Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BOA VIAGEM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ceramió
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
01/01/2023
Previsão de Fim:
31/12/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Leonardo Ribeiro de Barros
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alex Cabral de Britto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/01/2023 31/12/2026
Janieyre da Silva Abreu IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/01/2023 31/12/2026
Johnny Rocha Crisostomo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/01/2023 31/12/2026
Leonardo Ribeiro de Barros IFCE Coordenador Docente IFCE Não 10 01/01/2023 31/12/2026
Talita Dantas Pinto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/01/2023 31/12/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto de Extensão "Ceramió" juntas as palavras "Ceará" e "mió" ou "melhor" em uma só. Ela é uma alusão do dizer cearense "cerapió" ou "piocerá" que designa a divisa entre os estados de Ceará e Piauí, uma região muito pobre e desprovida de políticas públicas. Inclusive um rally que acontece na região leva esse nome. A escolha do nome "Ceramió" ressignifica esse termo com conotação negativa em algo positivo. Através de lives semanais e futuras ações de extensão mostraremos o que o Ceará tem de melhor nas áreas da cultura, literatura, inclusão e diversidade.
Justificativa
O Projeto Ceramió propõe-se a atender demandas de ações e produção de materiais diádicos e/ou informativos voltadas à pessoas com deficiência, a comunidade LGBTQIAP+ e outros grupos marginalizados socialmente. Esse projeto inspira-se no Projeto de Extensão Sinalidades, da UFRJ, criado pelo servidor Alex Sandro Lins Ramos. Além disso, com o intuito de fornecer acesso à informação e ciência de qualidade de forma acessível e didática, o projeto visa agregar na formação pedagógica de estudantes e profissionais das diversas áreas do conhecimento no que diz respeito à diversidade e inclusão, além da produção de materiais acessíveis.
Público Alvo
Sociedade civil e acadêmica, em especial àqueles que pertencem a grupos marginalizados como mulheres, pessoas negras, LGBTQIAP+, indígenas e pessoas PCDs.
Objetivo Geral
Apresentar a produção acadêmica, cultural e artística do povo cearense em especial das mulheres, pessoas negras, LGBTQIAP+, indígenas e pessoas PCDs com objetivo de publicizar suas ações e formar parcerias com diversos campi do IFCE e de outras instituições cearenses para promover futuras capacitações e cursos nas áreas da diversidade, cultura e inclusão.
Objetivo Específico
1. Criar um ambiente dialógico de interação interdisciplinar; 2. Produzir materiais didáticos acessíveis; 3. Realizar divulgação científica sobre diversidade e inclusão, e 4. Fortalecer a formação de profissionais e estudante para a temática da diversidade e inclusão.
Metodologia
Aproveitando-se de datas importantes e históricas que abordam as pautas de feminismo, luta antirracista, anticapacitista, de fomento à cultura, às artes e literaturas ceareneses e que tratem de diversidade e orgulho LGBTQIAP+, ofereceremos, a princípio, lives semanais do Youtube de 1h de duração. As lives serão transmitidas através do canal do Youtube do IFCE de Boa Viagem, com 10min de apresentação do mediador, 30 minutos de exposição do palestrante, e 20 minutos de respostas às perguntas dos espectadores. Tais lives objetivam publicizar ações de pessoas cearenses ou de instituições do estado de importância acadêmica ou cultural, nestes segmentos acima mencionados, que necessitam de maior representatividade e visibilidade, destacando o que o povo cearense tem de melhor para mostrar. Essas transmissões contarão com acessibilidade em Libras com a presença de tradutores intérpretes, mediante suporte do NAPNE e COAI. Os integrantes do projeto, que por enquanto conta apenas com professores do IFCE, se reunirão de maneira quinzenal para pensar em convidades que dominem as pautas escolhidas. Uma vez que os palestrantes forem sendo escolhidos e novas parcerias forem sendo estabelecidas com esses professores, artistas, produtores culturais, acadêmicos, teremos maiores condições de ofertar cursos, oficinas, eventos e produção de material didático que possam ser desenvolvidos, em ações multicampi do IFCE ou conjuntamente com outras instituições cearenses. Uma página no Instagram do Projeto será criada também para divulgar os palestrantes e os temas discutidos nas transmissões ao vivo e a publicizar novas ações de extensão. Os comentários das lives e das redes sociais, serão usados para avaliar a receptividade aos temas e também serão abertas oportunidades para que demandas vindas do público possam também ser acolhidas.