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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Seminários temáticos GEPEMAC - Classificação de superfícies, um passeio de 2500 anos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
16/03/2023
Previsão de Fim:
16/03/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Encontro
Nome do Responsável:
Francisco Odecio Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allan Junior da Silva Costa Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 16/03/2023 16/03/2023
Annelise Maymone Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 16/03/2023 16/03/2023
Euripedes Carvalho da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 16/03/2023 16/03/2023
Fábio Sampaio Mariano Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 16/03/2023 16/03/2023
Francisco Odecio Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 16/03/2023 16/03/2023
Wesley Liberato Freire Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 16/03/2023 16/03/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A concepção da pesquisa como princípio educativo articula a produção do conhecimento a um projeto político-pedagógico, a uma concepção de educação. Sendo a educação luta entre projetos distintos de sociedade , a produção do conhecimento, no âmbito da pesquisa como princípio educativo, sofre influência da concepção de educação adotada que, por sua vez, revela um projeto de sociedade da qual compartilha. Da mesma forma, a concepção de ciência eleita traz inflexões na educação. O GEPEMAC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará) busca através da pesquisa redimensionar o ensino e aprendizagem da Matemática no Ceará através de intervenções positivas e dialógicas, onde o docente (ou licenciando em formação) é colocado na posição de pesquisador da sua própria prática docente. O evento aqui proposto apresenta diferentes concepções de Geometria ao longo da humanidade, sob a óptica da pesquisa acadêmica.
Justificativa
A idéia de pesquisa como princípio educativo parte do reconhecimento de que essa relação entre educação e produção de conhecimento científico pode ser útil tanto aos projetos de dominação quanto aos de emancipação. Ao contrário de ser uma demonstração da neutralidade da ciência e da prática educativa, isso significa que, como princípio educativo, a pesquisa é uma ação do pensamento (sensível e racional) inserida na totalidade social e cuja construção do sentido, emancipatório ou de dominação, está revelado. A pesquisa como princípio educativo compreende a investigação como prática de criação, de desejo de conhecer, realizar descoberta e, através de uma prática intencional; possibilitar ao homem ir a busca da essência do que se apresenta como aparência imutável, ou seja, de despertar ou recuperar o poder de elucidação e transformação humana. Assim o incentivo a pesquisa em sala de aula, o professor como pesquisador e a publicização dessas experiências recoloca a ciência em seu merecido papel de destaque, combatendo o negacionismo e oferendo aos professores da educação básica e aos licenciandos a possibilidade de se encontrar nessa perspectiva.
Público Alvo
Professores da educação básica, ensino superior e pesquisadores de grupos de pesquisa
Objetivo Geral
Fomentar a pesquisa em Matemática por meio da percepção e experiências de pesquisadores da área e possibilitando a criação de Grupos de Trabalho voltados a esse fim
Objetivo Específico
Apresentar a dinâmica de um grupo de pesquisa, de seus pesquisadores e apresentar aos interessados as possibilidades de trabalho em Matemática Pura, com ênfase na área de Geometria e Topologia
Metodologia
A divulgação do evento se dará através das redes sociais do GEPEMAC, SBEM-CE e demais parceiros afiliados. As inscrições ocorrerão via forms de 01/03 a 16/03. Palestra do Prof. Dr. Eurípedes Carvalho sobre a temática de superfícies. Logo após haverá uma plenária com outros pesquisadores de outras área de Matemática pura e aplicada, bem como uma sessão de perguntas e respostas sobre as novas abordagens e perspectivas na pesquisa em Matemática. Por fim, formação de grupos de trabalho e oficinas sobre o papel da pesquisa como principio pedagógico e norteador do conhecimento. A avaliação do evento se dará pelas contribuições dos participantes e Formulário avaliativo enviado no final da palestra.