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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Vem Integrar
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Gestão Pública
Data de Início:
25/11/2022
Previsão de Fim:
27/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
4000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Edson Vieira de Paula Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Bárbara da Silva Nascimento Colégio Marista de Brasília Integrante Sem vínculo Não 3 25/11/2022 27/11/2023
Ana Tamara Menezes Barros IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2022 27/11/2023
Antonio Jose Pessoa de Alencar IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2022 27/11/2023
Edson Vieira de Paula Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/11/2022 27/11/2023
Elisangela Goncalves Abrantes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2022 27/11/2023
Emilia Alejandra Brandao de Souza IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 20/09/2023 27/11/2023
Felipe Sousa Almeida IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 20/09/2023 27/11/2023
Heidyani Leao de Souza IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2022 04/09/2023
Igor de Moraes Paim IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/11/2022 27/11/2023
Ivam Holanda de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/11/2022 27/11/2023
Milena Mendes da Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2022 27/11/2023
Reinaldo Fontes Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/11/2022 27/11/2023
Roberto Wagner da Silva Gois IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/11/2022 04/09/2023
Samia Paiva de Oliveira Moraes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/11/2022 27/11/2023
Sara Teixeira Guimaraes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2022 27/11/2023
Tercio Victor de Oliveira Leal IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2022 04/09/2023
Thais Lima Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2022 27/11/2023
Vladia de Sousa Ferreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/11/2022 27/11/2023
Yasmim da Silva Dall Olio IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 20/09/2023 27/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Vem Integrar” quer levar conhecimento sobre integridade pública para a sociedade mediante o diálogo, o debate, o apoio, a assessoria, a disseminação e o compartilhamento de informações, de princípios éticos, de valores do serviço público, de normas e leis, da governança pública e da prevenção à corrupção para que, a partir da posse desse conhecimento, cada cidadão sinta-se integrante da construção de um IFCE e uma sociedade mais íntegros e justos.
Justificativa
A iniciativa de efetivar um projeto ocorreu a partir de diálogos com o Centro de Referência em Educação à Distância do IFCE, que mediante a proposta de utilização de inovações tecnológicas digitais voltadas para a educação em gestão pública auxiliou as instâncias de integridade na produção de vídeos educativos e vídeo de divulgação de pesquisa sobre integridade pública. Diante dessas ações, que repercutiram positivamente no IFCE e nos órgãos de controle, as reuniões mensais das instâncias de Integridade do IFCE viram que poderiam contribuir ainda mais com esse tema tão relevante para a boa gerência da coisa pública, com entregas sociais mais eficientes e controle social mais participativo. Nos encontros, os alicerces deste projeto foram construídos com os servidores da nossa instituição e a expertise da Ouvidoria, Departamento de Correição, Comissão de Ética, Coordenadoria de Governança e Auditoria Interna, pautando-se nos fundamentos da integridade, controle interno, transparência, prestação de contas e controle social, refletindo sobre qual é a melhor maneira para ultrapassar as fronteiras geográficas da nossa instituição e alcançar o cidadão em qualquer lugar do Brasil. Acredita-se que o IFCE tem potencial de fomentar a integridade pública interna e externamente, por meio da entrega de conteúdo de qualidade, linguagem simples e fácil compreensão. Neste cerne se acentua a possibilidade de concretização num plano didático pedagógico dos mandamentos normativos inseridos no Decreto 1171 de 22 de Junho de 1994, em especial em seu inciso XVI, o qual prescreve ( in Verbis"): XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura. Bem como a Resolução de número 84 de 07 de Outubro de 2019, a qual prescreve , " in verbis": Art. 19. No campo da comunicação institucional, o IFCE deve garantir transparência mediante procedimentos éticos, linguagem cidadã e ações eficientes. A partir destes pressupostos normativos, considerando ainda que os órgãos de Integridade devem se relacionar de forma dialógica e cooperativa formando um conciso núcleo á bem do bom zelo da coisa pública e disseminação de boas práticas no serviço público se percebeu outrossim a possibilidade de uma maior abrangência do projeto, contemplando também, que não só os órgãos de integridade do IFCE. mas com impactos extramuros, numa proposta de ação extensionista capaz de gerar resultados positivos para a sociedade civil de forma geral, mormente tendo em vista atualmente o grande espectro de abrangência fornecida pelas inovações trazidas pelas tecnologias digitais em educação Justifica-se outrossim a participação de técnicos administrativos em educação (TAEs) na equipe de execução do projeto considerando que todos fazem parte dos órgão que compõem o núcleo de integridade de nossa instituição (IFCE) e na medida em que as ações a serem desenvolvidas e implementadas utilizarão de forma preferencial e prioritariamente as tecnologias digitais inovadoras em educação fornecidas pelo Centro de Referência em Educação à Distância, também de nossa Instituição.
