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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
OCHARME do Cariri
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
27/03/2023
Previsão de Fim:
24/07/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
400
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Reunião
Relatório
Questionário
Prova
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Jornal e TV
Rádio
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Gagarin da Silva Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amaral Muniz Goncalves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2023 24/07/2023
Basilio Silva Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2023 24/07/2023
Flavia Cristiana da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2023 24/07/2023
Gagarin da Silva Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 27/03/2023 24/07/2023
Ivania Maria de Sousa Carvalho Rafael IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/03/2023 24/07/2023
Jerciano Pinheiro Feijo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2023 24/07/2023
Josemeire Medeiros Silveira de Melo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/03/2023 24/07/2023
Luciano das Neves Carvalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2023 24/07/2023
Luiza Maria Vieira de Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/03/2023 24/07/2023
Maria Edione Pereira da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2023 24/07/2023
Paulo Sergio Silvino do Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2023 24/07/2023
Rosimeire Alves de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/03/2023 24/07/2023
Wandinalva Fernandes Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/03/2023 24/07/2023
Zelia Maria de Lima Pinheiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/03/2023 24/07/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Fundação Casa Grande - Memorial do Homem do Kariri Não
Fundação Memorial Padre Cícero Não
Revista Cariri das Antigas Não
Universidade Federal do Cariri - UFCA Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 5.832,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
OCHARME DO CARIRI é a primeira Olimpíada Caririense de História, Arte e Metodologias Educacionais, que possibilitará aos jovens estudantes da nossa região, um despertar dialógico do conhecimento sobre aspectos humanos, sociais, econômicos, culturais, históricos, paleontológicos, geográficos e ambientais do Cariri Cearense. Serão abordadas temáticas relacionadas também a cultura Indígena e negra, arte, patrimônio material e imaterial, literatura, costumes, personagens históricos, lendas, pessoas, paisagens, meio ambiente, culinária, clima, aspectos econômicos, políticos, sociais e religiosos do Cariri Cearense, entre outros.
Justificativa
A velocidade com que as diversas ferramentas tecnológicas voltadas a educação escolar e/ou as necessidades do cotidiano das pessoas fora dela, é um fenômeno avassalador e sem retorno, isso é fato, até certo ponto óbvio. Essas inumeráveis mudanças que ocorreram nos últimos anos, fizeram emergir diversas consequências, como por exemplo, o aumento da evasão escolar, da violência e da apatia por parte dos estudantes, diante do conhecimento livresco e da sala de aula convencional. Inúmeros fatores ajudam a entender este fenômeno do início do século XXI, pós pandêmico. Um deles é o ensino de conteúdos, por vezes, desvinculados do cotidiano dos estudantes. O Ensino de História, neste sentido, não é uma exceção. Muitas vezes, os conteúdos abordados em sala de aula ou nos materiais didáticos privilegiam uma História bastante distante da realidade de boa parte daqueles que estão em sala de aula, por vezes é uma história decoreba e/ou verticalizada e sudestina. A História Regional, segundo José D´Assunção Barros, constitui-se em uma maneira de abordar a História, de fazer (no sentido de escrever/produzir), que, neste caso, dá especial atenção ao uso das fontes regionais. Sua preocupação se volta para um espaço regional, que não necessariamente está “associado a um recorte administrativo ou geográfico, podendo se referir a um recorte antropológico, a um recorte cultural ou a qualquer outro recorte proposto pelo historiador de acordo com o problema histórico que irá examinar”. É nesse contexto histórico, socioantropológico e educacional, que compreendemos a importância e a necessidade da OCHARME do CARIRI, como instrumento educacional que pode possibilitar através do estudo regional, apontar caminhos e trilhas metodológicas importantes para compreensão do mundo no qual o aluno está inserido. Mesmo estudando distante geograficamente dos grandes centros de poder político, econômico e/ou tecnológicos, há conexões indeléveis entre esses dois mundos, e portanto devem ser trabalhados a partir da realidade dos alunos por meio da Regionalização da História, pois esse procedimento possibilita abordar a multiplicidade das variantes realidades, reinserindo-os na histórica realidade globalizantemente atomizada do nosso tempo.
