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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
LEMBRANÇAS DE INFÂNCIA: VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL AFRODESCENDENTE E INDÍGENA
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Étnico-raciais
Data de Início:
27/11/2019
Previsão de Fim:
27/11/2019
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
7
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de arte e cultura (Proext/IFCE)
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Marco
Itarema
Cruz
Bela Cruz
Acaraú
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Exposição
Apresentação
Palestra
Lançamento
Nome do Responsável:
Cristiane de Sousa Florencio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Brisa Pires Moura Universidade Federal do Ceará-UFC Integrante Sem vínculo Não 3 27/11/2019 27/11/2019
Carliane Sousa Magno Custódio IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 27/11/2019 27/11/2019
Catarina Angelica Antunes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/11/2019 27/11/2019
Cristiane de Sousa Florencio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 27/11/2019 27/11/2019
Elidiane Ferreira Serpa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 27/11/2019 27/11/2019
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/11/2019 27/11/2019
José Artur de Sousa Membro externo do Neabi Integrante Sem vínculo Não 3 27/11/2019 27/11/2019
Maria Ariane dos Santos Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 27/11/2019 27/11/2019
Maria Elisangela de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/11/2019 27/11/2019
Maria Jéssica Paulo Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 27/11/2019 27/11/2019
Maria Leiliane Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 27/11/2019 27/11/2019
Maria Sinaria Rodrigues Catarino IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 27/11/2019 27/11/2019
Rosaline Ferreira de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/11/2019 27/11/2019
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Comunidade indígena Tremembe de Varjota Não
Comunidade Quilombola Córrego dos Ius Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 4.810,79
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A história e a cultura afrodescendente e indígena estão longe de serem temas valorizados pela comunidade em geral, passando a ser unanimidade no contexto brasileiro. Mesmo que estas temáticas tenham ganhado certa visibilidade e impulso por meio do documento legal da Lei 11.645/08 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e Cultura Afro-brasileira e indígena”, sua efetividade continua tendo uma frágil e difícil presença na sociedade brasileira. Não obstante, o empoderamento das histórias e disseminação das culturas dos povos indígenas e afro-brasileiros nas diversas instituições de ensino, principal foco da Lei, ainda se reverbera de forma muito tímida, não sistemática e pouco institucionalizada. Entretanto, o processo de debate sobre o seu papel e importância tem se iniciado por todos os lugares do país, o que não deixa de ser animador e esperançoso. Os espaços educativos, por sua vez, devem ter como uma de suas funções sociais a adequação e articulação do cidadão às suas realidades regionais e históricas, consubstanciadas pela promoção da vida em coletividade, na medida do avanço para a valorização do seu patrimônio cultural. Dessa forma, tematizar essas questões não se restringe puramente ao acesso dessa história cultural dos povos afro-brasileiros e indígenas em si, mas na oportunidade de conhecer um saber reconhecidamente regional e tradicional em nosso estado, que envolve, desde, a culinária, até as manifestações religiosas e artísticas dessa comunidade. Somada a essas questões, o IFCE Campus Acaraú está inserido em uma comunidade marcada por histórias de povos indígenas e quilombolas que vivem lutas recentes pelo direito a Terra, à Educação Escolar Diferenciada, à Saúde, dentre outros direitos. Na região existem povos indígenas da etnia Tremembé, presente nos municípios de Acaraú e Itarema, que habitam atualmente nas áreas indígenas de Tremembé de Queimadas (Acaraú), Córrego João Pereira (Itarema e Acaraú), Corrego das Telhas (Acaraú) e Tremembé de Almofala (Itarema), bem como a presença de Remanescentes de Quilombo na comunidade de Córrego dos Iús, localizada em Acaraú. Assim sendo, este projeto tem a pretensão de compartilhar saberes do patrimônio cultural e histórico dos povos afro-brasileiros e indígenas dos municípios de Itarema e Acaraú no IFCE – Campus Acaraú, de forma reflexiva e com experimentações diversas que despertem memórias afetivas da infância onde estão presentes heranças da cultura afrodescendente e indígena, tal como brincadeiras, brinquedos, sabores e costumes, favorecendo o respeito, valorização e promoção das diversas culturas existentes na região. Para tanto, será compartilhado saberes relacionados especificamente a memórias de infância dos povos afro-brasileiros e indígenas.
