Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Escolinha de Voleibol IFCE Acaraú
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
05/04/2023
Previsão de Fim:
12/04/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
12
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Marco
Jijoca de Jericoacoara
Itarema
Cruz
Bela Cruz
Acaraú
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Diego Antonio Alves de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Wanderson Cordeiro Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/04/2023 12/04/2024
Diego Antonio Alves de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/04/2023 12/04/2024
Juliana Martins Pereira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 05/04/2023 12/04/2024
Leticia Almeida Santana IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/05/2023 12/04/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Escolinha de Vôlei é parte integrante das ações da Educação Física do Campus Acaraú com base no processo de desenvolvimento de uma cultura desportiva da sociedade Acarauense. O projeto apresenta uma sequência das atividades realizadas desde o semestre 2018.1 e consiste na realização de aulas e treinamento da modalidades Voleibol com idade a partir dos 14 anos. O objetivo é promover a prática da modalidade intensificando o processo de formação esportiva e social para descoberta de novos talentos, promoção do esporte e da instituição para jovens adolescentes e adultos e a formação de seleções de base e adulta para a participação em competições esportivas.
Justificativa
O Voleibol é o segundo esporte coletivo mais praticado no Brasil, ficando atrás apenas do Futebol. Criado em 1895, a modalidade começou a adquirir maior destaque a partir da década de 60 quando entrou para a seleta lista de modalidades pertencentes ao Jogos Olímpicos, um marco na história do esporte. Porém, assim como a maioria dos esportes brasileiros há poucas oportunidades de praticar o Vôlei devido a ausência de políticas públicas destinadas a este fim em pequenas regiões de recurso social limitado diminuindo as possibilidades de desenvolvimento de uma cultura desportiva de incentivo a prática da modalidade. A cidade de Acaraú é um exemplo desta realidade, ainda é escasso de iniciativas esportivas e projetos sociais de promoção do Voleibol. Assim, o campus Acaraú mantém o projeto Escolinha de Vôlei, abrindo a oportunidade para o surgimento de novos adeptos, buscando promover a prática da modalidade intensificando o processo de formação esportivo e social para descoberta de novos talentos e a formação de seleções de base para participação em competições esportivas.
Público Alvo
O Projeto contempla a participação de jovens adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, residentes nas cidades da região do baixo Acaraú no Ceará, com faixa etária igual ou superior a 14 anos de idade.
Objetivo Geral
Promover a prática da modalidade Voleibol entre jovens adolescentes e adultos residentes nas cidades da região d baixo Acaraú, intensificando o processo de formação esportiva e social para descoberta de novos talentos e a formação de seleções de base para participação em eventos esportivos.
Objetivo Específico
- Formar atletas amadores na modalidade Voleibol; - Intensificar as ações de promoção da modalidade Voleibol, melhorando o processo de aprendizagem da modalidade; - Facilitar a formação de seleções de base, atuando na descoberta e encaminhamento de novos talentos; - Possibilitar a participação em eventos e competições esportivas como forma de incrementar a aprendizagem da modalidade; - Contribuir com a formação social e cidadã através do esporte enquanto ferramenta educativa.
Metodologia
O Projeto Escolinha de Vôlei faz parte das ações de extensão da área da Educação Física do Campus Acaraú introduzindo no plano de desenvolvimento uma cultura desportiva na instituição como forma de promoção do esporte. A iniciativa realizada desde o semestre 2018.1 se revela uma importante oportunidade de desenvolvimento do Voleibol auxiliando também na formação social do indivíduo enquanto ferramenta educativa. A possibilidade de uma nova oferta da ação é primordial para concretização do trabalho. Portanto, o Projeto Escolinha de Voleibol IFCE Acaraú consiste no ensino e aprendizagem dos fundamentos, técnicas e táticas de jogo do Voleibol oficial de quadra, segundo as regras vigentes da CBV - Confederação Brasileira de Voleibol e FIVB - Federação Internacional de Voleibol, para jovens e adultos acarauenses e das cidades circunvizinhas através de uma metodologia transformadora de construção dos conceitos esportivos intrínsecos a modalidade, num contexto lúdico e dinâmico, utilizando técnicas de treinamento esportivo com atividades diversas afim de desenvolver os fundamentos e as ações de jogo. As aulas do projeto acontecerão nos dias de quarta-feira no horário de 20:00 as 22:00 horas e nas sextas-feiras no horário 15:30 as 17:30h, na Quadra Poliesportiva do IFCE Campus Acaraú, com ênfase nos fundamentos básicos do esporte. O projeto será divulgado nas redes sociais do campus a fim de publicizar a ação e captar os interessados. Estes deverão preencher formulário Google para salvar informações básicas de cada participante, contendo as informações pessoais e sociais necessárias com foto 3x4, anexando a apresentação do atestado médico de saúde emitido por médico reconhecido em conselho específico. Para participantes maiores de 18 anos será necessário somente o preenchimento do formulário. E para os participantes menores de 18 anos será necessário uma declaração de autorização do(s) responsável(is) para inscrição e participação no projeto. Nas primeiras semanas a equipe executora irá se reunir a fim de discutir e planejar os treinos semanais de acordo com o nível dos participantes. Os atletas serão acompanhados e avaliados a partir da sua participação/Frequência aos treinos. A avaliação será realizada de forma contínua durante os treinos observando a evolução de cada atleta nos fundamentos do voleibol.