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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
2a. Semana Científica de Letras: estudos da linguagem e formação docente
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
23/11/2022
Previsão de Fim:
25/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
230
Carga Horária de Execução do Evento:
16
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Ubajara
Tianguá
São Benedito
Sobral
Mucambo
Ibiapina
Guaraciaba do Norte
Frecheirinha
Carnaubal
Formas de Avaliação:
Seminário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Apresentação
Oficina
Palestra
Nome do Responsável:
Daniel Aguiar e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia do Nascimento da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 23/11/2022 25/11/2022
Antonio Soares da Silva Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/11/2022 25/11/2022
Antonio Vitor dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 23/11/2022 25/11/2022
Carlos Roberto Nogueira de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/11/2022 25/11/2022
Daniel Aguiar e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 23/11/2022 25/11/2022
Francisco Jose Passos da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 23/11/2022 25/11/2022
Hivi de Castro Sperandio IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/11/2022 25/11/2022
Luiz Torres Raposo Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/11/2022 25/11/2022
Marcos Vinicius Pereira Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 23/11/2022 25/11/2022
Maria Elane Silva Mororo IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 23/11/2022 25/11/2022
Maria Jose do Nascimento Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 23/11/2022 25/11/2022
Marina Cavalcanti Tavares Clemente IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/11/2022 25/11/2022
Rafael Lima Vieira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/11/2022 25/11/2022
Regis Machado de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 23/11/2022 25/11/2022
Rejane Mendes de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 23/11/2022 25/11/2022
Sabrina Carvalho dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 23/11/2022 25/11/2022
Viviane de Moura Barbosa da Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 23/11/2022 25/11/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O evento científico tem como característica ser de pesquisa e extensão, onde se materializa no contexto atual de ações desenvolvidas para os acadêmicos do curso de letras através dos seus executores nomeados pela PORTARIA Nº 75/DG-TIA/TIANGUA, DE 09 DE SETEMBRO DE 2022. Tem como tema do evento: 2a Semana Científica de Letras - Estudos da Linguagem e formação docente, desenvolvendo uma reflexão crítica sobre o processo de formação docente numa perspectiva colaborativa de conhecimento, tendo como base analítica o contexto educacional e a pesquisa científica para unir teoria e prática efetivando as ações docentes no processo de ensino e aprendizagem. O evento também atende ao público externo por meio das palestras e oficinas, além de poderem atender a apresentações dos trabalhos com abertura de inscrição através da plataforma 4events, a qual temos acesso pela Fundação do IFCE (FAIFCE). Sendo assim, a 2a SELETI pode ser considerada como um evento híbrido - extensão e pesquisa.
Justificativa
A atual legislação educacional, representada pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes básicas da educação nacional (LDB) determina que a adequada formação dos profissionais do magistério constitui elemento fundamental para a melhoria da qualidade da educação escolar no Brasil. Assim considerando que os artigos 62, 64 e 67 dessa mesma Lei dão especial destaque ao tema, e sinaliza com a progressiva elevação dos níveis de formação do magistério e seu permanente aperfeiçoamento. É sabido que a garantia da qualidade da educação depende de vários fatores. O mais importante deles, com certeza é aquele relativo à competência dos profissionais do magistério. Professores bem formados, atualizados e motivados constituem o elemento básico para a educação de qualidade. Onde a pesquisa científica permite trânsito entre os saberes de construção e reconstrução de uma realidade, desenvolvendo um pensamento crítico- reflexivo em sua práxis pedagógica. Além disso, compartilhar esses saberes com a comunidade abrangida pela instituição também passa a ser um ponto fundamental, contribuindo para o desenvolvimento dos profissionais da região, cuja participação é extensiva ao campus em questão.
Público Alvo
Professores e alunos do ensino médio das escolas da região serão contemplados, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Compreender os significados e as contribuições da pesquisa científica na efetivação da prática pedagógica docente
Objetivo Específico
Ampliar a a discussão do papel da pesquisa científica no curso de Letras; Promover reflexão crítica e debate sobre o tema proposto.
Metodologia
Fazer a inscrição e submeter o resumo entre os dias 30 de outubro e 05 de novembro/202 na plataforma https://lets.4.events/2%EF%BF%BD-seleti-C3401E54. Aguardar o parecer da comissão científica; - As comunicações orais da pesquisas concluídas acontecerão, de forma presencial, em salas do bloco didático do Campus Tianguá, nos dias 24 e 25 de novembro, podendo ser pela manhã ou de tarde, de acordo com o calendário a ser divulgado 15 dias antes do evento. Já as apresentações, também presenciais, de Pôsteres serão no pátio do bloco didático do campus, no dia 25 de novembro. - Após aprovação do resumo, o estudante deve postar, no Classroom, divulgado pela comissão organizadora, a versão final do resumo, para possível futura publicação de Anais, e os slides confeccionados de acordo com o template disponibilizado pela Comissão. Os certificados serão gerados pela mesma plataforma de inscrição e enviados automaticamente para os participantes, mediante a liberação da Comissão.