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Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Escola de Educação Popular: Tecendo Saberes e Incidindo nas Políticas Públicas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Rural e Questão Agrária
Data de Início:
19/06/2023
Previsão de Fim:
19/10/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Piquet Carneiro
Iguatu
Catarina
Acopiara
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Matias Romario Pinheiro dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Davidson Alves Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/06/2023 19/07/2023
Jose Carlos Correia Lima da Silva Filho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/07/2023 19/07/2023
Matias Romario Pinheiro dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/06/2023 19/07/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Escola de Educação Popular: Tecendo Saberes e Incidindo nas Políticas Públicas” é voltado para formação, sensibilização e mobilização social, que tem como perspectiva articular e capacitar diversos atores sociais no desenvolvimento de ações, que visem o fortalecimento da Rede de Educadores e Educadoras do Centro Sul, cujo os sujeitos serão multiplicadores de conhecimento. Trata-se de oferecer aos beneficiados formação popular e digital, com a pedagogia da alternância (tempo escola e tempo comunidade) com as seguintes atividades: Escola Popular de Formação em seis módulos: 1. educação popular e trabalho de base, 2. comunicação popular e inclusão digital, 3. políticas públicas e defesa dos direitos sociais, 4. mobilização social e incidência política, 5. processo sócio histórico do semiárido brasileiro, 6. educação ambiental e bem viver, 04 círculos de culturas, 06 rodas de conversas comunitárias, 04 oficinas sobre Plano de Desenvolvimento Local Sustentável e Solidário - PDLS, 01 implementação de convivência com o semiárido, produção e distribuição de 40 mudas nativas, produção e divulgação 06 episódios de podcast. e ainda, 06 apresentações artísticas-culturais a partir do método do teatro do oprimido. A fim de dinamizar os processos formativos e fomentar a constituição de novas lideranças na região centro sul, como perspectiva de continuidade, aprofundamento e diálogo entre teoria e prática dos processos realizados. O referido projeto oferecerá formação de até 40 educadores diretos, jovens, mulheres, agentes de pastorais, e agricultores/as, utilizando como ferramentas de execução a educação popular, comunicação e inclusão digital, sendo espaço de partilha e construção dos saberes e de fortalecimento da Rede de Educadores e Educadoras.
Justificativa
A Diocese de Iguatu está localizada no sertão cearense e todo o seu território pertence à região Semiárida. A região, além das condições climáticas a que está exposta (secas consecutivas e alguns anos com enchentes), têm seus índices abaixo dos dados estaduais e nacionais. O IDH do centro sul equivale a 0,61, abaixo do IDH do estado do Ceará que tem um índice de 0,68 (fonte SEBRAE 2013). Em 2010, a renda per capta de até 1 ⁄ 2 salário mínimo, era 60,25% da população, apenas 17, 04% da população em 2010, tinha acesso ao saneamento e com analfabetismo de 29,32% (fonte Seplag 2015). Adicionado a isso, ressaltamos os diversos problemas causados pela conjuntura política e pandêmica, as famílias foram impactadas diretamente pela COVID 19, milhares de mortes devido ao atraso e escassez das vacinas, adoecimento mental devido ao isolamento e falta de atendimento especializado, além do aumento exorbitante do desemprego e da fome até os dias atuais. Dado ao isolamento e distanciamento social, houveram aumentos consideráveis nos casos de feminicídios e suicídios, no ano de 2021 os casos de suicídios no Ceará foram de 673 mortes (fonte Sistema de Informações sobre Mortalidade), e 7.568 casos de violência contra a mulher em todo o estado do Ceará no primeiro semestre de 2022 (fonte SSPDS-CE). Os dados revelam uma população que tem seus direitos básicos negados. Nas comunidades rurais e periféricas, todos os serviços de responsabilidade dos governos, funcionam precariamente: saúde, educação, moradia, emprego e renda. Essa situação de pobreza e miséria presente nas comunidades é agravada pela concentração da terra nas mãos de poucos e a falta de acesso a água em abundância e de qualidade, tanto para o consumo como para a produção na agricultura familiar. As ações propostas no projeto têm uma grande relevância para o território da diocese de Iguatu, pois contribuirá na ampliação da resistência e o “Encantar a Política” nas comunidades, no fortalecimento das experiências e inciativas locais dos processos formativos de implementação de tecnologias socias de convivência com o semiárido, articulando, educadores, lideranças, comunidades e associações a produzir, trocar e replicar conhecimentos. Promover a sensibilização e reflexão das temáticas propostas a serem trabalhadas garantindo um maior fortalecimento da educação popular, através da rede de educadores e educadoras, suscitar novas lideranças possibilitando a atuação dos sujeitos junto as comunidades, pastorais e movimento sociais. Motivando aos envolvidos diretos e indiretos a construir estratégias e metodologias para incidir nas políticas públicas
Público Alvo
Comunidade rural de cidades vizinhas a Acopiara. O foco é levar o projeto às comunidades rurais de Acopiara, Piquet Carneiro, Iguatu, etc. O objetivo são as comunidades rurais da região centro-sul cearense
Objetivo Geral
Contribuir com a formação de Educadores e Educadoras Populares da região do Centro-Sul cearense, com foco específico em Acopiara, Iguatu, Piquet Carneiro e suas localidades vizinhas.
