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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Preparação para Olimpíadas de Física
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
13/03/2023
Previsão de Fim:
15/03/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Prova
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fernando Wellysson de Alencar Sobreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Mauricelio Teixeira Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 13/03/2023 15/03/2024
Davi Neco Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 13/03/2023 15/03/2024
Dennys Rogger de França Sousa IFCE Integrante Sem vínculo Não 5 13/03/2023 15/03/2024
Fernando Martins de Paiva UECE - FECLI Integrante Sem vínculo Não 5 13/03/2023 15/03/2024
Fernando Wellysson de Alencar Sobreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 13/03/2023 15/03/2024
Francisco Roberto Oliveira da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 13/03/2023 15/03/2024
Izabel Guia de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 13/03/2023 15/03/2024
Jefferson Maia de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 13/03/2023 15/03/2024
José Alves de Lima Júnior UFC Integrante Sem vínculo Não 5 13/03/2023 15/03/2024
Kael Max Duarte Quinto IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 13/03/2023 15/03/2024
Maria Luiza Miguez IFPA campus Paragominas Integrante Sem vínculo Não 5 13/03/2023 15/03/2024
Tailane Maria de Sousa Chagas IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 13/03/2023 15/03/2024
Willer Frank de Sousa Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 13/03/2023 15/03/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFPA Não
UECE - FECLI Não
UFC Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) é um evento nacional que ocorre anualmente desde 2010 e envolve a participação de estudantes do 9° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. Dentre os objetivos da OBFEP estão: (a) despertar e estimular o interesse pela Física e pelas ciências; (b) aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas públicas; (c) identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; (d) incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas contribuindo para sua valorização profissional; (e) promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento; (f) contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; (g) proporcionar desafios aos estudantes e incentivar a experimentação com propostas de kits didáticos; (h) promover a difusão e divulgação dos avanços da Física e das Ciências. O estado do Ceará é um dos estados que mais se destaca na participação em olimpíadas científicas a nível nacional, tanto do ponto de vista da quantidade de estudantes participantes como do ponto de vista da quantidade de estudantes premiados, superando em diversas edições estados mais populosos como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O talento natural de estudantes cearenses para participar deste tipo de competição pode ser verificado através da quantidade de estudantes premiados frente a outros estados brasileiros e também através da grande quantidade de estudantes participantes em competições internacionais. Nesse sentido, com o IFCE como instituição parceira histórica na divulgação e aplicação da OBFEP, surge a proposta de realizar um projeto capaz de promover mais um elemento de motivação e apoio aos estudantes cearenses que desejam obter bons resultados na OBFEP. Neste projeto iremos, em parceria com outras instituições como UFC, UECE e mais recentemente o IFPA, realizar sessões de treinamento para os estudantes que desejem participar da OBFEP e OBA desde antes da primeira fase até as fases mais avançadas.
Justificativa
Este projeto surge com a necessidade de dar maior apoio aos estudantes e professores que desejam participar da OBFEP a exemplo do que é feito na Olimpíada Brasileira de Matemática. Dessa maneira, os estudantes e professores terão um canal a mais para buscar melhores resultados para esta edição e as seguintes. Vale ressaltar que o presente projeto apresenta uma conexão direta entre as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, uma vez que é através de um projeto nacional de Olimpíadas (Ensino) que buscamos integrar os estudantes de cursos de Licenciatura em Física (Pesquisa) e divulgar as atividades desenvolvidas pelo IFCE e instituições parceiras no projeto com a comunidade de estudantes de ensino básico em todo o estado do Ceará (Extensão).
Público Alvo
Estudantes de ensino fundamental e médio aprovados para a segunda fase da OBFEP e professores das escolas com estudantes aprovados. Será aberto ainda para a participação de estudantes de licenciaturas (preferencialmente na área de Física) que tenham interesse em se aprofundar na temática das olimpíadas científicas.
Objetivo Geral
Divulgar o IFCE como instituição promotora de competições científicas e apoiar estudantes na participação de competições científicas.
Objetivo Específico
Divulgar o IFCE campus Itapipoca como instituição promotora de atividades de extensão e apoiar estudantes na participação na OBFEP 2023, na Olimpíada Cearense de Física e olimpíadas afins como a Olimpíada de Física e Astronomia do IFCE.
Metodologia
Por se tratar de um projeto que já vem ocorrendo há alguns anos e tem apresentado bons resultados no incentivo à participação de estudantes e professores, os professores representantes das escolas que se inscrevem na OBFEP serão convidados juntamente com seus estudantes e participarão de sessões de treinamento baseadas no conteúdo programático, tanto teórico como experimental, da OBFEP. Os estudantes e professores serão convidados por e-mail (mala direta) através da parceria feita com a coordenação da OBFEP no Ceará e os mesmos serão inscritos em uma sala virtual própria (Google Classroom) através de convite enviado por e-mail. As sessões ocorrerão através da plataforma online para os estudantes e professores que se inscreverem no projeto. A frequência das sessões será semanal para os encontros com professores que já participaram de treinamentos de estudantes em outras edições da olimpíada, e com estudantes monitores participantes do projeto haverá sessões de tira-dúvidas e aprofundamento na resolução de problemas. Será permitido que mais estudantes participem do projeto mesmo após iniciadas as atividades. Por se tratar de um projeto que vem ocorrendo anualmente em regime de ensino remoto, nesta edição estão previstos ainda encontros presenciais com estudantes e professores para discutir sobre problemas experimentais que já ocorreram nas olimpíadas de Física. Os encontros ocorrerão, preferencialmente, nas instituições parceiras do projeto (IFCE, IFPA, UFC e UECE) e tem como objetivo principal aproximar os estudantes e professores do ensino médio das instituições de ensino superior através de projetos olímpicos. Neste ano, foi criado um Instagram próprio (@olimpiadas.fisica.astronomia) para divulgar as atividades do projeto bem como atingir de maneira tangencial o grande público que não participa diretamente do mesmo.