Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Documentário Café além da xícara: Uma visão da produção de café de Ubajara com o turismo local
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Turismo
Data de Início:
12/11/2022
Previsão de Fim:
05/04/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Ubajara
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luis Andre Aragao Frota
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Edvânia de Holanda Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/11/2022 12/03/2023
Elton Beserra Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/11/2022 12/03/2023
Júlio César Ferreira Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/11/2022 12/03/2023
Luciano Marques da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/11/2022 12/03/2023
Luis Andre Aragao Frota IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/11/2022 05/04/2023
Mateus Sousa Aragão IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/11/2022 12/03/2023
Maxsuel Pinto e Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/11/2022 12/03/2023
Ulisses Costa de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/11/2022 12/03/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O turismo realizado em regiões produtoras de café tem, atualmente, atraído atenções de visitantes brasileiros que procuram um diferencial cultural em seus passeios. Esta tendencia está em crescimento, muito em função das mudanças no mercado cafeeiro, que viu oportunidade de inovar o valor da experiência gastronômica de consumir um café de qualidade, inserindo-o nas rotas de cidades notadamente turísticas. Em Ubajara-Ce existe um número de produtores de café que estão realizando trabalhos para unificar sua produção com o potencial turístico da cidade com o objetivo de atrair olhares para a possível criação de uma rota turística do café na região. Assim, este projeto de elaboração de um documentário traz a ideia de fortalecer e divulgar este trabalho que realizado pelos cafeeiros afim de registrar suas histórias e o processo produtivo usado por eles, bem como possibilidades e desafios dessa união.
Justificativa
Este documentário passa a beneficiar vários públicos de interesse, iniciando pelos produtores de café da região com o registro de suas histórias e do processo produtivo utilizado o que poderá dar visibilidade e fortalecer o trabalho que eles já vêm realizando. Além deles, este projeto trará material áudio visual que poderá ser usado pelos docentes como exemplo em suas disciplinas de atividade realizadas por produtores locais facilitando discussões sobre o tema com os alunos atuais e futuros do IFCE campus Ubajara. Para além disso, tem-se a oportunidade de munir o poder público local (Vereadores e poder executivo) no pleito de políticas públicas para o fortalecimento da ideia de se criar uma rota turística que agregará valor às ações que já vem sendo realizadas pelos Governos Municipais e Estaduais.
Público Alvo
Produtores de locais de Café; População Ubajarense.
Objetivo Geral
Contruir um documentário que mostra o processo de produção artesanal de café vinculado com a divulgação turística do município de Ubajara - Ce
Objetivo Específico
Divulgar o turismo local por meio do interesse na proução de café;
Metodologia
O projeto contará com 5 etapas: Na Etapa 1 será realizado o planejamento das ações e construção do roteiro de filmagem, onde os alunos, com o auxilio dos professores envolvidos no projeto se reunirão e por meio da ferramenta de gerenciamento de equipe “brainstorming” trará ideias iniciais importantes para a realização das entrevistas semiestruturadas que serão usadas como diretriz do material a ser produzido. Em seguida, o uso da ferramenta 5w2H permitirá a organização dos trabalhos dos envolvidos detalhando o que deve ser feito, por que precisa ser realizado, quem deve fazer, onde será implementado, quando deverá ser feito, como será conduzido. Na Etapa 2 está prevista a realização das filmagens com os produtores, onde os alunos irão, em visitas técnicas aos locais de produção do café, realizar a captura das imagens brutas sob supervisão dos professores envolvidos. Na etapa 3, de Edição, as imagens serão tratadas, selecionadas e agrupadas seguindo a ordem lógica do roteiro. Esta organização será realizada por meio de softwares especializado e elencará os objetos e trará especificações sobre a abordagem pretendida no filme. A etapa 4, que segue, trata da apresentação do documentário para a população beneficiada, onde ocorrerá a exibição do mesmo dentro e fora do Instituto Federal do Ceará. Inicialmente se prevê a mostra para alunos, professores e os produtores, em seguida, se pretende apresenta-lo para autoridades locais como vereadores e entidades do poder executivo. A 5ª e última etapa trata da avaliação final do projeto onde os alunos envolvidos junto com os professores participantes irão coletar feedbacks e verificar viabilidades e possibilidades de ampliação do projeto a fim de transforma-lo em um documentário maior englobando todos os municípios da Serra da Ibiapaba.