Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto de Integração Vivadança
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Dança
Data de Início:
14/04/2023
Previsão de Fim:
31/08/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Formas de Avaliação:
Reunião
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Mala direta
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Thaidys da Conceicao Lima do Monte
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Abdias Souto Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 10 14/04/2023 10/08/2023
Thaidys da Conceicao Lima do Monte IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/04/2023 10/08/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.400,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Com base na importância da dança de salão para a saúde física e mental dos idosos, e com o isolamento do idoso, com o aparecimento constante de novas doenças físicas e com o aumento da depressão, a dança de salão vem como um aliado prazeroso, pois, soma idade com a dança. O objetivo deste projeto é verificar como a dança influencia no corpo e mente dos idosos, trazendo a eles um bem estar conquistado com muita alegria e dedicação. “A dança como forma de expressão e comunicação, estimula as capacidades humanas e pode ser incorporada à linguagem oral, por exemplo. Assim como as palavras são formadas por letras, os movimentos são formados por elementos, a expressão estimula e desenvolve as atividades psíquicas de acordo com os seus conteúdos e forma de ser vivida, tanto quanto a palavra.” (LABAN, 1990). Reconhece-se que a dança, assim como qualquer outra área artística, é fundamental para a sociedade, principalmente, no que diz respeito ao âmbito educacional. Nesse sentido, a dança na educação cumpre um papel social, cultural e político primordial, colaborando para construção de indivíduos críticos, isto é, que questionam o meio em que vivem por meio da comunicação estética. Por isso, é importante considerarmos que a arte da dança estabelece uma relação que vai além de um simples liberar de emoções, ela envolve também o cognitivo e o físico, aflorando e despertando para novas descobertas que estão relacionadas ao contexto social ao qual o indivíduo está inserido. Este corpo que dança torna-se uma fonte de conhecimento que faz com que o mundo seja compreendido de outro modo, pois a aprendizagem vai além de palavras, ela também se dá através de movimentos e imagens (MARQUES, 2007). Para o pagamento da bolsa do monitor envolvido no projeto Vivadança, será utilizado recurso financeiro do Empenho 2021NE000030 Fonte: 8188 000 000 Rubrica: PTRES 196814 / ND 339018.01 / UGR 000323 / Plano Interno L20RLP0100N Valor R$ 64.000,00 Processo 23263.001846/2021-12 e As folhas de pagamento atreladas aos empenhos 2021NE000030 são vinculadas por fomento de emenda parlamentar e o Projeto Vivadança faz parte do Programa Educação, Arte e Ciência para o Desenvolvimento Sustentável.
Justificativa
O projeto Vivadança através da prática, vivência e experimentação da dança de salão , traz diversos benefícios para saúde psicológica e corporal, e é ideal para todas as idades. doenças como depressão. Não é novidade que a dança traz muitos benefícios a todos, mas aos idosos esses benefícios podem ser ainda maiores, e a modalidade se encaixa perfeitamente às necessidades e condições dessa idade. A dança quebra as barreiras do preconceito e torna as pessoas mais confiantes, não apenas no ambiente dos ensaios, mas na sociedade em geral. Ao perceber que pode usar o corpo como ferramenta de comunicação, o dançarino passa a entender que não existem diferenças que possam separá-lo ou isolá-lo da sociedade . Nesse sentido, esse projeto se justifica no sentido de oportunizar uma integração social e afetiva entre gerações, através de oficinas de dança de salão, o que irá oportunizar uma troca de experiências e vivências importantes para o crescimento coletivo de todos os envolvidos.
Público Alvo
Idosos e adultos do município de Canindé
Objetivo Geral
Oportunizar uma integração entre alunos do IFCE campus Canindé e idosos e adultos do município de Canindé através de oficinas de dança de salão com uma diversidade de ritmos
Objetivo Específico
- Trazer um olhar para as mudanças psicossociais que surgem na terceira idade, e como a Dança de Salão poderá auxiliá-los com tais mudanças, pois esta atividade proporcionará o lazer, participação, autoestima e socialização. - Propiciar aspectos, que auxiliam os processos de desenvolvimento cognitivo, sócio afetivo e psíquico, sendo realizadas como uma forma de prevenção, manutenção, reabilitação e recreação, fazendo-os reconhecer e respeitar suas limitações pessoais, dando-lhes uma nova visão de imagem corporal e de autoestima. - Oferecer oficinas de dança de salão para idosos e adultos incentivando a integração entre todos os envolvidos
Metodologia
O projeto terá uma metodologia pautada em oficinas de dança de salão que serão ofertadas tanto no espaço do IFCE campus Canindé quanto em escolas da rede municipal e praças, com aulas que utilizam os passo básicos específicos do ritmo, com breves explicações sobre características específicas do ritmo ensinado 3. Desenvolvimento da aula de forma prática, assemelhando-se a um baile com pequenas pausas no decorrer para explicações necessárias. A aula terá duração de 55 minutos, duas vezes por semana, podendo ser formado varias turmas dependendo da demanda. O projeto pode ser executado nos espaços de integração social, nas escolas, nos lares de idosos e espaços públicos, tendo como público alvo funcionários públicos e terceira Idade. 1o periodo Bolero e Forró 2o periodo Gafieira e Forró 3o periodo Soltinho e Forró 4o periodo Samba e Forró Para a avaliação, usaremos um processo contínuo de observação da participação e evolução nos aspectos motores, sociais e afetivos, através de questionários, roda de diálogo e reflexões sobre as vivências nas aulas.