Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
FEMATEC: I Feira de Matemática, Artes, Tecnologia e Cência do IFCE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
28/11/2022
Previsão de Fim:
30/11/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Exposição
Feira
Minicurso
Oficina
Palestra
Nome do Responsável:
Kiara Lima Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia Gouveia de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 28/11/2022 30/11/2022
Cleilson de Almeida Júnior IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 28/11/2022 30/11/2022
David Carvalho Simplício IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 28/11/2022 30/11/2022
Fatima Bianca Viana de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 28/11/2022 30/11/2022
Gustavo Brito da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 28/11/2022 30/11/2022
José Rian de Lima Teles IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 28/11/2022 30/11/2022
Joyce Helena Duarte Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 28/11/2022 30/11/2022
Kiara Lima Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 10 28/11/2022 30/11/2022
Luiza Santos Pontello IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 28/11/2022 30/11/2022
Luiz Mariel Oliveira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 28/11/2022 30/11/2022
Paulo Jose Oliveira Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 28/11/2022 30/11/2022
Paulo Thiago Magalhaes Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 28/11/2022 30/11/2022
Simone Cesar da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 28/11/2022 30/11/2022
Suyanne Castelo Branco Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 28/11/2022 30/11/2022
Valderlande Barroso Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 28/11/2022 30/11/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A matemática, artes, tecnologia e ciência desempenham um papel importante e decisivo em nossa sociedade. Torna-se cada vez mais importante a discussão de abordagens metodológicas pelas quais o aluno possa empregar tais conhecimentos nas situações diversas com as quais se depara em seu cotidiano. Por meio do evento “FEMATEC: Feira da Matemática, Artes, Tecnologia e Ciência” pretende-se incentivar novas práticas e pesquisas educacionais e apresentar diferentes contextos interessantes e motivadores aos alunos da educação básica. Com as atividades propostas no evento pretende-se relacionar matemática, artes, tecnologia e ciência com situações do cotidiano, desconstruindo a ideia de que os conteúdos ensinados na escola não são úteis e que são conteúdos abstratos e de difícil compreensão. Portanto o evento “FEMATEC” pretende promover uma articulação mais estreita entre os alunos e professores da educação básica e do IFCE campus Fortaleza por meio da construção de saberes contextualizado e significativo, propiciando uma oportunidade para se relacionar a teoria com a prática.
Justificativa
Os cursos de licenciaturas oferecem a formação docente para estudantes com ensino médio completo ou já graduados para atuarem no ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas em todo território nacional. Essa formação considera a atuação do professor em diversas áreas, bem como sua função social no ensino dos conteúdos. Assim, tornar a matemática, artes, tecnologia e ciência mais próxima do cotidiano é considerar o processo de transposição didática como elemento fundamental para constituição desses saberes alinhados a realidade dos estudantes para garantia dos processos de ensino e aprendizagem com a eficiência necessária aos objetivos educacionais dos ensinos fundamental e médio. O evento aqui proposto considera tal cenário educacional conforme demandas da Base Nacional Comum Curricular, e aspectos da didática e metodologia do ensino da matemática, artes, ciência e tecnologia. Tais assuntos desempenham um papel importante e decisivo no nosso cotidiano. Eles interferem fortemente na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e no desenvolvimento do raciocínio dedutivo do aluno. Diante destes fatos, torna-se cada vez mais importante a escola promover e incentivar práticas pedagógicas com diferentes metodologias para atender a todos os alunos. Assim, acreditamos que a organização de um ambiente que favoreça as discussões de diversos assuntos de matemática, artes, tecnologia e ciência de modo a relacioná-los com o cotidiano do aluno seja muito importante. Sendo assim, o evento “FEMATEC: FEIRA DE MATEMÁTICA, ARTES, TECNOLOGIA E CIÊNCIA” vem ao encontro desta proposta incentivando novas práticas e pesquisas educacionais e apresentar uma tais assuntos de forma interessante e motivadora aos alunos da educação básica.
Público Alvo
Alunos e professores da Educação Básica e do Ensino Superior, demais pessoas interessadas na temática. IFCE campus Caucaia IFCE campus Sobral IFCE campus Canindé ESCOLA MUNICIPAL DE TEMPO INTEGRAL FILGUEIRAS LIMA EEM GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA EEEP JOAQUIM NOGUEIRA
Objetivo Geral
• Realizar o evento “FEMATEC: FEIRA DE MATEMÁTICA, ARTES, TECNOLOGIA E CIÊNCIA”, promovendo articulação entre os alunos e professores da educação básica e do IFCE campus Fortaleza por meio da construção saberes contextualizados e significativos
Objetivo Específico
• Promover o evento no campus Fortaleza, mobilizando estudantes e professores do IFCE e Educação Básica. • Divulgar as ações relacionadas ao ensino da matemática, artes, ciências e tecnologia contextualizando os saberes e significados das áreas. • Oferecer atividades que incentivem o desenvolvimento da pesquisa e formar multiplicadores destas atividades dentro da escola de ensino básico; • Proporcionar aos alunos e professores da Educação Básica o convívio acadêmico; • Contribuir para a aprendizagem de conteúdos e aquisição de competências que estejam em harmonia ao nível cognitivo próprio de cada série; • Apresentar um ambiente diferenciado da sala de aula da escola, com materiais que proporcionem momentos de conhecimento e descontração; • Incentivar o professor do ensino básico a utilizar novas metodologias de ensino; • Proporcionar aos futuros licenciados em Matemática, Artes e Ciências uma efetiva experiência na prática do magistério; • Estreitar relações entre Universidade e Comunidade; • Divulgar os cursos ofertados no IFCE campus Fortaleza junto à sociedade em geral.
Metodologia
O evento será realizado nas dependências. do campus Fortaleza, no dia 29 de novembro de 2022. A montagem dos estandes será no dia 28 de novembro e a desmontagem no dia 30 de novembro. O público alvo será composto de docentes e estudantes da educação básica e ensino superior Serão realizadas atividades em formato de exposição, minicursos, oficinas, bem como jogos e atividades lúdicas. A organização do evento contará com a participação de docentes e estudantes do IFCE campus Fortaleza do curso de licenciatura em matemática, artes, ciências e de cursos superiores na área de tecnologia bem como discentes do ensino médio. As atividades do evento abordarão temas relacionados a Matemática, Artes, Tecnologia e Ciência no cotidiano, bem como seus aspectos pedagógicos no que trata o ensino na educação básica. Já os minicursos e oficinas versam sobre a práticas de sabres desses conteúdos na educação básica. Na exposição teremos estandes, apresentações feitas por estudantes da educação básica, e do ensino superior, abordando temáticas voltadas ao cotidiano. As escolas da rede estadual e municipal serão convidadas para visitação e participação em todas as atividades, contemplando estudantes e professores das unidades educacionais inscritas. Os estudantes do campus Fortaleza de todos os cursos estarão convidados, podendo obter inscrição e acesso livre ao evento. As inscrições são feitas por meio de um formulário online através do link linktr.ee/fematec. Os visitantes da FEMATEC receberão um certificado de 8 horas a partir da confirmação de sua inscrição no credenciamento do evento. Os visitantes podem se inscrever no dia do evento. O planejamento da FEMATEC foi feito pelos alunos do curso de Licenciatura em Matemática e depois recebeu apoio de todos os departamentos do IFCE campus Fortaleza. A divulgação do evento está sendo feito pelas redes sociais, emails, cartazes. Os alunos estão se mobilizando e confeccionando materiais para a ornamentação do evento e produção de materiais para a exposição.