Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Aula conjunta: como diferentes ciências debatem gênero na escola?
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Questões de gênero e diversidade sexual
Data de Início:
28/11/2022
Previsão de Fim:
29/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
6
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Sistema acadêmico
Atividades Realizadas:
Apresentação
Encontro
Exposição
Nome do Responsável:
Tatiane Vieira Barros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Marcia Sousa do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Anderson Paiva dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Antonio Mauricelio Teixeira Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Carlos David Uchôa Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Douglas Fabricio da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Emanuele da Conceicao Teixeira Magalhaes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Evely Rakele de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Fabricia Gomes de Castro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Fernando Wellysson de Alencar Sobreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 28/11/2022 29/11/2022
Francisco Diogo de Sousa Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Gelriane Duarte Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Izabel Guia de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Laís Santos Domingos UECE Integrante Sem vínculo Não 6 28/11/2022 29/11/2022
Lauany Firmino Damasceno IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Marcos Rubem Pinheiro Castro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Maria Mikaelly Brandao de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Maria Soláyne de Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Mauricio de Lima Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Osias Luiz da Silva Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Tailane Maria de Sousa Chagas IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Tatiane Vieira Barros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 28/11/2022 29/11/2022
Wiliany Pontes Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/11/2022 29/11/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UECE Itapipoca Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este evento é resultado do trabalho da disciplina de Projeto Social. Que se propõe a ensinar, elaborar e debater um projeto social voltado à temático do curso específico. Neste caso, com a turma da licenciatura de Física do IFCE Campus Itapipoca nossa proposta é pensar uma educação que debate os temas científicos à luz da questão de gênero. O desafio dado aos estudantes é de construir um material didático - uma cartilha - que contenha a história de vida e da atuação na ciência de mulheres da área da Física do Brasil. Ao final, elaborando um plano de aula sobre uma de suas pesquisas.
Justificativa
A ciência é vista de forma hegemônica como algo para homens brancos. No entanto, desconstruir esta perspectiva é um desafio constante e necessário, sendo a docência um caminho para pensar alternativas de como fazer isto. A licenciatura em Física tem em seu currículo pouquíssimas mulheres, não havendo uma discussão de gênero nas ementas ou mesmo momentos para pensar a atuação das mulheres na área. Com a divulgação científica vemos cada vez mais projetos voltados para a visibilidade e iniciação de mulheres e meninas na ciência. Assim a ideia é promover o debate à luz da educação e da diversidade do conhecimento científico, proporcionando aos estudantes espaço para interagir com outros cursos e pensar sobre como este mesmo debate se dá nas outras áreas. Assim, este evento tem como potencial, despertar o interesse pela docência de forma mais crítica e articulada. Sendo um exemplo de atividade em que a curricularização da extensão pode ser aplicada.
Público Alvo
Estudantes das Ciências Sociais da UECE Itapipoca.
Objetivo Geral
Promover o debate sobre a atuação docente no debate científico sobre gênero
Objetivo Específico
- promover o debate entre estudantes da Física e das Ciências Sociais; - despertar o interesse por estratégias metodológicas para o ensino; - elaborar espaço de integração para o diálogo entre ciências; - compreender a importância de incentivar meninas e mulheres ao conhecimento científico.
Metodologia
Então, numa perspectiva de entender a importância de se falar sobre a produção científica de mulheres na ciência, bem como de entender o papel docente no incentivo e iniciação de meninas nas áreas científicas, este evento se propõe como um espaço de debates sobre o tema. Serão realizados duas aulas conjuntas que envolverão estudantes da Licenciatura de Física do IFCE Campus Itapipoca e estudantes das Ciências Sociais da UECE. No primeiro dia haverá discussão de textos propostos pelas professoras das disciplinas. Os texto foram disponibilizados para as turmas e com orientações de leitura e de criação de roteiro de perguntas para suscitar o debate. No segundo encontro, haverá uma aula com convidado, que é professor de Sociologia em uma escola estadual no estado de Minas Gerais e que tem como tema central o debate sobre metodologias e estratégias para debater gênero na escola. Após os dois momentos haverá debate. A ideia principal é promover a interação entre as turmas e os diferentes saberes na perspectiva de provocar questionamentos e debates sobre metodologias e conceitos científicos. Para que a aula ocorra, cada professora convidou e combinou antecipadamente com a turma, foi reservado sala com recursos de data show e internet e ao final será emitido declaração de participação.