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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
DIÁLOGOS URBANOS: comida expressões artísticas e culturais - DANÇA DO BOI ESTRELA E SUAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Integradas
Data de Início:
02/06/2023
Previsão de Fim:
02/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Sobral
Granja
Chaval
Camocim
Barroquinha
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Apresentação
Exposição
Mostra
Palestra
Recital
Nome do Responsável:
Orlando Cantuario de Assuncao Filho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aaron Vinicius Souza Angelim IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Adriana Pereira da Cruz IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Antonio Celio Ferreira Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Carlos Vinicius Gomes Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Ednara Marcia dos Santos Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Elisândra Nascimento dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Ericks Araujo de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Expedito Ricardo dos Santos Epifanio IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Ezequiel Alves de Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Francisca Thais Teó Dourado IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Francisca Vitoria Albuquerque da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Francisco Deivison Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Francisco Mateus de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Francisco Ronieli Morais Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Izabelle Dias Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Janderson Cardoso Lourenço IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
João Pedro de Araújo Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Lindoncésar Domingos dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Maria Bianca Sousa Serafim IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Maria do Livramento Fontenele dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Mikaele da Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Milena Maria Ferreira Pires Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Orlando Cantuario de Assuncao Filho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 02/06/2023 02/06/2023
Pedrilha Bruna dos Santos de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Samara Custódio da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Simone Alves de Amorim IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Taciana de Assis Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Veronica Leliese da Cruz Jorge IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Yanalice Brasil Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/06/2023 02/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As ações de e extensão podem se configurar como atividades integradoras, inovadoras, no sentido de propiciar espaços de multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, na direção construtiva dos relacionamentos educativos e culturais, entre a instituição de educação, em seus aspectos formativos profissional, científico e tecnológico. No âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, tais atividades se apresentam como partícipes da missão e visão institucionais, bem como da intenção objetiva de sua concepção. A Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, Seção III, art. 7º , IV, orienta para o desenvolvimento de “atividades de extensão de acordo com os princípios e finalidades da educação profissional e tecnológica, em articulação com o mundo do trabalho e os segmentos sociais, e com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos” (BRASIL, 2008, p.4) O espaço institucional educativo, através de seu instrumento de construção, promoção e desenvolvimento são promotores da extensão, seja, através de programas, projetos e eventos, cumpliciando-os, com o ensino e a pesquisa, no interesse do desenvolvimento social e cultural, como também, científico e tecnológico, haja vista, o Plano Nacional de Extensão Universitária defini-la “um processo educativo, cultural e científico que articula ensino e pesquisa de forma indissociável, viabilizando uma relação transformadora entre a instituição de ensino superior (IES) e a sociedade” (INSTITUTO FEDERAL DO CERÁ, 2016, p.2) Desse modo, a no contexto da Educação Profissional e Tecnológica – EPT, no interesse dos componentes curriculares Fundamentos de Turismo e Hospitalidade, Estudo de Bebidas e Fundamentos de Alimentos e bebidas, propões a realização do evento denominado DIÁLOGOS URBANOS: Boi Estrela – Expressões artísticas e culturais, com o fim de ampliar e fortalecer os vínculos institucionais para com as comunidades locais e circunvizinhas. O evento intenciona, através da apresentação-dança do Boi, propiciar às pessoas um contato com uma atividade artística-folclórica, a qual faz da construção simbólica e indenitária de muitos lugares do Nordeste, pois a dança do Bumba-meu-boi é uma das tradições do sertão. Ela pode ser vista como testemunho oral e coreográfico transmitido pelas formas verbal e corporal de uma tradição. Segundo Peter Burke “ tal material é a substância daquilo que possuímos para reconstruir o passado de uma sociedade com uma cultura oral”. O Bumba-meu-boi como faz parte do folclore sertanejo, é uma manifestação da cultura da região. Como tal, contempla uma estrutura de significados que representa as experiências dos homens no mundo público e na vida comum do sertão (BRANDÃO, 2001, p.4) Nesse sentido o Grupo Cultural Mestre Mocó, é um grupo que se dedica na preservação e divulgação da cultura local e regional, contribuindo, portanto com a propagação e preservação da memória cultural. Com sede na cidade de Granja – Ceará, município vizinho à Camocim a companhia busca favorecer que as pessoas possam conhecer um elemento de formação da cultura local e regional. Desse modo, DIÁLOGOS URBANOS: expressões culturais e artísticas, comunga, no contexto das atividades extensionistas, como campo de proximidade entre o Instituto Federal do Ceará – campus Camocim e as urbanidades das pessoas.
