Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
IDENTIDADE, PATRIMÔNIO E ARQUITETURA
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
01/11/2022
Previsão de Fim:
01/04/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Levi Teixeira Pinheiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alênio Carlos Noronha Alencar Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA) Integrante Sem vínculo Não 3 01/11/2022 01/04/2023
Clícya Barbosa de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/11/2022 01/04/2023
Emanoel Eduardo da Silva Ferreira Unicatólica Integrante Sem vínculo Não 3 01/11/2022 01/04/2023
Levi Teixeira Pinheiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/11/2022 01/04/2023
Matheus Assayag Almeida Aragão IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/11/2022 01/04/2023
Michelle Pinto Maciel Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA) Integrante Sem vínculo Não 3 01/11/2022 01/04/2023
Naomi Regina Cassiano de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/11/2022 01/04/2023
Victoria Emilly de Queiroz Ferreira Unicatólica Integrante Sem vínculo Não 3 01/11/2022 01/04/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Unicatólica Não
Casa de Saberes Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto do Patrimônio Histórico (IPHAN) foi criado no ano de 1937 com intuito de preservar a memória do povo brasileiro, através do mapeamento e conservação do seu patrimônio histórico. A preservação do patrimônio histórico tem como função primordial preservar a memória de um povo, assim como, forjar sua identidade. Em todo o Estado do Ceará temos aproximadamente 50 edificações tombadas a nível federal, estadual ou municipal. Em sua maioria concentradas na cidade de Fortaleza e Aquiraz. No município de Quixadá não há nenhuma edificação tombada ou em processo de tombamento.
Justificativa
A cidade de Quixadá, assim como muitas cidades brasileiras vem perdendo o seu patrimônio histórico por falta de políticas públicas de preservação do patrimônio construído e falta de mobilização e conhecimento popular para reivindicar a preservação dos mesmos. Ao longos de décadas o crescimento das cidades, as modificações de uso do solo no centro da cidade de Quixadá tem provocado a demolição de inúmeros edifícios históricos. Deste modo propõem-se o desenvolvimento deste projeto de extensão que visa difundir a importância da preservação do patrimônio histórico da cidade de Quixadá no Estado do Ceará, através do desenvolvimento de cartilhas online sobre alguns bens históricos no município e a publicização das mesmas através das redes sociais e encontros presenciais em instituições com Casa de Saberes e IFCE campus Quixadá.
Público Alvo
De forma geral, a população do município de Quixadá e municípios vizinhos, que vão poder contar com edifícações históricas catalogadas e registradas, o que pode contribuir para o futuro tombamento e manutenção, assim como trazer recursos para ações na área de turismo e formação em história e cultura. De uma forma específica, as cartilhas estão voltadas para o público jovem de escolas públicas da cidade de Quixadá.
Objetivo Geral
Estimular a preservação o patrimônio histórico de Quixadá através de uma cartilha online disponibilizada em conta no Instagran denominada "Identidade, Patrimônio e Arquitetura no Sertão Central" e publicizada através de encontros presenciais em instituições com Casa de Saberes e IFCE campus Quixadá.
Objetivo Específico
Realizar o levantamento arquitetônico de 3 edificações históricas do município de Quixadá; Concientizar população sobre a importância de preservar o patrimônio histórico de Quixadá através de cartilhas com linguagem popular;
Metodologia
O projeto será desenvolvido nas seguintes etapas: capacitação dos estudantes, coleta de dados, desenvolvimento de cartilhas educativas sobre o patrimônio e divulgação das cartilhas. Os estudantes, membros do projeto de extensão oriundos do IFCE e Unicatólica irão participar de uma formação básica sobre levantamento e representação gráfica de imóveis. Assim, como uma visita técnica ao imóvel sobre a supervisão do docente para compreensão do imóvel. A coleta de dados que se divide em duas etapas, que ocorrem de forma paralela. O levantamento arquitetônico do edifício, que consiste na coletas de dados in loco no próprio edifício como informações dimensionais para representação em plantas, cortes e fachadas e maquetes eletrônicas. E o levantamento de dados históricos através da análise de documentos oficiais, artigos científicos e entrevistas, sobre o ano de construção, o uso da edificação ao longo dos anos, os materiais que a compõem. Ao todo serão produzidas três cartilhas compostas por informações textuais das três edificações históricas: Casa de Saberes, Academia Quixadaense de Letras e Chalé da Pedra. A linguagem textual simples e acessível. Quanto a parte gráfica será composta por documentos técnicos com planta humaniza e maquetes 3d. A cartilha será disponilibiliza de forma online em uma conta do Instragam denominada “Indentidade Patrimônio e Arquitetura no Sertão Central” e apresentada em dois eventos abertos a público um na Casa de Saberes e outro no IFCE de Quixadá. Os eventos serão divulgados através das redes sociais: instagran e facebook e assim, como convites a escolas públicas municipais e estaduais. A inscrição e a certificação será feita através de um cadastro online na plataforma google forms.