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Campus:
CAMPUS MORADA NOVA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Preparatório para olimpíadas de matemática
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
15/03/2023
Previsão de Fim:
24/09/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Morada Nova
Formas de Avaliação:
Prova
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcos Cesar de Vasconcelos Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Marcio de Lima Batista IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/03/2023 07/07/2023
Marcos Cesar de Vasconcelos Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 15/03/2023 24/09/2023
Renato Jose Menezes Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/03/2023 07/07/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Por meio das competições de matemática é possível despertar e/ou desenvolver o interesse pela matemática. São frequentes as descobertas de novos talentos, que passam a desenvolver maior interesse na vida escolar e, posteriormente, formam-se como profissionais qualificados nas mais diversas áreas. O presente projeto foi desenvolvido para contribuir e desenvolver a cultura olímpica no município de Morada Nova, visando melhorar o desempenho de estudantes em olimpíadas de matemática, com foco na OMIFCE (Olimpíada de Matemática do IFCE) e na OBMEP (Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas), e no rendimento escolar. O projeto lidará com a realização de uma olimpíada, em nível de ensino médio, e contará também com um curso preparatório.
Justificativa
A OMIFCE e a OBMEP surgiram da ideia de intensificar e promover o conhecimento de matemática, visto os baixos números na medição de aprendizado de matemática que o país e o estado do Ceará vem obtendo. Apesar da existência destas ações, ainda é necessário aproximar o aluno das competições de matemática e, principalmente, fazer com que o aluno tenha consciência que o aprendizado de matemática está acessível a ele. O projeto então surge da necessidade de aproximar as olimpíadas de matemática aos estudantes de Morada Nova.
Público Alvo
Alunos que já concluíram o ensino fundamental II e estão matriculados no ensino médio.
Objetivo Geral
O projeto visa estimular e aprimorar a participação dos alunos de Morada Novas nas competições de matemática, bem como ampliar a curiosidade, o espírito de investigação e a capacidade para entender e resolver problemas.
Objetivo Específico
- Realização de uma olimpíada de matemática. - Despertar o interesse pela matemática. - Estimular os alunos a participarem das competições de matemática. - Melhorar o rendimento escolar dos alunos. - Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso no ensino superior. - Lograr êxito nas olimpíadas.
Metodologia
O curso atrelado ao projeto contará com aulas semanais, com duração de 2 horas cada, às quartas-feiras, no período vespertino, a serem realizadas no campus Morada Nova. Contará com aulas expositivas e resolução de problemas. Cada aula será constituída de três fases: a primeira irá lidar com o aspecto teórico da matemática, na segunda serão utilizadas situações de aprendizagem que promovam o desenvolvimento da capacidade de raciocínio do aluno, de modo que este se coloque como sujeito do processo de ensino e de aprendizagem, e na terceira serão explorados métodos de solução do problema. A carga horário do curso FIC será de 40horas. O curso será ofertado com o número máximo de 20 participantes por turma, todas voltadas para o público externo, sendo o público-alvo alunos que já concluíram o ensino fundamental II e estão matriculados no ensino médio. O critério utilizado na seleção dos candidatos será determinado por edital. A principal forma de divulgação ocorrerá através da internet, por meio do site oficial do campus Morada Nova e também pelo perfil do campus no Instagram. Também serão divulgados cartazes nas escolas de ensino médio da cidade. O programa do curso seguirá os seguintes tópicos: Princípio fundamental da contagem. Lógica. Paridade. Permutações. Arranjo. Combinação. Permutações circulares. Princípio da casa dos pombos. Combinatória e geometria. Combinatória e sequências. Combinatória e divisibilidade. Grafos. Jogos de tabuleiro. A avaliação do curso se dará de forma contínua e individual: Ao longo do curso serão propostas listas de exercícios a serem resolvidas em sala de aula e de forma individual. Nas aulas seguintes os alunos terão a oportunidade de dialogar sobre as soluções para que possam entender possíveis erros e propor novas soluções.