Público Alvo
A OCHARME do Cariri se destina exclusivamente: Alunos(as) de escolas públicas: Ensino Fundamental II (6ºao 9ºanos), além de alunos(as) de Educação de Jovens e Adultos (Fase II - Que corresponde do 6º ao 9º ano do Ensino Regular), que compõem oficialmente a rede de ensino público, que oferecem Educação Básica(Fundamental II) situados na Macrorregião do Cariri cearense, que é composto por vinte e nove cidades, de acordo com dados do IBGE; Municípios componentes: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre.
Objetivo Geral
Publicizar e consolidar a missão e a marca do Instituto Federal do Ceará, em todas as 29 cidades que compõem o Cariri Cearense, destacando a relevância do padrão de excelência do ensino, da pesquisa e da extensão do IFCE Campus Juazeiro do Norte. Estreitar vínculos de articulação, interação, cooperação com a Sociedade Caririense, além de outros atores institucionais, tais como: Secretarias Municipais de Educação, Universidades, ONGs, Fundações, Museus, Associações de Artistas, entre outros, visando à transformação social e o desenvolvimento regional.
Objetivo Específico
Oportunizar aos estudantes do ensino fundamental II, o contato com a produção acadêmica das/nas Universidades do Cariri, do Ceará e do Brasil: pesquisas, artigos, teses, dissertações, monografias... Divulgando também dessa forma a produção acadêmica do Cariri e sobre o Cariri; Estimular e promover o estudo da História regional, além de dialogar com temas interdisciplinares (Arte e Educação, Geografia, Literatura, Arqueologia, Paleontologia, Patrimônio Cultural, Urbanismo, Atualidades entre outros temas), pertinentes ao Cariri cearense. Incentivar o uso de TICs e Metodologias Ativas pelos professores de C.H. Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica das escolas públicas da região do Cariri; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, com cursos certificados da temática regional, atendendo a uma demanda local e dessa forma, poderemos contribuir com a sua valorização profissional. Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento científico.
Metodologia
A OCHARME do CARIRI 2023 será composta por 2 (duas) Fases Online e 1 (uma) Fase Final Presencial, que será realizada no Campus do IFCE na cidade de Juazeiro do Norte, conforme cronograma apresentado neste edital e regras estabelecidas no Regulamento Oficial da OCHARME do CARIRI 2023. Cada fase é classificatória e eliminatória, e os pontos obtidos são cumulativos para as fases seguintes. As datas da aplicação das fases da prova da OCHARME do CARIRI 2023, consta no Cronograma Oficial da OCHARME do CARIRI. As questões e/ou tarefas das Fases Online serão disponibilizadas, acessadas e obrigatoriamente resolvidas e respondidas única e exclusivamente por meio do Sistema Olimpo/IFCE, que abriga a OCHARME do Cariri (ocharmecariri.ifce.edu.br). A prova da OCHARME do CARIRI será realizada em dois níveis denominados, a saber: Nível I – SOLDADINHO do ARARIPE: estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II e da EJA (em séries/semestres equivalentes às duas séries iniciais do Ensino Fundamental II); Nível II - FLOR DO MAMULENGO: estudantes do 8º e 9º anos e da EJA (em séries/semestres equivalentes às duas séries finais do Ensino Fundamental II); A Primeira Fase Online será composta por até 12 (doze) questões objetivas, compostas por 4 (quatro) itens cada, cuja pontuação atribuída a cada item pode ser 0 (zero), 1 (um), 4 (quatro) ou 5 (cinco) pontos; mais 1 (um) questionário socioeconômico que, se respondido integralmente e de forma adequada por todos os(as) membros(as) da equipe, acrescentará mais 10 (dez) pontos