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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Fomento às Artes Visuais em Acaraú
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
07/11/2022
Previsão de Fim:
20/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
71
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
960
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Suzana Machado Arruda
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Soniamar Zschornack Rodrigues Saraiva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/11/2022 20/12/2024
Suzana Machado Arruda IFCE Coordenador Docente IFCE Não 8 07/11/2022 20/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto de extensão tem por objetivo incentivar o desenvolvimento, a aprendizagem, a compreensão e a difusão das Artes, no âmbito do IFCE, no Campus Acaraú. O foco do projeto é contribuir com políticas culturais voltadas para as Artes Visuais, inclusive no âmbito dos Saberes Tradicionais, desenvolvendo atividades que envolvam tanto o campus Acaraú quanto a cidade de Acaraú e os municípios do seu entorno.
Justificativa
A necessidade de tal projeto nasce de diagnósticos feitos dentro do próprio campus Acaraú com os alunos da instituição. Dentre os alunos do Ensino Médio, através de levantamentos feitos em sala de aula, podemos constatar que muitos tiveram aulas de artes com professores de formações distintas, outros nunca tiveram aulas de artes. Alguns dizem que escolheram determinado curso do IFCE mais voltada para a área de exatas, pois gostavam de desenho e o curso tinha a disciplina de desenho técnico e era o que de mais próximo poderiam ter como aula formal de desenho. Outros alunos demandam constantemente por cursos em diversas linguagens - Teatro, Música, Dança e Artes Visuais. Quando arguidos quanto ao que conhecem, se já praticaram estas linguagens de algum modo, as respostas se resumem a espetáculos da igreja, ao desconhecimento de espaços expositivos, das comunidades do entorno e de seus respectivos saberes tradicionais. A maioria deles nunca entrou em um museu, nunca foi à uma exposição e desconhecem suas múltiplas possibilidades. A dança e a música estão mais próximas de muitos deles tanto de modo informal quanto formal, através sobretudo de escolas de música, orquestras e bandas, sendo a maioria daqueles que tocam algum instrumento - dentre eles violino, flauta transversal, trompete, bateria, violão e ukulele - de grupos do município de Cruz e de Acaraú e ainda assim fazem parte de uma minoria. Alguns alunos demonstram interesse no campo das Artes Visuais e a partir de atividades solicitadas, já se pode constatar que com orientação e estímulo direcionados, poderiam explorar e desenvolver ainda mais seus potenciais. Tem aqueles que mostram seus desenhos com canetas que pediram emprestadas - pois não tem condições de comprar -, desenhos digitais que fazem com o dedo em aplicativos no celular - pois não tem canetas digitais ou tablets adequados para desenho, que suportem o(s) aplicativo(s) que necessitam -, que devolvem desenhos de observação nos quais percebemos a potência das ideias, dos traços, do olhar, mas que carecem de material, técnica, orientação e incentivo. Até mesmo os alunos do nível superior em Física e Biologia do IFCE Acaraú, que começam a dar aulas em escolas da região e que, infelizmente por falta de professores na área, acabam ministrando a disciplina de artes, mostram-se interessados em aprender, discutir, dialogar com o campo das Artes, fazer cursos e formações, aproximaram-se de algum modo tanto para si como para poder melhor compartilhar o conhecimento com os seus alunos. A análise feita dentro do IFCE estende-se certamente ao município e seu entorno. Fomentando as Artes no IFCE campus Acaraú poderemos então iniciar a construção de um novo olhar para as Artes na região, incentivar talentos, pessoas que podem vir a se tornar profissionais da área futuramente ou sensibilizar alunos com potencial para as artes a buscarem e explorarem estes caminhos no campo das Artes nas suas mais diversas linguagens. Os cursos irão se intercalar e podem ser repetidos, abrindo novas turmas a cada semestre ou apenas anualmente, dependendo daqueles pelos quais a comunidade tem demonstrado mais interesse em participar. Essa análise será feita a partir do número de inscrições, da procura por cada curso, pelo retorno que alunos darão durante e ao final de cada curso.
Público Alvo
Pessoas que habitam em Acaraú, Itarema, Cruz, Bela Cruz, Marco e Jijoca de Jericoacoara. Então, habitantes de todos os municípios da Região Geográfica Imediata de Acaraú poderiam ser beneficiados.
Objetivo Geral
Dentre seus objetivos gerais, o projeto visa fortalecer a importância das Artes Visuais no campus Acaraú e na região, propondo ações variadas e complementares direcionadas à melhor compreensão das essências, complexidade e multiplicidade das Artes.
Objetivo Específico
Como objetivos específicos podemos citar a difusão das Artes Visuais, a partir de suas múltiplas possibilidades, por intermédio de cursos, grupos de discussão, palestras, rodas de conversa, promoção de exposições, visitas a espaços de fomento à cultura e às Artes na região e/ou no Estado do Ceará.
Metodologia
Os cursos ou formações serão ofertados como cursos FIC ou cadastrados como ações associados a este projeto. Haverá inscrição e divulgação a cada novo curso/encontro e no caso dos cursos FIC, sei cadastrados via SEI para análise. Os cursos serão teóricos práticos, alguns com carga horária teórica maior e outros com carga horária prática maior. Os cursos irão se intercalar e podem ser repetidos, abrindo novas turmas a cada semestre ou apenas anualmente, dependendo daqueles pelos quais a comunidade venha a demonstrar maior interesse em participar. Essa análise será feita a partir do número de inscrições, da procura por cada curso, pelo retorno que alunos darão durante e ao final de cada curso. Ações: Exposição física de resultados ao final de cada curso e ao final do ano, podendo haver venda de obras caso seja do interesse dos alunos. rodas de conversa visita a exposições perfil no Instagram para exposição digital dos resultados dos cursos e dos artistas da região Curso FIC a serem propostos de múltiplas linguagens: Artes e suas linguagens (que inclui também algumas ações como visita a exposições, diálogos sobre patrimônio material e imaterial da região, diálogo com Artes e Saberes Tradicionais) Oficina de Desenho com lápis, carvão, lápis de cor e giz de cera; Oficina de Gravura em madeira e placa de linóleo; Fotografia Digital; Oficina de Escultura; Cinema: Projeção e discussão de filmes.