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Campus:
CAMPUS MARANGUAPE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Capistrano de Abreu 170 anos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
01/04/2023
Previsão de Fim:
27/10/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
35
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1050
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maranguape
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Questionário
Reunião
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Amelia Rodrigues de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Amelia Rodrigues de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/04/2023 27/10/2023
Anderson Lucas da Silva Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/04/2023 27/10/2023
Antonio Jean Viana da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/04/2023 27/10/2023
Cataryna Fontenele Elias IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/04/2023 27/10/2023
Gustavo de Vasconcelos Peixoto IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/04/2023 27/10/2023
Jessyca Almeida Bessa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/04/2023 27/10/2023
Paulo Sérgio da Silva Sousa Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/04/2023 27/10/2023
Rejane Tavares Magalhaes da Cunha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 01/04/2023 27/10/2023
Robson da Silva Siqueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/04/2023 27/10/2023
Tobias da Costa Gaspar IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/04/2023 27/10/2023
Vitória Maria do Socorro Alves Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 08/05/2023 27/10/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Mestrado Profissional em Ensino de História Não
Secretaria Municipal de Educação de Maranguape Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em outubro de 2023, serão completados 170 anos de nascimento de Capistrano de Abreu, natural da cidade de Maranguape, e considerado um dos mais importantes historiadores brasileiros. Por volta dos seus vinte e dois anos, Capistrano partiu para a cidade do Rio de Janeiro, onde consolidou sua trajetória intelectual, atuando em diversos espaços de pesquisa e formação. Segundo a pesquisadora Rebeca Gontijo, Capistrano de Abreu foi um historiador autodidata, formado pela experiência de pesquisa nos arquivos, tendo dialogado de igual para igual com estudiosos brasileiros e estrangeiros. Nas datas de 1870 e 1880 atuou como redator de jornais como o Gazeta de Notícias. Em 1879 começou a trabalhar na Biblioteca Pública da Corte, tendo participado da elaboração do Catálogo da Exposição de História e Geografia do Brasil, considerado um dos maiores instrumentos bibliográficos brasileiros. Em 1883, prestou concurso para o Colégio Pedro II e foi aprovado, defendendo a tese “O descobrimento do Brasil”. Em 1887 ingressou no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, à época a mais prestigiosa instituição de pesquisa em História, pretendendo escrever uma história diferente daquela produzida até então. Reconhecendo a importância que o homenageado e sua obra têm no cenário nacional, e o fato de que nosso campus está localizado no município onde o mesmo nasceu, o IFCE Maranguape apresenta a proposta de realização de um projeto de extensão com o objetivo de comemorar os 170 anos de nascimento de Capistrano de Abreu.
Justificativa
Ao longo de toda a sua vida, Capistrano de Abreu dedicou-se ao projeto de escrever uma nova história do Brasil, que resultou na publicação, em 1907, daquele que é considerado o seu livro principal: “Capítulos de história colonial”. Rebeca Gontijo considera Capistrano o pioneiro de uma “história radicular”, dedicada aos estudos das raízes do Brasil. Ainda segundo ela, sua obra pode ser entendida como parte de um programa de investigação sobre a formação da nacionalidade, que envolvia os estudos de história, geografia, e das línguas e costumes indígenas e estrangeiros (portugueses e negros). No livro “Capítulos de história colonial”, Capistrano de Abreu inovou ao deslocar o foco da história do Brasil até então escrita, muito centrada nos feitos da colonização portuguesa, norteada pelos fatos políticos e administrativos, para uma história da sociedade colonial, dando destaque aos contrastes, e à ocupação do sertão, introduzindo temas até então pouco estudados, como festas, família, bandeiras, estradas e criação de gado. Esses são alguns dos aspectos que pretendem ser trabalhados no projeto. A ideia não é fazer dele apenas uma efeméride, mas fazer desta data uma oportunidade para pensar a História do Brasil a partir da sua obra.
Público Alvo
Professores das redes estadual e municipal de ensino Alunos das redes estadual e municipal de ensino
Objetivo Geral
Realizar um evento diversificado, reunindo ações diferenciadas, com o intuito de divulgar e refletir sobre a obra de Capistrano de Abreu
Objetivo Específico
Ofertar aos professores e professoras das redes estadual e municipal de ensino um ciclo formativo sobre a vida e a obra; Realizar ações educativas nas escolas; Construir um repositório com arquivos referentes à vida e à obra de Capistrano de Abreu Realizar uma exposição com objetos de Capistrano de Abreu pertencentes ao Museu do Ceará
Metodologia
O projeto consistirá de 5 ações: 1ª - Ciclo formativo Capistrano de Abreu. Serão realizadas 3 palestras com pesquisadores convidados que tratarão da vida e da obra de Capistrano de Abreu. As primeiras palestras serão realizadas nos dias 13/04 e 11/05, e a terceira será em setembro, como data ainda a ser definida. 2ª - Repositório de arquivos - O site será desenvolvido pelo Laboratório de Eletrônica e Informática Aplicada (LEIA) do campus Maranguape, coordenado pela professora Jéssyca Bessa e pelos alunos que integram o laboratório. Esta ação será realizada ao longo dos dois semestres do projeto. 3ª Ações educativas nas escolas - No segundo semestre, os professores que participaram do ciclo formativo, desenvolverão com suas turmas ações educativas que envolvam a obra de Capistrano de Abreu. 4ª - Exposição vida e obra de Capistrano - No segundo semestre, será realizada uma exposição no campus Maranguape, aberta à visitação, sobre a vida e a obra de Capistrano. O Museu do Ceará, dispõe em seu acervo, de vários objetos que pertenceram ao historiador, e serão solicitados à sua direção para a realização da exposição. 5ª - Finalização do projeto - Na semana do dia 23 a 27 de outubro, finalizaremos o projeto com um conjunto de atividades. Nessa ocasião, será realizada uma palestra com um(a) pesquisador(a) especialista na obra de Capistrano de Abreu. Também será a ocasião e que os professores e seus alunos apresentarão o resultado das ações realizadas nas escolas, além da apresentação do repositório construído pelos alunos do campus. O número mínimo e máximo do público beneficiado na ação foi calculado da seguinte forma: 35 é o número de professores da rede municipal que participará da primeira ação do projeto, que é o Ciclo formativo. Considerando que cada um desses professores desenvolva a ação 3 em pelo menos uma turma sua com 30 estudantes, chegaremos ao número de 1050. Essa é uma previsão plausível de público a partir das informações de que dispomos no momento, mas é possível que esse número máximo seja maior com o término do projeto, devido a algumas ações não serem possíveis de fazer qualquer previsão, como o acesso ao repositório que será criado. As ações previstas para o primeiro semestre, o ciclo formativo e a criação do repositório serão acompanhadas a partir de reuniões com a representante da secretaria municipal de educação e com a professora coordenadora do Laboratório de Eletrônica e Informática Aplicada (LEIA), que irá desenvolver o repositório. A avaliação do ciclo formativo e das ações educativas será feita por meio de questionário eletrônico destinado aos professores e com a secretaria de educação, por meio de reuniões. O mesmo acontecerá com os integrantes do LEIA. A participação dos professores se dará por intermédio da secretaria municipal de educação que incluiu o ciclo formativo do projeto dentro da programação de formações da rede. Isso ajudará na replicação do as ações nas escolas. Sobre a participação do LEIA, fizemos o convite diretamente à professora coordenadora, que juntamente com seus bolsistas, atuará na criação do repositório mencionado.