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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Voleibol
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
27/02/2023
Previsão de Fim:
03/07/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Formas de Avaliação:
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andre Igor Fonteles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Igor Fonteles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 27/02/2023 03/07/2023
Luzinete Larisse Morais Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 27/02/2023 03/07/2023
Miliany Michelly Barreto de Souza IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 27/02/2023 03/07/2023
Symon Tiago Brandao de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/02/2023 03/07/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Voleibol propõe reafirmar a extensão como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, contribuindo na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. O foco dos Institutos Federais (IF) é a promoção da justiça social, da equidade, do desenvolvimento sustentável com vistas a inclusão social, bem como a busca de soluções técnicas e geração de novas tecnologias. Nesse sentindo, criar tecnologias sociais que possam mudar minimante a realidade de um grupo é fundamental para os objetivos dos IF’s. Assim, o projeto voleibol poderá ser uma ferramenta para essa mudança e assim, potencializar a relação esporte e saúde. Na idade escolar, observa-se abandono na prática esportiva em torno de 27,3% entre os jovens de 15 anos e 45,3% entre 16 e 24 anos. Isso pode ser explicado pelo fim da vida escolar e entrada no mundo do trabalho. Apesar dos índices de abandono entre adolescentes e jovens também serem expressivos, é latente a influencia da escola com relação à prática esportiva, portanto, a manutenção do indivíduo nessa prática passa por entender a escola como espaço de promoção e formação esportiva1. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) tiveram grande repercussão ao mostrar que quase metade da população brasileira é sedentária. De acordo com informações coletadas ao longo de 15 anos, 47% das pessoas em idade adulta no Brasil não cumpre a recomendação padrão da OMS da prática de atividade física. O Brasil está entre os mais sedentários do mundo, e o mais sedentário da América Latina 2. Assim, a elaboração de Políticas Públicas nos campos do esporte e do lazer tem sido levada em consideração nos últimos anos, devido ao grande destaque destas temáticas nos contextos social, econômico e político em todo mundo. Entretanto, inúmeros entraves ainda se fazem presentes, no que tange à definição dos princípios norteadores da formulação dessas Políticas Públicas, tornando-se um desafio da atualidade compreender o modo como estas ações são gerenciadas. Outro ponto crucial é a dificuldade de aproximação do subcampo político com o subcampo acadêmico, o que pode gerar ações ineficientes, com impactos sociais muito relevantes3. O voleibol se tornou um dos esportes mais populares no mundo podendo contribuir na saúde social e psicológica dos participantes4, no controle de peso5 e melhora na força muscular6. O projeto pode contribuir de forma significativa no combate a esse cenário negativo de saúde pública e aumentar a relação harmoniosa entre IF e comunidade. Nesse sentido, através da relação voleibol e saúde o projeto pretende atender adolescentes e adulstos do gênero masculino e feminino no sentido de torná-los mais fisicamente ativos e saudáveis. Vale destacar que durante a realização de aulas envolvendo atividades esportivas, não devemos nos concentrar exclusivamente nos aspectos motores, mas primordialmente na aprendizagem de uma convivência harmoniosa, ensinando a importância da cooperação e traçando um caminho que leve à autonomia7. Há um discurso praticamente homogêneo direcionando para uma formação que busque a autonomia, para a qual são salientados valores e condutas de comportamentos como participação, socialização, coeducação, respeito, cooperação, emancipação, igualdade e convivência. Não obstante, sentimos falta de uma melhor estruturação referente aos procedimentos pedagógicos para trabalhar estes temas 8. Assim, a implementação do projeto Voleibol no campus Itapipoca proporcionará aos alunos e sociedade envolvidos contato com realidades concretas numa relação entre esporte e saúde. Além disso, é importante destacar que estratégias de implantação de projetos de exercícios físicos no campus e no universo da comunidade/região de Itapipoca são fundamentais para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.
Justificativa
Considerando o elevado nível de abandono dos esportes após a vida acadêmica e consequentemente, o crescimento do sedentarismo entre adolescentes e adultos, tornam-se necessárias estratégias que possam mudar esse cenário. Nesse sentido, desenvolver ações objetivas e concretas que viabilizem um estilo de vida ativo através da prática regular de exercícios físicos, em especial, o voleibol, de forma orientada é fundamental.
Público Alvo
Adolescentes e adultos pertencentes a Itapipoca e municípios vizinhos.
Objetivo Geral
Desenvolver o voleibol como ferramenta na melhora da saúde.