Público Alvo
Qualquer cidadão que tenha interesse em aprimorar conhecimento sobre integridade pública.
Objetivo Geral
Informar, aprimorar, orientar e estimular a cultura da integridade e da governança públicas, além de fomentar uma gestão mais transparente e justa e o controle social mais participativo.
Objetivo Específico
fomentar a participação da sociedade a exercer o controle social; incentivar boas práticas de integridade pública; promover eventos de integridade pública; aprimorar o processo decisório; melhorar o clima organizacional; estimular a cultura da integridade e da governança; evitar a ocorrência de atos de fraudes, atos antiéticos e corrupção; estimular o pensamento crítico e reflexivo sobre ética, integridade pública, transparência, prestação de contas, governança e controle social.
Metodologia
A metodologia a ser utilizada será prioritariamente e preferencialmente digital, com suporte trazido pelo Centro de Referência em Educação à Distância de nossa Instituição (IFCE), através da utilização das inovações tecnológicas em educação, entretanto, sem prejuízo de encontros presenciais, quando for o caso, com o desiderato de aproximar cada vez mais o quadro de servidores, terceirizados, empresas que se relacionam com o nosso órgão através de procedimentos administrativos licitatórios e a comunidade externa em geral com a temática que envolve a integridade inseridos nos 33 campi do IFCE. Num primeiro plano o presente projeto deverá ser apresentado presencialmente, no dia 25/11/2022, num evento promovido por nossa Instituição com parceria da CGU e internamente com a participação do Colégio de Diretores dos campi das 13:00 ás 18:00,voltado aos temas da integridade, Após esse primeiro momento a comunicação e publicização do projeto dar-se-á mediante a divulgação maciça no sítio eletrônico do IFCE, nas redes sociais (Instagram, Facebook, WhatsApp, Twitter) e e-mail, podendo ser expandida para fôlderes e jornais, de acordo com a demanda de inscritos e interesses apresentados; Uma vez realizada a divulgação, será elaborado material educacional em EAD apresentados através de vídeos educativos, cursos de assuntos específicos das temáticas que envolvem os órgãos de integridade de curta duração, priorizando, em especial, nesse momentos as temáticas concernentes a organização normativa legal e a estrutura administrativa dos órgãos que compõem o sistema de integridade; Empós, serão apresentados temas específicos, que se caracterizem de certa forma pela natureza de maior complexidade, decorrendo daí dificuldades de apreensão de conhecimento de temas relacionados a integridade ou conhecimento mínimo em face da ausência ou deficiência de informações de cunho ético u jurídico normativo; Temas que se apresentem mais rotineiros, e que sejam objeto de recorrentes deliberações pelos órgãos de integridade deverão também ser trazidos a baila, com linguagem de fácil compreensão e acesso, principalmente tendo em vista que se trata aqui de um projeto de extensão e a comunidade externo deve ter acesso pleno, tanto sob um ponto de vista tecnológico quanto didático; Num segundo plano, e conforme as necessidade apresentadas ( o que se deverá ser constatado mediante a elaboração de relatórios parciais)i, poder-se-á promover encontros presenciais nos 33 campi, de forma que se realizem debates, rodas e conversas e palestras com o intuito de aproximação e esclarecimentos mais aprofundados coma atemáticas dantes veiculadas de forma virtual; Nesse momento se pretende produzir também cartilhas e materiais instrucionais didáticos pedagógicos tanto por meio físico quanto virtual; A metodologia apresentada para o desenvolvimento e implementação do presente projeto deverá ser aquela participativa permitindo o efetivo protagonismo do público externo, juntamente com a coordenação e equipe de execução do projeto de forma ativa, como co - autores nesse processo, valorizando seus saberes opiniões e práticas em uma interação que desmistifique a ideia dos órgãos de integridade como órgãos de mero caráter repressivo ou punitivo, ao revés, se pretende implementar uma metodologia construtiva e alinhada aos bons princípios que consubstanciam a ética, a transparência, a probidade, a moralidade e a eficiência na administração pública, fomentando também as boas práticas e condutas de governança, tudo a favor de uma sociedade mais justa . igualitária e proba.