Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Implantação de uma Aquaponia demonstrativa de pequeno porte em uma comunidade rural de Aracati
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Segurança Alimentar e Nutricional
Data de Início:
09/11/2022
Previsão de Fim:
31/01/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
7
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Emanuel Soares dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emanuel Soares dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 09/11/2022 31/01/2024
Henrique Batista da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 09/11/2022 29/08/2023
Tarcio Gomes da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 09/11/2022 29/08/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A aquaponia é uma tecnologia que une a aquicultrura com a hidroponia, em um sistema consorciado de plantas e peixes em um sistema de recirculação de água, o que une a produção de alimentos seguros com um baixo gasto de água. Esta tecnologia se enquadra perfeitamente nas necessidades e na realidade das comunidades rurais do semiárido nordestino brasileiro.
Justificativa
Para que exista uma maior sensibilização dos alunos dos cursos técnicos por meio da proximidade das necessidades das comunidades rurais, fato que irá auxiliar no desenvolvimento do pensamento cidadão nos alunos, aliado as necessidades de difusão de novas tecnologias que possam facilitar a vida e, consequentemente, a permanencia do homem no campo, justifica-se a implantação de uma unidade demosntrativa de aquaponia na comunidade rural do Jirau, Aracati-CE, a qual servirá como vitrine para esta comunidade assim como para as demais comunidades vizinhas.
Público Alvo
Os moradores da comun idade do Jirau, zona rural do município de Aracati-CE, onde incicialmente será impactada a família onde a unidade demonstrativa será instalada, porém com a intensão de servir como um atrator para toda a comunidade. Estima-se que pelo menos 10 famílias (50 pessoas) ficarão interessadas pela tecnologia.
Objetivo Geral
Difundir a aquaponia como tecnologia viável e alternativa para a produção de alimentação segura para famílias de pequena comunidade rural do semiárido nordestino.
Objetivo Específico
Difundir nova tecnologia para comunidades rurais; Promover alimentação segura e de qualidade; Aproximar a comunidade academica as comunidades rurais.
Metodologia
Como metodologia será utilizada inicialmente uma abordagem explorativa de reunião para sensibilização e apresentação da ideia, depois será proposta a montagem da unidade demonstrativa para exibição da tecnologia e finalmente experiências práticas de manipulação do sistema e degustação de produtos. Da seguinte maneira: No primeiro mês de atividades pretende-se fazer: a) reuniões com representantes da comunidade para sensibilização da ideia e levantamento das famílias inicialmente interessadas; b) selecionar uma família para iniciar a montagem da aquaponia demostrativa; c) iniciar a montagem da aquaponia demonstrativa. No segundo mês pretende-se: d) Finalizar a montagem da estrutura da aquaponia demonstrativa; e) Iniciar os cultivos; f) Fazer nova reunião para sensibilização da comunidade no momento do início dos cultivos. Do terceiro mês em diante: g) conduzir o cultivo; e) Realizar biometrias para acompanhar os cultivos; f) fazer reuniões periódicas para mostrar o desenvolvimento dos cultivos; g) Ao final do cultivo realizar um momento de confraternização para mostrar o resultado do cultivo por meio de degustação dos peixes e plantas produzidas.