Objetivo Específico
Capacitar jovens, agricultores(as), mulheres, lideranças comunitárias, pastorais e multiplicadores(as) de conhecimento, visando fortalecer estratégias sociais de defesa de direitos. O programa de capacitação terá capacidade para até 40 participantes, proporcionando-lhes habilidades e conhecimentos necessários. Estabelecer uma Rede de Educadores(as) Populares do Centro-Sul, com o objetivo de compartilhar conteúdos e experiências bem-sucedidas nos âmbitos comunitário e territorial. Essa rede irá promover a disseminação de práticas e conhecimentos relevantes, contribuindo para o fortalecimento das ações de transformação social na região.
Metodologia
O processo metodológico a ser desenvolvido com os sujeitos no decorrer da execução do projeto, trabalhará com ênfase na educação popular, priorizando os aspectos da teoria associada à prática, primando pelo conhecimento prévio dos sujeitos, pela ampla participação das diversas lideranças que compõem as comunidades, e que serão beneficiadas indiretamente. O envolvimento com a comunidade justifica-se pelo fato de que, os sujeitos beneficiados pelo projeto serão dos grupos/comunidades acompanhadas e atingidos pela ação da Cáritas Diocesana, e que ,desenvolvam algum tipo de atividade de fortalecimento local, as associações comunitárias, pastorais sociais, que tem se constituído como importantes parceiras na realização das ações. Os participantes da escola de formação serão articulados junto às comunidades e grupos acompanhados, pastorais sociais e associações comunitárias localizadas no território da Diocese de Iguatu. Os métodos formativos valorizarão os conhecimentos e saberes dos sujeitos, sobre as temáticas a serem abordadas. Trabalhará com elementos da pedagogia da alternância: o Tempo Escola - processos formativos presenciais sequenciados em 6 módulos, alternado com o Tempo Comunidade que serão as práticas e atividades no contexto local, buscando a interação do aprendizado dos sujeitos beneficiados nos módulos com o que eles vivenciam em suas comunidades e grupos, promovendo de modo constante troca de conhecimentos entre os participantes, que possibilite analisar vários aspectos da realidade, a fim de torná-los o mais participativo possível. Serão elaborados subsídios com base nos temas norteadores dos processos de formação, materiais didáticos que facilitem a compreensão dos conteúdos, ligados aos métodos pedagógicos propostos para a replicação nas bases. Utilizando como ferramentas o diálogo, a leitura, dinâmicas de grupos, vivências e também jogos teatrais do Teatro do Oprimido. Serão utilizados também instrumentos pedagógicos, audiovisuais que se articulam e complementam nas várias dimensões formativas, oportunizando aos sujeitos o estudo e reflexão acerca da prática, aprofundando os saberes teóricos. As atividades do Tempo Comunidade serão organizadas de acordo com as possibilidades locais, procurando sempre contar com o maior envolvimento possível das pessoas beneficiadas, serão realizados: as rodas de conversas, círculos de cultura com teatro do oprimido, implementações de Plano de Desenvolvimento Local Sustentável e uma tecnologia social familiar