Justificativa
A realização de um evento de extensão, no âmbito de atuação do Instituto Federal, campus Camocim, subjetiva-se com os interesses que o desenvolvimento das pessoas, em seus aspectos culturais e sociais, bem como, econômicos e educacionais. DIÁLOGOS URBANOS: expressões artísticas e culturais, carrega em sua construção, o interesse intrínseco e valoroso, não distanciado de promover espaços de congregação comunitária e institucional, objetivando proporcional o desenvolvimento da cultura local e regional. Desse modo, ao tomar o campo da extensão como forma de territorialização de ação que envolve manifestação cultural e educação a partir da missão e visão institucionais, o evento se solidariza com a perspectiva de que A partir dessa poderosa interface entre conhecimento acadêmico e saber popular, docentes, técnicos administrativos e discentes constroem um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, contribui para o crescimento mútuo. Esse fluxo, que estabelece uma rica troca de saberes, acadêmicos e populares, tem como consequência a produção do saber. A democratização do conhecimento acadêmico resulta, portanto, desse confronto com a realidade regional, que culmina com a participação efetiva da comunidade na consolidação da instituição (INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ,2016, p.15) As atividades de extensão se consolidam como elemento de ligação e construção de campos subjetivos do ensina-aprender, seja na forma em seus aspectos e características. De forma a promover tal participação efetiva da comunidade, no espaço institucional constituído dos relacionamentos com as pessoas. A extensão pode contribuir para a formação educacional, profissional e tecnológica dos sujeitos, em um sentido amplo, pois, conforme (OLIVEIRA; COSTA, 2017, p. 5), ao inserir o educando no contexto da realidade de uma comunidade, a extensão leva-o à problematização sobre o seu papel no mundo e à reflexão sobre como agir com os demais diante da situação sobre a qual foi confrontado. Entendem, o autor e autora, que A extensão, compreendida apenas como um ato de transferência de conhecimento perde seu sentido enquanto ato educativo, pois os participantes da comunidade externa passam a ser compartimentos para o depósito de informações, como se fossem seres inanimados, passivos e inertes às ações desenvolvidas. Corroborando esse pensamento Sousa (2001) traz-nos à compreensão de que o ponto inicial ruma à construção do conhecimento ocorre a partir dos contextos relacionais, os quais os sujeitos participam, em seus vários ambientes e contingências, que contribuem para a formação dos discentes, dentro ou fora da instituição educacional. O autor, avalia que, a extensão é um instrumento de interação para a efetivação do compromisso social que a instituição tem com o seu meio, a partir da integração das práticas acadêmicas do ensino e da pesquisa. Nesse sentido, justificamos a realização do evento de extensão DIÁLOGOS URBANOS: Boi Estrela, pelas suas implicações com a construção e desenvolvimento do ensino-aprendizagem, no âmbito do Instituto Federal do Ceará, bem como das comunidades em geral. Tal evento pode ser capaz de convergir para os interesses educacionais e pedagógicos dos componentes curriculares Fundamentos de Turismo e Hospitalidade, Fundamentos de Alimentos e Bebidas, Estudo de Bebidas, do Curso Técnico de Restaurante e Bar – CTRB, bem como dos cursos Superiores de Licenciatura em Inglês/Português, Química e Tecnólogo em Gestão Ambiental. A convergência de uma ação de extensão condiz e dialoga com o interesse educativo institucional, quando da sua posição dialética, ao favorecer um campo de trocas e experimentações entre a instituição educacional e a comunidade, pois nesse movimento de trocas e convivências Por conseguinte, a sociedade acaba sendo o grande repositório das práticas do ensino e da pesquisa, de modo que, ao realizar a extensão, educadores e discentes estão efetivamente testando suas práticas de