Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Iniciação à Análise de Discurso: Língua, Sujeito e Ideologia
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Comunicação Estratégica
Data de Início:
16/01/2023
Previsão de Fim:
20/01/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
15
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Samuel Barbosa Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Samuel Barbosa Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 20 16/01/2023 20/01/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Análise de Discurso tem o discurso como objeto teórico, face as diferentes manifestações da língua(gem) que são formuladas, constituídas e estão em circulação no dia a dia dos sujeitos. Em outras palavras, podemos dizer que por meio do discurso surge “o interesse da AD em compreender os mecanismos de produção de sentidos” (SILVA SOBRINHO, 2007, p. 41). Ao destacar o discurso como objeto teórico entendemos que este é um dos complexos sociais abstratos que se materializam na/pela linguagem. Este movimento do discurso se inscreve no simbólico diferentemente e compreende a música, a língua, a arte, entre outras manifestações da linguagem. Nesse aspecto, Orlandi (2015, p. 21) reforça ao dizer que “as relações de linguagem são relações de sujeitos e de sentidos e seus efeitos são múltiplos e variados. Daí a definição de discurso: o discurso é efeito de sentidos entre locutores”. Na Análise de Discurso tudo é político e não existe neutralidade. A percepção do político em nosso estudo é inaugurada ao trazer o funcionamento da ideologia, conforme a compreensão postulada por Michel Pêcheux, para as discussões sobre a linguagem e(m) (dis)curso. Dessa forma, a Análise de Discurso problematiza a evidência de sujeitos e sentidos ao eleger o discurso como objeto de estudo enquanto materialidade da ideologia. Posto isso, compreende-se que sujeitos e sentidos não são transparentes, pois são determinados pelo funcionamento da ideologia. Ao elegermos a teoria da Análise de Discurso Pêcheuxtiana em nosso estudo, “consideramos ter em mãos um caminho teórico e metodológico satisfatório para exercer a crítica discursiva da materialidade pesquisada” (MACÊDO, 2018, p. 29), a partir da relação língua, discurso e ideologia. O engajamento de Michel Pêcheux com a teoria materialista do discurso reflete muito a urgência de querer transformar a sociedade em que vivia, por isso, a Análise de Discurso surge nessa tensão entre a difícil realidade da sua vida material e o seu compromisso, enquanto intelectual e militante, de propor uma leitura da vida que permitisse outra alternativa na realidade material. Ao se aventurar teoricamente na Análise de Discurso, o filósofo se propõe a questionar o óbvio (PÊCHEUX, 1988), a evidência da linguagem e da construção do sujeito, que se materializa na heterogeneidade da produção do discurso ao questionar outras formas de significar através dos diferentes atos de leitura materializados na língua(gem).
Justificativa
O minicurso em Análise de Discurso é proposto considerando a urgência do trabalho com a linguagem, a leitura, a interpretação e a produção de sentidos que são realizados nos diferentes campos do saber acadêmico e não acadêmico. Dessa forma, este evento permite que a sociedade tauaense tenha a oportunidade de construir seu engajamento político-econômico-social através das leituras (interpretações) críticas dos textos que circulam no cotidiano tornando-se indivíduos ativos e, em certa medida, emancipados na construção de suas histórias de vida nas diferentes instituições (igreja, escola, família, ambiente de trabalho, etc.) em que materializam suas práticas sociais.
Público Alvo
Sociedade tauaense
Objetivo Geral
Contribuir com o conhecimento dos fundamentos teórico-metodológicos para a investigação e a exposição em Análise de Discurso nas diferentes formas de leitura dos textos.
Objetivo Específico
Analisar a produção de sentidos dos diferentes textos, por meio da ideologia, e a construção da significação da língua(gem) por/para sujeitos nas relações sociais.
Metodologia
Trata-se de um minicurso com exposição dialogada dos aspectos teórico-metodológicos iniciais da Análise de Discurso. Ademais, este evento possibilitará: 1) curtas oficinas para execução dos participantes inscritos terem a oportunidade de mobilizar suas primeiras análises; 2) mesa-redonda com convidados externos com a exposição de suas pesquisas científicas no campo da Análise de Discurso. O público-alvo será mobilizado através de ampla divulgação através dos canais de comunicação oficiais e/ou parceiros do Instituto Federal do Ceará campus Tauá.