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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
CULTURA DO CARIRI: CANTO, DANÇA E JOGO DE ESPADAS DO REISADO DE CONGO
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Cênicas
Data de Início:
09/03/2023
Previsão de Fim:
16/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Porteiras
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Flavia Cristiana da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Flavia Cristiana da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 09/03/2023 16/06/2023
Luana Almeida de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2023 16/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “Cultura do Cariri: canto, dança e jogo de espadas do Reisado de Congo”, que será desenvolvido na Escola Municipal Maria Pinheiro Cardoso, tem como finalidade o estudo e a criação de um grupo de Reisado com crianças e adolescentes do Quilombo do Souza, localizado na cidade de Porteiras-CE, tendo como foco a pesquisa sobre a cultura da região do Cariri cearense. Iremos abordar concepções de culturas, cotidiano e produções de subjetividades. Além disso, a percepção do corpo a partir do canto e da dança, buscando sua ancestralidade negra e indígena presentes nas tradições populares, especificamente na brincadeira do Reisado de Congo. Esta área de conhecimento se fundamentará sobre o binômio Cultura-Educação, tendo como concepção predominante a compreensão do participante sobre as diversidades culturais e as diversas formas de entender a cultura e realidade em que se vive, suscitando a valorização e expansão da mesma como forma de resistência, através da experiência lúdica, artística e cultural. Assim, a intenção é aprofundar num processo socioeducativo de elementos básicos do Reisado de Congo, contribuindo para o exercício da imaginação, da criatividade, da expressividade, da dramaticidade e da discussão acerca de temas concernentes ao universo das identidades afro-indígenas brasileiras, especificamente, caririense, incentivando o crescimento grupal e individual. Este espaço de criação servirá como estímulo para o seu desenvolvimento em seus vários meio-ambientes de convívio e participação social através da Metodologia Triangular de Ana Mae Barbosa, que é uma abordagem dialógica e que tem três eixos principais, são eles: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte. Assim, a ideia é articular esses três eixos com a contextualização e o fazer artístico para os participantes. Nosso foco principal de público para o projeto são crianças e adolescentes da comunidade externa (Escola Municipal no Quilombo de Souza – Porteiras-CE) e alunos do IFCE campus Juazeiro do Norte.
Justificativa
A educação é um processo que não tem “fim”. Viver implica em aprender a todo o momento. Sendo assim, visualizamos que a necessidade de aguçar o lúdico é de extrema importância no desenvolvimento do indivíduo, e que lhe possibilita a superação de inúmeras dificuldades e obstáculos que o educando encontra. Aprendizagem, portanto, significa transformação. A cultura tem uma função extremamente importante no processo de aprendizagem do educando, pois no momento em que estiver seguro ao nível de sua emoção, afetividade e principalmente quando estiver bem relacionado socialmente e viver uma experiência de socialização, ele terá melhores possibilidades de realizar com tranquilidade o seu processo de aquisição do conhecimento. A educação em arte, especificamente na cultura popular, propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracteriza um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana, o indivíduo desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por eles, pelos próprios colegas e por artistas com diferentes visões culturais. O projeto “Cultura do Cariri: canto, dança e jogo de espadas do Reisado de Congo” vem permitir a vivencia artística na reflexão da cultura nordestina, especificamente a cultura do Cariri Cearense, para o conhecimento e valorização de suas raízes, que são fundamentais para o desenvolvimento sensível, estético e cultural do ser social, criativo e transformador.
Público Alvo
O público alvo será crianças e adolescentes do Quilombo de Sousa, além de pessoas interessadas da redondeza desse território. A faixa etária é de 06 a 14 anos. Os participantes podem ser de todos os níveis de formação, sexo e faixa de renda. A expectativa média de público é de aproximadamente 50 pessoas, totalizando nas quatro grandes ações (pesquisa de campo, criação, ensaios e apresentação artística).
Objetivo Geral
Discutir e vivenciar o canto, dança e jogo de espadas do Reisado de Congo, a partir de um olhar interdisciplinar, articulando com a vivência cotidiana da comunidade Quilombo de Souza- Porteiras-CE.
Objetivo Específico
• Promover o debate sobre culturas, cotidiano e produções de subjetividades, visando as vivências dos participantes; • Abordar a relação de corpo e território a partir da historicidade da cultura do Cariri cearense; • Conhecer e experimentar os cantos e músicas da brincadeira do Reisado de Congo; • Aprender a função e toda dramaticidade na utilização das espadas do Reisado de Congo; • Experimentar o jogo de espadas e alguns pontos que compõem esse momento da brincadeira do Reisado de Congo; • Abordar questões sobre ancestralidade negra e indígena nas tradições populares, especificamente na brincadeira do Reisado de Congo.
Metodologia
A oficina será dívida em 05 momentos na comunidade do Quilombo de Souza: 1) Planejamento das ações da oficina. Contato e reconhecimento de território. Organização do material. Período de inscrição, entre outros. 2) Parte teórica, onde iremos refletir sobre temas pertinentes a cultura e especificamente a brincadeira do Reisado de Congo como, por exemplo, culturas, cotidiano, corpo, território, ancestralidade negra e indígena na brincadeira. Em seguida, apresentaremos os instrumentos músicas utilizados na brincadeira do Reisado de Congo, alguns grupos existentes na região do Cariri, imagens, fotografias e vídeos para uma apreciação visual. 3) Parte prática, trabalharemos o corpo e o imaginário na preparação do canto e dança da brincadeira do Reisado de Congo, com isso, aprendendo o roteiro dramático da brincadeira. Faremos alguns jogos/brincadeiras relacionando ao contexto e cotidiano dos participantes. 4) Jogo de espadas. Neste momento, a intenção é entender o alto grau de concentração tendo momento demonstrativo das instrutoras, aprender alguns pontos da espadas, experimentar o jogo de espadas e alguns pontos. 5) Culminância de períodos. A ideia é fazer uma culminância do aprendizado e sair em cortejo pela comunidade do Quilombo de Souza. Importante dizer que a separação desses momentos se dá apenas de forma teórica para melhor entendimento didático, mas eles estarão em confluências no desenvolvimento da oficina. A base teórica está pautada na vivencia prática com Reisado de Congo. Além disso, utilizaremos algumas referências bibliográficas como, Farias (2011), Geertz (1989), Funari e Pinon, 2011), Nunes (2011) e Zuvon e Braga (2013). Assim, pretende-se que toda a oficina seja realizada em ambiente interno da Escola Municipal Maria Pinheiro Cardoso, como quadra, sala ou outra área de convívio coletivo. Registraremos a oficina através de fotografias, vídeos, áudios e relatos dos participantes.