Objetivo Específico
- Proporcionar a inserção da comunidade ao projeto de exercício físico orientado. - Promover ações educativas incentivando a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Metodologia
As atividades serão realizadas para ambos os gêneros no período da noite (18:30h- 20:00h Segunda Feira). Todas as intervenções serão realizadas na quadra de esportes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)- Campus Itapipoca. A intervenção consistirá de exercícios preparatórios (alongamentos para membros superiores, inferiores, tronco e exercícios calistênicos) e jogos convencionais de voleibol. As atividades específicas serão desenvolvidas pelos professores de Educação Física efetivos do campus Itapipoca e discentes interessados regularmente matriculados na instituição. Os discentes não receberão bolsas. A divulgação para esse recrutamento será feita pelas redes sociais do campus. Público Alvo Participarão do projeto, adolescentes e adultos de ambos os gêneros >17 anos de idade. O recrutamento inicial será realizado através do site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, rádio comunitária e redes sociais. As inscrições serão realizadas via link, a saber: https://forms.gle/EqvAWr52B2pj5pTc7 As inscrições serão finalizadas quando atingirem o número máximo de participantes (n=30). Instrumentos Medidas antropométricas A classificação da massa corporal será realizada através do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) que resulta da razão entre o peso e o quadrado da altura dos indivíduos participantes. O peso dos indivíduos será medido em uma balança mecânica para pesagem de humanos (Filizola S.A., São Paulo, Brasil). As medidas de circunferência abdominal e de quadril serão obtidas utilizando uma fita métrica flexível comum. Todos os indivíduos terão o peso e a altura medidos com o mínimo de roupas possível e descalços, na forma recomendada. Como medidas antropométricas utilizaremos: peso, altura e medidas de perímetros corporais. Todas as medições serão realizadas pelo mesmo observador. Percepção subjetiva de esforço (PSE) A percepção subjetiva de esforço será avaliada pela escala de PSE que varia de 6 a 20 de Borg. A PSE é definida como habilidade de detectar e interpretar sensações orgânicas durante a realização de exercício físico. O esforço será percebido de acordo com a intensidade subjetiva de cada indivíduo. Escala de sensação/ Valência Afetiva A Escala de Valência Afetiva (VA) é uma escala bipolar de 11 pontos, variando de +5 ou -5, usada para medir o afeto básico (prazer/desprazer) durante o exercício. A escala apresenta as seguintes âncoras verbais: -5 = muito ruim; -3 = ruim; -1 = razoavelmente ruim; 0 = neutro; 1 = razoavelmente bom; 3 = bom; 5 = muito bom. A escala de afeto será administrada ao final de cada intervenção com o voleibol. Os participantes serão questoinados para indicar a sua sensação de prazer e desprazer nessas intervenções. REFERÊNCIAS 1. Ministério do esporte. Diagnóstico Nacional Do Esporte.; 2015. 2. Guthold R, Stevens GA, Riley LM, Bull FC. Worldwide trends in insufficient physical activity from 2001 to 2016 : a pooled analysis of 358 population-based surveys with 1 · 9 million participants. Lancet Glob Heal. 2018;6(10):1077-1086. doi:10.1016/S2214-109X(18)30357-7 3. Tavares GH, Schwartz GM. Políticas públicas de esporte e lazer no brasil e em portugal : a gestão do conhecimento em foco. Rev Educ Fís/UEM. 2014;25(4):555-565. doi:10.4025/reveducfis.v25i4.22533 4. Suh YI, Kim J, Lee S, Han S, Park SH. A qualitative investigation of leisure benefits for social and psychological health among international volleyball players living in South Korea. Int J Qual Stud Health Well-being. 2022;17(1). doi:10.1080/17482631.2022.2131216 5. Liu J. Relationship between Volleyball Sports Nutrition Food and Sports Athletes’ Training and Physical Health Based on Medical Image Recognition. Comput Math Methods Med. Published online 2021. doi:10.1155/2021/2214359 6. Villalon-Gasch L, Penichet-Tomas A, Sebastia-Amat S, Pueo B, Jimenez-Olmedo JM. Postactivation performance enhancement (Pape) increases vertical jump in elite female volleyball players. Int J Environ Res Public Health. 2022;19(1). doi:10.3390/ijerph19010462 7. Santana WC de. Pedagogia Do Esporte Na Infância e Complexidade.; 2005. 8. Barroso ALR, Darido SC. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: Conceitual, procedimental e atitudinal. R da Educ Física/UEM. 2009;20(2):281-289. doi:10.4025/reveducfis.v20i2.3884