Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso Robótica Open Source
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Tecnológico
Data de Início:
19/12/2022
Previsão de Fim:
23/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
90
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
110
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Russas
Limoeiro do Norte
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Marcello Anderson Ferreira Batista Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiano Lima da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Sim 1 08/12/2022 13/12/2022
Gideao Ferreira de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 08/12/2022 14/12/2022
Izamaro de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Sim 1 08/12/2022 13/12/2022
Júlia Almeida de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 08/12/2022 14/12/2022
Marcello Anderson Ferreira Batista Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 8 08/12/2022 14/12/2022
Rodnei Regis de Melo IFCE Integrante Docente IFCE Sim 1 08/12/2022 13/12/2022
Tiago Natalino de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 8 08/12/2022 14/12/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura Municipal de Tabuleiro do Norte Não
Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte Não
Prefeitura Municipal de Jaguaribe Não
Prefeitura Municipal de Russas Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 44.800,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 34.200,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 10.596,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso Robótica Open Source visa capacitar alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de Escolas Públicas de Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe e Russas, em robótica e programação aplicada, com o uso de metodologias ativas, plataformas open source. A primeira turma deste minicurso será aplicada simultaneamente nas referidas cidades, com turmas escolhidas em parceria pela secretaria de educação destes municípios, de forma presencial e formarão 100 alunos com a aplicação de todo conteúdo nos campi Limoeiro do Norte, Jaguaribe Tabuleiro do Norte e também na Escola de Ensino Fundamental Murilo Serpa em Russas. Vale destacar que, para concentração de todo o material para aplicação do curso, foi criada uma plataforma, como mecanismo agregador de conteúdo, onde está disponibilizado todo nosso material autoral. Basta acessar: robotica.ifce.edu.br. A aplicação se dará por bolsistas de extensão e colaboradores da ação de extensão.
Justificativa
A humanidade sempre foi possuída pelo desejo de desenvolver máquinas que imitem a capacidade do ser humano ou até mesmo que amplie as suas habilidades. Quando essas máquinas foram efetivamente inventadas, o mundo foi transformado (MORAES, 2017). Com o advento dos semicondutores e, consequentemente, da eletrônica e informática, os mecanismos desenvolvidos para fins de ações automatizadas evoluíram e passaram a existir para os mais diversos propósitos, O impacto da robótica reverbera em diversos setores, trazendo novas possibilidades para a medicina, a indústria, a mobilidade, dentre outras, contemplando ainda perspectivas interdisciplinares para educação (GOMES et al, 2010). A robótica no âmbito da educação não é um conceito novo, tendo iniciado por volta da década de 1960, quando seu pioneiro Seymour Papert desenvolvia sua teoria sobre o construcionismo e defendia o uso do computador nas escolas como um recurso que atraía as crianças (GOMES et al, 2010). Nessa área do conhecimento, a interdisciplinaridade permeia na integração de softwares e computadores com conceitos de mecânica, cinemática, automação, hidráulica, inteligência artificial, dentre outros. A aplicação da robótica na educação pode ser um meio viável como facilitadora da aprendizagem, desenvolvimento da cultura learning by doing, interdisciplinaridade e desenvolvimento de projetos integradores. Para tanto, conhecimento de programação, manufatura aditiva, informática, inteligência artificial deverão ser ferramentas constantes no ambiente de ensino. A utilização de sistemas abertos de hardware, plataformas web de programação multi-linguagem, modelagem 3D, simulações digitais, manufatura aditiva são tecnologias inerentes a essa nova linguagem e são também fortemente conectadas ao conceito da Indústria 4.0. É sabido que as desigualdades sociais, centralização de investimentos, dentre outros fatores, afetam diretamente a qualidade de ensino recebido pelos estudantes do Brasil. É necessário o desenvolvimento de ações que possam provocar a equiparação do ensino recebido. Assim, o referido curso atuará na descentralização de recursos educacionais e aplicação de novas tecnologias educacionais a serem atreladas ao ensino médio.
Público Alvo
Alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de Escolas Públicas de Limoeiro do Norte
Objetivo Geral
O presente projeto tem por objeto a disseminação, descentralização, democratização e desenvolvimento da robótica em instituições de ensino fundamental, por meio de um conjunto de ferramentas e materiais de baixo custo e/ou aberto para utilização gratuita via computadores.
Objetivo Específico
• Capacitar toda a equipe de execução do projeto com materiais específicos de treinamento. • Condensar de forma totalmente gratuita, aberta, para quaisquer interessados na difusão da robótica educacional, todo o material gerado por este projeto, dando uma abrangência a quaisquer países de língua portuguesa; • Estimular a metodologia learning by doing nas escolas; • Descentralizar os recursos tecnológicos empregados ao ensino; • Firmar parcerias para a disseminação da formação em robótica educacional;
Metodologia
Dinâmica com uso de robôs para ilustrar movimentos, partes, mecanismos, elétrica e controle em geral. Aula com conceitos históricos da Robótica (4 horas); Tinkercad e programação de Arduino de forma simulada (4 horas); Arduino físico e sua programação. Práticas com circuitos eletrônicos (4 horas); Filme animado sobre robótica e debate sobre o conceito ético da robótica em nossa sociedade (4 horas); Gincana utilizando os conhecimentos adquiridos no curso. Avaliação (4 horas).