Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Minicurso
Título:
Modelagem computacional aplicada à impressão 3D e Corte a Laser
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Tecnológico
Data de Início:
05/12/2022
Previsão de Fim:
23/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jailson Alves da Nobrega
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexandre Magnum Marques de Lira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 05/12/2022 23/12/2022
Jailson Alves da Nobrega IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 12 05/12/2022 23/12/2022
Joel Carneiro Rosalino Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 05/12/2022 23/12/2022
Maria Rosalia de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 05/12/2022 23/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS - SECRETARIA NACIONAL DA JUVENTUDE - SNJ - Sim Termo de execução descentralizada 23255.007071/2021-80
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso de extensão em Modelagem computacional aplicada à impressão 3D e Corte a Laser tem como objetivo capacitar profissionais para atuar em projetos utilizando as novas tecnologias de impressão 3D e corte a Laser, e também proporcionando a oportunidade de aplicar os conhecimentos para atuar como empreendedor do mercado digital.
Justificativa
A crescente incorporação de tecnologia para o mundo da indústria, tem consequências muito benéficas para as empresas e para o avanço da economia. A busca por profissionais cada vez mais capacitados com as novas tecnologias digitais vem crescendo nos últimos anos. Máquinas e equipamentos modernos exigem cada vez de profissionais com essas expertises. A Impressão 3D e o corte a Laser adquire uma importância considerável. A união dos fatores acima, principalmente relacionados à programação e robótica e a crescente implantação da impressão 3D, pode levar a ser uma profissão com um grande presente e se possível ainda com um futuro melhor.
Público Alvo
Estudantes do ensino médio e superior, profissionais sem formação, egressos, professores e profissionais de áreas diversas, a comunidade, empresários do ramo industrial e comercial, a comunidade residente em Sobral e cidades circunvizinhas, futuros ingressantes do curso e da instituição destinadas a 70% das vagas totais do curso e direcionadas para o público externo.
Objetivo Geral
Capacitar o aluno na modelagem 2D e 3D, utilizando os softwares TINKERCAD e Autodesk INVENTOR, e preparar os modelos para a impressão e gravação e corte a laser.
Objetivo Específico
Qualificar o aluno com capacidade de transformar desenhos de 2D em 3D, utilizando recursos e ferramentas do TINKERCAD e autodesk INVENTOR e adquirindo conhecimentos e habilidades para enriquecer a atuação no mercado de trabalho como projetistas de máquinas de corte a laser, impressoras e escaners 3D. Difundir os conteúdos teóricos e práticos aplicados as novas tecnologias - Promover a disciplinaridade entre os conteúdos abordados e as oportunidades no mercado de trabalho - Estimular a curiosidade da comunidade ao curso e aos conceitos práticos e teóricos da área industrial - incentivar o empreendedorismo digital com as novas oportunidades da área tecnológica
Metodologia
O referido curso visa criar um curso de desenhos (modelagem) tridimensional com aplicação especifica para desenvolvimento de peças utilizando as novas tecnologias de impressão 3D e corte a Laser. A atividade será executada pelo professor responsável e três discentes regularmente matriculado aprovados em edital de projeto a qual possuem conhecimento prático e teórico dessas novas ferramentas tecnológicas. O objetivo do curso é formar novos profissionais capacitados nas área tecnológica descrita anteriormente podendo os mesmos atuarem em empresas que necessitam do suporte desse conhecimento ou estarem atuando como empreendedores. Para atingir esses objetivos, serão utilizadas dois softwares, o TINKERCAD que possui a versão online e o Autodesk INVENTOR que possui a versão offline e o acesso gratuito para professores e alunos e a instituição. O curso será dividido em 6 módulos (introdução, desenhos 2D, desenhos 3D, montagens de peças, desenhos com o Tinkercad e buscas de peças prontas online para impressão) a qual serão abordados todas as ferramentas de desenho para que o aluno tenha uma formação completa ao concluir o curso. Para validar e acompanhar os resultados obtidos, serão feitos avaliações qualitativas diárias através da presença dos alunos e realização das atividades práticas de desenho. Ao final será aplicado um formulário de aprendizado com questionários para validação do curso.