Justificativa
A realização do evento proposto possibilitará ao público assistido, o reconhecimento quanto à importância dos povos indígenas para a construção da identidade brasileira e sua influência cultural, e enraizamento de sua herança presentes em nosso dia a dia, como: hábitos, costumes, crenças, vocabulário, culinária dentre outros, além de colaborar com o debate quanto ao desenvolvimento de ações que caminhem para a preservação da história indígena que se ancoram na aprendizagem baseada no respeito e na valorização das diferenças culturais, visando conhecer e valorizar os povos indígenas e sua cultura. Portanto, esse projeto vem reclamar um espaço ainda pouco ocupado no campus Acaraú de empoderamento da cultura negra e indígena, ampliando o acesso do(a)s estudantes a outras possibilidades de interagir com a diversidade cultural e a questões basilares da região.
Público Alvo
Estudantes das escolas de Acaraú e região circunvizinhas Comunidade indígena Tremembe de Varjota Comunidade Quilombola do Corrego dos Iús
Objetivo Geral
Descrever as lembranças da infância e da valorização do patrimônio cultural dos remanescentes indígenas e quilombolas dos municípios de Itarema e Acaraú.
Objetivo Específico
Conhecer o patrimônio histórico e cultural dos remanescentes indígenas e quilombolas dos municípios de Itarema e Acaraú;  Vivenciar os aspectos relacionados à culinária, manifestações religiosas e artísticas dos remanescentes indígenas e quilombolas dos municípios de Itarema e Acaraú.  Promover exposição interativa sobre o acervo histórico cultural dos remanescentes indígenas e quilombolas dos municípios de Itarema e Acaraú, oportunizando o intercambio cultural destas comunidades com o público interno e externo do IFCE/ACARAÚ.
Metodologia
A apresentação e caracterização do projeto evidencia uma escolha por uma metodologia de base qualitativa, ancorado na premissa que as pesquisas qualitativas atendem a questões muito particulares, com nível de realidade que não prever a quantificação. Seu critério não é numérico, e há uma maior preocupação com o aprofundamento e abrangência da compreensão das ações e relações humanas (MINAYO, 2009). Por esse motivo, a característica desse projeto é descritiva, pois fomenta a essência qualitativa de natureza descritiva que possibilita a análise da comunidade, seus traços característicos, descrevendo seus fenômenos, buscando descobrir sua natureza, causas e relações com outros fatos. Desta forma, o projeto é ancorado pelo poder descritivo que pretende expor com rigorosidade os fatos e fenômenos de determinada realidade (TRIVIÑOS, 2013). As etapas do projeto se findaram no período de exploração das questões diretivas, divididas em: 1) Aproximação do patrimônio histórico e cultural dos remanescentes indígenas e quilombolas dos municípios de Itarema e Acaraú; 2) Vivência das questões 4 relacionadas às brincadeiras da infância, culinária, manifestações religiosas e artísticas dos remanescentes indígenas e quilombolas dos municípios de Itarema e Acaraú; e 3) Exposição interativa sobre o acervo histórico cultural dos remanescentes indígenas e quilombolas dos municípios de Itarema e Acaraú. O local de realização do evento será o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus de Acaraú, localizado na região Norte do estado do Ceará integrante da região do Baixo Vale do Acaraú, onde se encontram os municípios de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos. A região tem suas origens marcadas pela herança quilombola e indígenas. Após realização do evento será criado um inventário com os saberes e conhecimentos das tradições e culturas dos povos indígenas e afro brasileiros do município de Acaraú e regiões circunvizinhas como uma forma de ultrapassar os muros do IFCE Campus Acaraú e dar acesso a outros públicos que não tiverem a oportunidade de participar do evento (rede federal, Neabis, alunos da educação básica, dentre outros públicos), bem como contribuir com a conscientização dos alunos do IFCE e de outras instituições de ensino local sobre a importância de conhecer e respeitar nossa ancestralidade.