Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PSICOLOGIA E SABERES EDUCACIONAIS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
18/11/2019
Previsão de Fim:
31/03/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Poranga
Ararendá
Tamboril
Novo Oriente
Nova Russas
Ipueiras
Ipaporanga
Independência
Crateús
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Paula Cristina Soares Beserra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana Calaca de Paiva Franca IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/11/2019 31/03/2020
Paula Cristina Soares Beserra IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 18/11/2019 31/03/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ FAEC/UECE Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto tem como público alvo profissionais ou futuros profissionais da área da educação do município de Crateús e região. Considerando que uma das principais queixas dos graduandos dos cursos de licenciatura, bem como de docentes, respectivamente, é de que os cursos superiores apresentam muitas teorias e pouca significação de como essas podem ser efetivadas e de que como profissionais da educação tem a necessidade constante de se atualizarem, para obterem melhores respostas no processo de ensino e de aprendizagem nos seus espaços de trabalho, o projeto Psicologia e Saberes Educacionais visa ofertar formação em educação por meio de palestras, rodas de conversa e apresentações de pesquisas, realizadas por estudantes dos diversos cursos de licenciatura do IFCE em escolas de educação básica e espaços pedagógicos afins, que envolvem teorias do desenvolvimento humano, da aprendizagem e da didática.
Justificativa
Deve-se a relevância da práxis pedagógica (relação entre teoria e prática). Em tempos que se exige da educação o desenvolvimento de competências e habilidades, torna-se obsoleto trabalhar nos cursos de formação de professores fundamentações teóricas sem uma efetiva aplicação prática dessas. Ademais é exigido, pela BNCC, desse futuro profissional que na educação básica ele seja um mediador do processo de aprendizagem para que habilidades sejam desenvolvidas nos seus educandos. Esse projeto tem esses intuitos, tanto a práxis pedagógica como a reflexão das ações pedagógicas que poderão contribuir para um maior sucesso na aprendizagem discente, bem como na ação pedagógica desses futuros profissionais.
Público Alvo
Professores da educação básica e acadêmicos de cursos de licenciatura do município de Crateús e região.
Objetivo Geral
Significar a prática pedagógica de profissionais e futuros profissionais que trabalharão direta ou indiretamente com a educação.
Objetivo Específico
 Realizar de mesas redondas sobre temáticas que envolvam a psicologia do desenvolvimento, psicologia da aprendizagem e didática.  Possibilitar a integração entre docentes da educação básica e instituições de ensino superior/graduandos do município de Crateús.  Apresentar os resultados das pesquisas realizadas no decorrer do semestre letivos por estudantes dos cursos de licenciatura da IFCE campus de Crateús que trazem a interface entre teorias psicologia do desenvolvimento, psicologia da aprendizagem e didática e a prática pedagógica.  Realizar mesas redondas com temáticas envolvendo reflexões sobre o ensino e aprendizagem no espaço escolar.
Metodologia
1. Realização de palestras PALESTRAS 1: Palestra: Educação e Afetividade Palestrante: Professor Alexandro Macedo Saraiva Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2000), Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2003), Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é professor assistente classe H da Universidade Estadual do Ceará, vinculado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Crateús - FAEC e possui experiência na área de Psicologia Clínica e Educacional, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Educação e Espiritualidade. Membro do grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/CNPQ). PALESTRA 2: Palestra: Didática e práticas pedagógicas: o fazer da docência. Palestrante: Maria do Socorro Lima Marques França Licenciada em Pedagogia (UECE). Especialista em Gestão Escolar (UECE). Mestre em Educação, na área de Formação de Professores (UECE). Professora da Faculdade de Educação de Crateús, assumindo atualmente o cargo de Direção. PALESTRA 3: Palestra: As interfaces entre a psicanálise e a aprendizagem. Palestrante: Ivanilce Rosa Bezerra Psicóloga pela Universidade Federal de Goiás. Pós-graduada em neuropsicologia pela unichistus Em formação na área de psicanálise pela associação pela escola freudiana de Teresina/Associação de psicanálise piauiense. 2. Realização de mesas rendondas MESA REDONDA 1: Roda de conversa sobre a obra de Paulo Freire: "Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar". Mediadora: Regina Coele Queiroz Fraga (UECE/FAEC). MESA REDONDA 2: Roda de conversa sobre a obra de Paulo Freire: “Pedagogia da Autonomia”. Mediadora: Maria Ivane Sales (professora aposentada UECE/FAEC) 3. Apresentações orais realizadas por estudantes dos cursos de licenciaturas do IFCE.