ensino e pesquisa. De outra parte, a sociedade retroalimenta o sistema de ensino a partir das vivências e experimentações junto às IES (IFCE, 2016, p. 16) Tais vivências e experimentações, emprestam às atividades de extensão, um processo educativo, o qual não deve ser confundido com um mero processo assistencialista, no qual a instituição não denota um interesse comprometido com as ações realizadas. Nessa direção Freire (2015) nos faz compreender que a extensão é considerada um processo educativo e não uma prática assistencialista ou um mecanismo de prestação de serviços que deve ser desenvolvido de maneira integrada ao ensino e à pesquisa. Para o autor, esse processo educativo se dá a partir da dialógicidade entre instituição e comunidades, proporcionando a discentes e docentes aprendizados novos e contextualizados, em ambientes dentro e além dos espaços intramuros da escola. Concluímos que, o evento de extensão que pretendemos realizar, se apresenta objetivamente dentro e no interesse da proposta educativa do ensino-aprendizagem, e das apropriações que ato educacional pode comportar. Amplia-se, portanto as expectativas e perspectivas de construção de relacionamentos entre as comunidades vizinhas e circunvizinhas ao IFCE, campus Camocim, no afã de fortalecer sociais, comunitários, culturais e educacionais.
Público Alvo
 Comunidade externa: moradores e moradoras dos bairros Cidade com Deus; Rodagem do Lago; Tapete Verde; Bonito III; Cruzeiro; Boa Esperança; Pantanal, dentre outros.
Objetivo Geral
Desenvolver atividade de extensão para proporcionar os relacionamentos educativos, culturais e sociais, no âmbito do ensino-aprendizagem, no campus Camocim, do IFCE.
Objetivo Específico
 Favorecer a construção de um espaço dialógico para troca de saberes e fazeres, que envolvem o ensino-aprendizagem, bem como seus inter-relacionamentos culturais e sociais, no âmbito da cultura local e regional.  Promover o desenvolvimento cultural, relacionando com os aspectos educacionais e formativos discente e docente, bem como de toda rede de trabalhadores do IFCE, campus Camocim.  Proporcionar aos discentes do Instituto Federal do Ceará, campus Camocim, no contexto de seus componentes curriculares específicos, um ensino-aprendizagem crítico e reflexivo, de modo a favorecer uma educação.
Metodologia
Em virtude da característica e especificidade do evento de extensão, utilizaremos como método, para sua realização a participação individual e coletiva, objetivando a aproximação, as intervenções, a contribuição dos sujeitos, no âmbito do tema proposto, no contexto da ação cultural e educacional. Nesse sentido serão promovidos espaço para uma palestra em auditório, uma palestra itinerante em torno do tema “Dança do Boi”, exposição de artes de plásticas, exposição e degustação de comida relacional com a atividade cultural e folclórica. O evento de extensão ocorrerá no período de 08h30m às 22h. Comportará atividades como exposição de artes plásticas, palestras fixas e itinerantes, intervenções e instalações. No período da manhã ocorrerão as palestras, as quais abordaram o tema específico da ação de extensão. No período da tarde, ocorrerá uma roda de conversa sobre sustentabilidade ambiental, contextualizada com a produção e o desenvolvimento da pecuária e suas implicações ecológicas. No turno da noite, haverá, no espaço de convivência, a apresentação do Grupo Cultural Mestre Mocó, trazendo a dança do boi e suas representações simbólicos. Nesse mesmo momento, será servido um coquetel, elaborado pelos discentes do Curso Técnico de Restaurante e Bar, no âmbito de seus componentes curriculares. De forma a favorecer os inter-relacionamentos educacionais, comunitários e institucionais, o evento seguirá um cronograma, baseado na perspectiva de proporcionar aos participantes, as apropriações cerca do tema. Serão promovidos, condições específicas, comunicação e comunicabilidade, receptividade e acessibilidade das pessoas, caso sejam apresentadas as necessidades.