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Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Mandala: práticas sustentáveis como ferramenta de educação ambiental
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
06/03/2023
Previsão de Fim:
27/03/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
300
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
São Gonçalo do Amarante
Itapipoca
Tururu
São Luís do Curu
Umirim
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Samia Paiva de Oliveira Moraes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Jose Lucio Nascimento Nunes Filho IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 06/03/2023 04/03/2024
Marcilio Costa Teixeira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/03/2023 04/03/2024
Mariana Baraldi Silva Silvino IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/08/2023 04/03/2024
Samia Paiva de Oliveira Moraes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/03/2023 27/03/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A horta mandala possibilita um sistema de produção sustentável que visa à proteção ambiental, fornecendo um excelente modelo de agrofloresta. Além do caráter conservacionista e restaurador da horta mandala, ela proporciona a transformação do ambiente, produção diversificada e concentrada de alimentos. O objetivo deste projeto é instalar uma horta mandala com plantas medicinais e temperos no Campus Umirim, utilizando-a como ferramenta didática e pedagógica nas aulas, além de incentivar os alunos a buscarem informações, soluções e a encontrar relação com os componentes como impacto ambiental, gestão ambiental, gerenciamento de resíduos sólidos, a química, ecologia, hidrologia/hidráulica, física, desenho técnico, sistemas integrados de produção, dentre outros. Por fim, objetiva-se ainda a produção de cartilha técnica a ser distribuída e divulgada aos agricultores da região e adjacências.
Justificativa
No contexto de produção agrícola atual, praticar a agricultura sustentável é proteger os recursos naturais: solo, água, ar e florestas, focando especialmente nas três atividades básicas, englobadas na conservação desses elementos – manutenção, preservação e restauração ou recuperação. De modo geral, a agricultura sustentável é uma evolução do atual modelo de produção agrícola, sendo possível que a agricultura alternativa esteja mais próxima das situações sustentáveis. Mas isto não quer dizer que as vertentes alternativas possam substituir, em curto prazo, o papel da agricultura convencional no tocante ao volume de produção. Sugerem-se então soluções intermediárias aliando vantagens do sistema alternativo e convencional. A agricultura familiar e um conjunto de práticas e regras produtivas mais racionais, como a diminuição de insumos industriais e utilização de insumos biológicos e sistemas integrados de produção, constitui um novo padrão de sustentabilidade mais tangível. Nesse sentido, o local adequado para promover e desenvolver aprendizagens voltadas para a formação de atitudes preservadoras do meio ambiente é a escola. As disciplinas escolares são os recursos didáticos, através dos quais os conhecimentos científicos são colocados ao alcance dos alunos. Aliado a isso, o desenvolvimento de projetos que visam à conscientização da preservação ambiental pode representar possibilidades de ferramentas de aprendizagem para a escola como um todo, especialmente, para trabalhar numa perspectiva interdisciplinar. A Horta Didática inserida no ambiente escolar é um laboratório vivo que possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas em educação ambiental, não devendo apenas ficar restrita ao processo de produção de alimentos, mas sendo trabalhada como um processo pedagógico (Ramos et al., 2009). O campus Umirim, antes denominado de Escola Agrotécnica de Umirim, conta com uma área construída de 3.587 m2 em uma área total de 50 hectares. O campus conta com unidades de produção vegetal e animal em funcionamento, o que facilita a implantação de projetos de produção que atendam às demandas de pesquisa e extensão do campus e à comunidade de um modo geral. Assim, a instalação da horta mandala no campus se constitui mais uma ferramenta de integração dos alunos e das atividades desenvolvida pelo campus na região.
Público Alvo
Produtores rurais e comunidade residente da cidade de Umirim e adjacências, profissionais da área e demais interessados no assunto.
Objetivo Geral
Instalar uma horta mandala com plantas medicinais e para tempero no IFCE - Campus Umirim.
Objetivo Específico
Implantar um sistema de produção sustentável no estilo mandala com plantas de uso medicinal e tempero; Realizar aulas práticas com os estudantes abordando aspectos relacionados ao plantio, manejo e colheita das espécies; Abrir o sistema mandala para visitação técnica a profissionais da área e outros estudantes da região; Trabalhar com os estudantes a resolução de problemas através de metodologias ativas e práticas; Elaborar cartilha educativa com informações para implantação de hortas mandalas a ser distribuída para produtores e população da região, visando a multiplicação do conhecimento; Divulgar os resultados do projeto em eventos, congressos e revistas da área.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em Umirim, que está inserida no Território da Cidadania dos Vales do Curu e Aracatiaçu, situado no norte do estado do Ceará. Este Território abrange uma área de 12.143,70 Km² e é composto por 18 municípios (Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Itarema, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama), totalizando uma população de 571.045 habitantes, dos quais 259.456 vivem na área rural, o que corresponde a 45,44% do total; possui 30.701 agricultores familiares, 3.527 famílias assentadas, 2 comunidades quilombolas e 3 terras indígenas; apresentando Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio de 0,63. A horta será implementada nas instalações do IFCE Campus Umirim, que já conta com estrutura previamente preparada para tal fim. Os canteiros serão preparados com composto orgânico e esterco e posteriormente utilizados para plantio de espécies medicinais selecionadas de acordo com a aceitação da região. As espécies serão cultivadas com mudas e sementes selecionadas, respeitando os espaçamentos de acordo com a necessidade de cada espécie. O sistema de irrigação utilizado será o de aspersão circular, com água proveniente do tanque central e será priorizado o controle alternativo de pragas e doenças, uma vez que o uso de produtos químicos não é recomendado para cultivo de espécies medicinais – justificado pela ausência de produtos registrados para estas espécies e pelas alterações que tais produtos podem ocasionar nos princípios ativos das plantas. Em relação aos aspectos educacionais, nos apoiaremos na proposta da pedagogia de projetos. Essa proposta educativa promove a aventura intelectual e a concepção construtivista para atingir os objetivos, proporcionando aos estudantes a oportunidade de questionar os conhecimentos científicos e condições para encontrarem respostas para suas próprias perguntas. Serão trabalhados - desde a implantação até a colheita - aspectos relacionados ao reuso e reciclagem de materiais, destinação correta dos resíduos, conservação do solo e água, segurança alimentar e nutricional da população, qualidade de vida, dentre outros, contemplando assim abordagens importantes da educação ambiental na escola. Uma vez que os estudantes estejam em contato com o sistema em funcionamento e familiarizados com seu manejo, iniciaremos as ações de divulgação convidando escolas de ensino fundamental e médio da região para fazer a visitação e conhecer, com auxílio dos alunos do curso técnico, o projeto e suas implicações. O objetivo é, para além da divulgação das ações do IFCE na região, transformar os estudantes em multiplicadores de boas práticas na agricultura e de sustentabilidade ambiental. A unidade pode e deve funcionar como apoio didático aos professores do campus e técnicos responsáveis na execução das aulas práticas, atendendo à disciplinas como olericultura, manejo de pragas e doenças, irrigação, fruticultura e culturas anuais, biologia, dentre outras. Ademais, é importante que a instituição esteja aberta à comunidade de modo geral, como produtores da região, devolvendo o investimento público. Assim, serão realizadas ações de divulgação da mandala por meio das redes sociais e dias de campo e por fim, a elaboração de material didático em forma de cartilha, a ser distribuída para os produtores da região com auxílio dos representantes políticos da região. Por fim, será realizada a documentação de todo processo a fim de sistematizar todas as informações para publicação dos resultados em eventos do IFCE ou outras instituições e redação de artigos científicos em periódicos específicos.