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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Um novo professor precisa de uma nova aula: Reflexões sobre a prática docente e os novos itinerários formativos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
23/03/2023
Previsão de Fim:
23/03/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Mala direta
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Apresentação
Congresso
Encontro
Palestra
Nome do Responsável:
Francisco Odecio Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allan Junior da Silva Costa Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 23/03/2023 23/03/2023
Angelo Victor Siqueira Lins Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 23/03/2023 23/03/2023
Annelise Maymone Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 23/03/2023 23/03/2023
Fabio Sampaio Mariano Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 23/03/2023 23/03/2023
Francisco Odecio Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 23/03/2023 23/03/2023
Wesley Liberato Freire Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 23/03/2023 23/03/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O que é o Novo Ensino Médio? A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Portanto, para um novo ensino médio (seja na esfera pública como privada) é essencial que o docente (ou licenciando em formação) perceba o movimento de reestruturação da educação básica e como se colocar como protagonista nessa reinvenção docente. O evento aqui proposto propiciará aos professores da educação básica e alunos da Licenciatura em Física (IFCE Itapipoca presencial) e Licenciatura em Matemática (UAB/IFCE pólo Itapipoca)
Justificativa
Com o implemento do Novo Ensino Médio, os professores são motivados a exercerem suas práticas educacionais de forma que realizem todas as propostas exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelos Itinerários Formativos. Esse novo processo de aprendizagem tem preocupado gestores e educadores a encontrarem a melhor maneira de atender a diversas determinações estipuladas pela lei do Novo Ensino Médio. Em razão disso, há a necessidade de se buscar recursos inovadores para promover aos alunos formatos de aprendizagem que desenvolvam competências e habilidades que os capacitem para uma vida pessoal, social e profissional que contribua com a sociedade e alinhada aos seus projetos de vida. O evento busca mudanças de postura dos professores, não somente teorizando e criticando as mudanças mas dando subsídios teóricos e práticos para a implementação do Novo Ensino Médio das escolas, pautados na BNCC, com olhar aprofundado dos novos itinerários e com a sensibilidade de adequar as ações e posturas docentes a realidade dos alunos de cada escola e região.
Público Alvo
Professores da educação das redes pública e privada
Objetivo Geral
Refletir sobre o impacto da BNCC e dos itinerários formativos na prática docente dos profissionais da educação básica
Objetivo Específico
Apresentar possibilidades didático-pedagógicas para a atuação do professor em sala de aula na eminencia da implementação do novo ensino médio
Metodologia
O evento será divulgado nas redes sociais do GEPEMAC, POTI Itapipoca, CREDE 02 e demais colaboradores. O evento se dará em três momentos: 1) Palestra do Prof. Ms. Angelo Victor sobre BNCC e novas abordagens metodológicas sobre ensino de Matemática 2) Grupos de trabalho (GT's) que farão a revisão dos tópicos da BNCC e alinhamento com as disciplinas e eletivas apresentadas na proposta estadual 3) Socialização dos resultados e construção de um portifólio de possibilidades docentes para trabalhar os itinerários em sala de aula.