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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Vem Dançar Sobral
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Dança
Data de Início:
28/02/2023
Previsão de Fim:
14/08/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Meruoca
Massapê
Forquilha
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anderson Douglas Freitas Pedrosa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Douglas Freitas Pedrosa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/02/2023 14/08/2023
Glhazyanno Linhares Braga UFC Integrante Sem vínculo Não 4 28/02/2023 29/06/2023
José Aureliano Amancio Feijão Sem Instituição (Membro da Comunidade) Integrante Sem vínculo Não 4 28/02/2023 29/06/2023
Kedma Arruda Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/02/2023 29/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em 2019, o projeto "Vem Dançar" foi implementado pelo docente Felipe Araújo no campus Sobral se destacando pela alta procura de membros externos ao Campus. Após a pandemia, o projeto retorna para mais uma turma tendo a minha participação, Anderson Pedrosa, na condição de aluno. Perto do término do das aulas, o professor Felipe tendo sucesso em seu processo de remoção me faz a proposta de eu conduzir o projeto. Para a efetivação da continuidade do projeto foi imprescindível o apoio dos nossos 3 colaboradores, Aureliano, Kedma e Glhazyanno, que foram alunos da primeira turma e que continuaram frequentando assiduamente as aulas ministradas pelo professor Felipe nas outras turmas na condição de monitores onde adquiriram desenvoltura tanto na dança como na prática de ensinar. Dei início a uma nova turma no segundo semestre de 2022. Ao final, a equipe saiu satisfeita do trabalho realizado e os colaboradores ainda se sentem motivados a abrir uma nova turma. Para a nova turma teremos um formulário de inscrição com mais itens a fim de que seja feita uma pesquisa com mais detalhes dos nossos alunos e ao final será realizada uma nova consulta para que tenhamos dados para possíveis publicações. Nessa turma, decidimos ensinar forró pé de serra e eletrônico.
Justificativa
Os Benefícios para o público do município e/ou região: - Promoção de qualidade de vida através da dança; Há muitos benefícios causados pela prática da dança, como melhoras na capacidade motora, postura, condicionamento físico e aumento da autoestima. Essa atividade prazerosa e divertida, causa também o bem-estar físico e mental. (http://portal.metodista.br) - Promoção do conhecimento do forró (quebra de preconceitos e paradigmas); O cantor Tato fala: "Quando começamos, esse forró de zabumba, triângulo e sanfona era muito regional, segmentado e até relacionado à classe social, o que é um absurdo. Até hoje, em propaganda política, por exemplo, quando a pessoa vai começar a falar do trabalhador, colocam de fundo um forró. Então, existe uma leitura errônea de que o forró é feito para as classes mais baixas, quando, na verdade, ele é feito para todos!", afirmou. https://www.otempo.com.br/diversao/tato-do-falamansa-diz-que-forro-ainda-sofre-preconceito-no-pais-1.2432890. Nosso projeto fundamenta a visão de Tato e além disso oportunizou que que pessoas de diferentes níveis educacionais procuram aprender a dançar forró. O projeto se mostrou importante para a sociedade pela quebra de paradigmas como "homem não dança", só dança forró quem bebe álcool, são trabalhados na fala durante o projeto. Outro benefício para a sociedade é que pregamos a cultura do respeito, "não é não". Por outro lado a alta procura da comunidade externa (com predomínio sob a comunidade interna) justifica a renovação do projeto. Destaco ainda como pontos positivos pelo sentido da extensão. - Engajamento da equipe; Destaco esse ponto com imprescindível pela manutenção e sucesso do projeto. - Promoção de qualidade de vida; Esse ponto tem embasamento pessoal e pelos relatos dos alunos. - Promoção do conhecimento do forró (quebra de paradigmas); Importante para a nossa sociedade e cultura.
Público Alvo
Pessoas com 18 anos de idade ou mais aptas a prática da dança.
Objetivo Geral
Divulgar a cultura da dança como meio de melhoria da qualidade de vida.
Objetivo Específico
Ensinar as bases da dança de forró para que os alunos dancem a 3 (Dama, cavalheiro e música).
Metodologia
Antes de submeter esta proposta, a equipe já se reuniu no dia 11 de janeiro de 2023 para delimitar datas e horários. A divulgação será por meio do Instagram do projeto @vemdançarifcesobral, pelo apoio do setor de comunicação que dará visibilidade nas redes sociais oficiais. Planejamento: semanalmente a equipe se reunirá para alinhar o que será mais conveniente tratar nas aulas da semana seguinte, essa reunião é feita de forma virtual. As inscrições são por meio de formulário eletrônico com classificação por ordem de inscrição. Além das aulas, faremos o que chamamos de aulas práticas. Essas acontecem concomitantemente à feira de artesanato local que acontece às quintas-feiras na praça do teatro São João. Por meio da camisa que identifica o projeto e o IFCE acreditamos no potencial de divulgação do nosso Campus. É comum as pessoas se aproximarem e pedirem maiores informações com o intuito de participar. O grupo já participou de eventos culturais locais promovidos pela prefeitura de Sobral e fica atento aos movimentos culturais que podem acontecer na região. A ação é avaliada por todos, alunos e instrutores. Durante a realização do projeto pelo feedback dos participantes. Para isso temos um grupo no WhatsApp onde existe a comunicação fora do horário das aulas. As declarações dos alunos influencia nosso plano de ação para as aulas subsequentes. A execução das aulas será feita pelos membros da equipe com revezamento do protagonismo da fala/condução. Em um determinado momento da aula a turma será dividida entre a equipe executora para uma melhor orientação. A avaliação é feita a cada aula por meio das apresentações feitas ao final da aula sendo o planejamento das aulas seguintes orientados por essa apresentação.