Barbosa Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Clarisse da Silva Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Clicia Maria Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Daniel de Araujo Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Erica Pereira Sales IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Francisca Hyonara Martins Dorneles IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Francisco Bruno de Souza Soares IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Geovana Martins da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Jose Alan Vieira Sales IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Josemar Teodorico Sampaio IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Jose Victor Leite da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Karine Alves Nobre IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Lorrane Lima do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Lucas Gomes Veras IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Lucas Teixeira Ximenes IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Maria Aparecida Barbosa Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Maria Lohana Rodrigues Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Maria Sabina Rodrigues Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Maria Vitória Vieira de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Ranyheli Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Sara Pereira de Matos IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Seandra Silva Sampaio IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Thais Menezes Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Victor Siqueira Rodrigues Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Vitoria Lopes Sales IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Wellington da Silva Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 25/10/2022 26/10/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação "No chão da escola: desafios da gestão escolar em tempos pandêmicos" objetiva proporcionar o debate acerca das práticas de gestão desenvolvidas nas escolas públicas da região dos sertões de Crateús em tempos pandêmicos. Compreende-se que é necessário a aproximação entre teória-prática, e proporcionar aos estudantes dos cursos de licenciatura do IFCE campus Crateús essa experiência de escuta dos atores que fazem o cotidiano das escolas, ainda na formação inicial, é de suma importância para consolidação dos estudos teóricos empreendidos na universidade e da constituição da identidade docente dos sujeitos formandos.
Justificativa
A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, da família dos coronavírus que, ao infectar humanos, causa a doença chamada Covid-19 (sigla em inglês para coronavirus disease 2019), foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11 de março de 2020. Desde então, as relações, de qualquer natureza, foram alteradas, pois a contaminação viral se dá através do contato próximo. A ordem foi, portanto, o lockdown, medida necessária para manter o devido distanciamento e resguardo das vidas. A medida acarretou no fechamento de escolas, comércios e serviços não essenciais, e os/as trabalhadores/as foram orientados/as a realizarem suas atividades em home office. Na perspectiva do fechamento das escolas e diante do prolongamento da pandemia, os sistemas de ensino retomaram as atividades letivas no formato de aulas remotas, assegurados pela Lei Nº 14.040, DE 18 DE AGOSTO DE 2020, que estabelece as normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública. As aulas remotas não se configuraram como educação a distância (EaD), mas como um paliativo para dirimir os prejuízos aos educandos do país. Com o arrefecimento da circulação do vírus, as atividades presenciais de aulas são retomadas de forma escalonada e posteriormente com capacidade total de funcionamento, o que gerou bastante preocupação e polêmica entre os envolvidos no âmbito da escola e a sociedade em geral. É importante dizer, a pandemia não acabou, ainda se vive em tempos pandêmicos, no luto dos mortos, na insegurança alimentar e desafio de fazer uma escola que “está no mesmo lugar, mas que é outro lugar”, aí é que está? E é a partir dessa reflexão que propomos ouvir e dialogar com os gestores das escolas de educação básica públicas municipais, estaduais e federais da região dos sertões de Crateús para saber desses sujeitos quais foram e quais são os desafios enfrentados e quais as alternativas e práticas inovadoras foram desenvolvidas para garantir a permanência e quiçá o êxito dos estudantes na escola neste período pandêmico e ainda, como lidaram com os servidores/as. É justamente na compreensão que a gestão escolar realiza a mediação entre os sistemas de ensino e a sala de aula que muito nos interessa afinar esse diálogo, conhecer e discutir as estratégias de (re)aprendizagem e (re)conexão entre espaços escolares, servidores e estudantes. Acreditamos que provocar e promover espaços de debate é também fortalecer e aproximar os vínculos entre universidade e escola pública, é contribuir de forma direta com as aprendizagens dos futuros licenciandos, mas também é dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos gestores da educação básica.
Público Alvo
Estudantes do curso de licenciatura da Faculdade de Educação de Crateús - FAEC. Gestores escolares dos municpios de Crateús, Independência, Tamboril, Ipueiras, Ipaporanga.
Objetivo Geral
Promover o debate acerca das práticas de gestão desenvolvidas nas escolas públicas da região dos sertões de Crateús em tempos pandêmicos.
Objetivo Específico
Compreender como está organizada a gestão escolar pós-ensino remoto. Conhecer os deafios e as práticas inovadoras implementadas pelos gestores escolares em tempos pandêmicos. Realizar encontros entre gestores e licenciandos objetivando a tessitura teoria-prática.
Metodologia
Levantamento bibliográfico e estudo dos temas referentes a gestão escolar democrática; Reflexões e debates acerca do tema em tela em articulação com as vivências do Estágio; Idealização de uma ação potencializadora de experiências e saberes, a saber: um evento com participação de gestores dos municípios para debater acerca dos temas levantados em aulas. Divisão da sala de aula em sub-grupos de trabalho para organização do evento. O evento se realizará em dois, com duas mesas redondas seguidas de debate.