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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
"Vamos jogar?": Um Ambiente de Jogos de Tabuleiro para apoio ao Ensino e Aprendizagem de Mecânicas de Jogos
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
06/02/2023
Previsão de Fim:
03/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andressa Bezerra Ferreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alane Damasceno Moreno IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/02/2023 03/12/2023
Andressa Bezerra Ferreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/02/2023 03/12/2023
Jaqueline da Silva Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 06/02/2023 03/12/2023
Samuel Levi Silva de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/02/2023 03/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Nas instituições de ensino de nível técnico e superior, é cada vez mais comum encontrar alunos de cursos de T.I. justificando seu interesse pela área com frases como “Quando me formar, quero trabalhar com jogos.” Os cursos técnicos e superiores da área, no IFCE Aracati, oferecem diversos suportes para alunos com esse perfil. Habilidades como programação e lógica são estimuladas desde os primeiros semestres dos cursos. No entanto, durante o processo de desenvolvimento de um jogo, é necessário lidar constantemente com atividades que vão além do que é visto em sala de aula. Como exemplo, podemos citar as atividades de raciocínio lógico que servirão para determinar as regras, restrições e objetivos dos jogadores. Ao conjunto dessas atividades, damos o nome de mecânicas de jogo. Para se compreender as diversas mecânicas presentes nos jogos, desde os cotidianos até os de grande produção, o indivíduo deve conhecê-las e ter noção de como cada uma das mecânicas impactam na jogabilidade de tais produtos. Dessa forma torna-se importante o descobrimento das mecânicas e o conhecimento de seus funcionamentos para assim criar jogos mais polidos e agradáveis para seus jogadores. Diante desse contexto, esse projeto de extensão tem como objetivo dar aos estudantes e a comunidade externa a possibilidade de acesso a diversos jogos de tabuleiro, com as mais variadas mecânicas de jogos. Os jogos são de propriedade dos docentes envolvidos neste projeto e ficarão disponíveis no campus Aracati, sob o controle de docentes e discentes cadastrados nesta proposta. Tais jogos poderão ser utilizados pelos estudantes e seus convidados externos, dentro da instituição, em momentos dedicados/agendados e amplamente divulgados para tal atividade. Espera-se, com isso, possibilitar aos alunos e a comunidade em geral, adquirir conhecimentos de mecânicas de jogos, indispensáveis a quem tem interesse pela área de desenvolvimento de jogos. Além de divulgar e atrair jovens da cidade que ainda não conhecem nossa instituição para estar dentro dela, jogando, se divertindo e conhecendo mais sobre nossa infraestrutura e cursos.
Justificativa
A motivação para este projeto está em possibilitar aos alunos e comunidade em geral adquirir conhecimentos indispensáveis a criação de um jogo, e que não estão presentes nas ementas dos cursos acessíveis a eles na cidade. Além disso, busca-se também proporcionar a interação interpessoal e o desenvolvimento das habilidades de comunicação, empatia e o pensamento lógico por meio da proposição de diversos jogos lúdicos e a formação de equipes para trabalhos. Esta fase de criação de laços e aprendizado é demorada e requer tempo, portanto há a necessidade de se executar a ação como projeto. A interação constante é fundamental para, além da capacitação e criação de laços interpessoais, difundir o nome da instituição e do campus na cidade, principalmente com a participação do público externo. Este projeto é uma oportunidade a mais de inserção dos jovens da cidade na instituição para que eles possam também, porventura, se matricular nos cursos oferecidos pelo campus.
Público Alvo
Membros da comunidade local que tenham interesse na área de desenvolvimento de jogos. Nosso foco é prover espaço dentro do campus, para em cada encontro, receber entre 10 a 20 jovens de 16 a 30 anos moradores das regiões centrais da cidade e que podem se deslocar até o campus para participar dos momentos de jogos.
Objetivo Geral
Capacitar os participantes de forma lúdica para o desenvolvimento de mecânicas de jogos.
Objetivo Específico
- Ser capaz de distinguir os tipos e mecânicas dos jogos; - Promover a inclusão e socialização dos estudantes e comunidade externa interessada na área; - Proporcionar conhecimento formal sobre mecânicas de jogos para a criação de novos jogos.
Metodologia
Os primeiros meses do funcionamento do projeto (fev-mar/23) serão dedicados para a publicidade entre a comunidade interna e externa. Esta ação será feita pelos participantes do projeto por meio de redes sociais, tais como instagram, facebook e grupos de whatsapp. A partir de Março de 2023 a Dezembro do mesmo ano serão organizados encontros presenciais quinzenais, com duração estimada entre 4 e 6 horas. Eles ocorrerão dentro do campus, em sala dedicada para o projeto, e terão a presença de um professor monitor para o acompanhamento das atividades, além de dois discentes da área. Os encontros têm por objetivo apresentar novos jogos e mecânicas e fazer uso deles. As atividades realizadas durante um encontro serão, nesta ordem: 1) Ensinar a jogar os jogos disponíveis no dia (cada dia haverá 2 opções de jogos diferentes), 2) Escolher o jogo para ser jogado com os participantes presentes no dia (caso haja um número de participantes maior do que o suportado pelo jogo, serão formadas equipes para que todos consigam jogar), 3) Ao fim das partidas, discutir as mecânicas, gêneros e tipos do jogo ali presente, 4) Discutir quais pontos positivos e negativos do jogo e 5) Propor novas regras e mecânicas para aperfeiçoamento do jogo. Durante esses encontros serão feitas listas de presença e preenchimento de questionários para coleta de dados a respeito das impressões dos participantes acerca dos jogos e suas mecânicas. Os questionários, por sua vez, serão disponibilizados ao fim de cada encontro (sendo 1 questionário por encontro) por meio de email e poderá ser respondido a distância pelos participantes. Tais questionários serão curtos e objetivos (no máximo 5 questões) e seu intuito será captar percepções e sugestões dos participantes. Aos membros externos, serão dedicadas perguntas para captar também as suas percepções sobre o campus e a atividade de jogos ali realizada, com o intuito de buscar compreender se tal tipo de programa de extensão pode vir a captar novos estudantes para nossos cursos.