para a equipe nesta fase. Serão eliminadas nesta fase as equipes participantes que não tenham atingido o perfil mínimo de obtenção de 50% (cinquenta por cento) da pontuação máxima da fase. Na Segunda Fase as equipes deverão realizar uma Tarefa Subjetiva e enviá-la através do Sistema Olimpo/IFCE/OCHARME do CARIRI 2023, obedecendo o prazo estabelecido no Cronograma deste Edital. A pontuação para a tarefa desta fase varia de 0 (zero) a 180 (cento e oitenta) pontos. As orientações para a resolução da tarefa e os critérios de avaliação serão disponibilizadas através do Sistema Olimpo/IFCE/OCHARME do CARIRI 2023, somente para as equipes classificadas para esta fase, no dia do seu início, conforme estabelecido no Cronograma deste Edital. Serão eliminadas desta fase as equipes participantes que não tenham atingido o perfil mínimo de obtenção de 60% (sessenta por cento) dos pontos nessa Fase. A quantidade de equipes classificadas para a Terceira Fase (fase final) da OCHARME do CARIRI, será de 70 (setenta) equipes, divididas de acordo com os níveis: 35 equipes classificadas no nível I (Soldadinho do Araripe) e 35 equipes classificadas no nível II (Flor do Mamulengo), perfazendo um somatório total de 70 (setenta) equipes finalistas, dentre as que obtiverem maior pontuação acumulada nas fases anteriores em ordem crescente de classificação, de acordo com os dois níveis supracitados. A classificação será divulgada em ordem crescente, de acordo com a pontuação obtida das equipes, através da Plataforma Olimpo da OCHARME do CARIRI. Em caso de empate na pontuação das equipes na segunda fase, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: 1. Maior pontuação das equipes na tarefa da fase 2 (dois). 2. Maior pontuação das equipes na fase 1(um). Em caso de empate na pontuação das equipes na fase final, serão utilizados os seguintes critérios de desempate: 1. Maior pontuação das equipes na tarefa da fase 3 (três). 2. Maior pontuação das equipes na tarefa da fase 2 (dois). 3. Maior pontuação das equipes na fase 1(um). 5.12) A Fase Final Presencial e a Cerimônia de Premiação da OCHARME do CARIRI 2023, ocorrerão no Campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará, situado na Av. Plácido Aderaldo Castelo, 1646 - Planalto, Juazeiro do Norte – CE, nas datas previstas no item 8 deste Edital. Na Fase Final Presencial da OCHARME do CARIRI 2023, as equipes deverão realizar uma Atividade Avaliativa, cuja pontuação varia de 0 (zero) a 350 (trezentos e cinquenta) pontos. O acesso ao local de aplicação das provas/atividades na Fase Final Presencial da OCHARME do CARIRI 2023 é restrito e exclusivo para membros(as) Estudantes das equipes finalistas, membros(as) da Comissão Organizadora da OCHARME do CARIRI e Colaboradores(as) devidamente identificados. É vetado o acesso aos blocos, corredores e salas de aplicação a familiares, pais, mães, professores(as), gestores(as) de ensino e quaisquer outros(as) acompanhantes ou pessoas alheias ao processo. Paralelamente a Olimpíada, diversas ações darão suporte a execução exitosa da mesma, tais como: Apresentação do projeto para estudantes das diversas escolas públicas do Cariri, mesa-redonda avaliativa da olimpíada com professores finalistas, coordenações pedagógicas das diversas escolas participantes da olimpíada, juntamente com os membros da comissão organizadora da OCHARME do Cariri. Também teremos como ação acadêmica, a publicação de um artigo científico, que poderá servir como referencial pedagógico para alunos, professores, coordenações pedagógicas e pais. Essas ações visam fortalecer e divulgar a importância história local da região caririense do Ceará.