Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Seminários Temáticos: A infinitune de primos em progressões aritméticas: usando técnicas analíticas em Teoria dos Números
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
30/03/2023
Previsão de Fim:
30/03/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Rádio
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Apresentação
Exposição
Palestra
Nome do Responsável:
Francisco Odecio Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allan Júnior da Silva Costa Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 30/03/2023 30/03/2023
Andre Teixeira Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 30/03/2023 30/03/2023
Annelise Maymone Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 30/03/2023 30/03/2023
Carlos Daniel Chaves Paiva IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 30/03/2023 30/03/2023
Fábio Sampaio Mariano Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 30/03/2023 30/03/2023
Francisca Natalia Viana Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 30/03/2023 30/03/2023
Francisco Odecio Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 30/03/2023 30/03/2023
Maria Aliciane Martins Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 30/03/2023 30/03/2023
Valricelio Menezes Xavier IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/03/2023 30/03/2023
Wesley Liberato Freire Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 30/03/2023 30/03/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Uma formação de professores adequada serve como alicerce para construir escolas, cidadãos e profissionais mais competentes, éticos e humanos. Nas palavras do educador Moacir Gadotti, “a educação é um lugar onde toda a nossa sociedade se interroga a respeito dela mesma – ela se debate e se busca”. O assunto tratado nesse evento não é relevante somente para alunos de Licenciatura ou professores da educação básica mas também para demais profissionais em educação pois trata da interlocução entre diversas áreas do conhecimento, sei impacto na sala de aula e suas reverberações na praxis Docente.
Justificativa
A formação continuada de professores é uma necessidade para todo corpo docente da sua escola, sem exceção. Isso porque ela atua como uma forma de valorizar o profissional na instituição, mostrando a importância dele por meio de investimentos no desenvolvimento das suas habilidades e competências docentes. Além disso, quando se investe em capacitação, se investe também em qualidade e melhorias para as escolas como um todo, o que impacta diretamente a formação dos alunos da instituição. Consequentemente, você também traz resultados para o município, para o Estado e para o país no geral, formando jovens mais capacitados e cidadãos com um preparo de qualidade, capazes de modificar a realidade ao seu redor. Dessa forma, fica claro que a profissão de professor é uma das mais importantes, pois cabe a ele formar futuros cidadãos e fornecer a eles a base para todas as outras carreiras. Portanto, pode-se dizer que o docente é um dos principais responsáveis pela formação da sociedade como um todo. Portanto, a formação continuada é uma forma de oferecer suporte para os professores. Ela, por sua vez, acaba oferecendo oportunidades para solucionar dúvidas e questionamentos que surgem ao longo da carreira, melhorando constantemente a atuação desse profissional.
Público Alvo
Professores da educação básica e do ensino superior
Objetivo Geral
Oportunizar conhecimento científico Matemático para os ouvintes, bem como aliar tais saberes as competências sócio emocionais necessárias ao professor em sala de aula
Objetivo Específico
Apresentar a área de Teoria dos Números de forma a facilitar seu trabalho em sala de aula
Metodologia
A divulgação iniciará 15/03 nas redes sociais do GEPEMAC, do POTI Itapipoca, da OMIFCE, do IFCE Campus Crateus e demais parceiros. As inscrições vão de 15/03 a 30/03 via Google Forms. O evento se dará em três momentos: Palestra do Prof. Dr. Valricelio Xavier (IFCE Campus Crateus) sobre a temática de primos em PA (Teorema de Liouville) e suas aplicações e impactos no ensino de álgebra e Aritmética na educação básica. Logo após serão formados GTs para pensar em procedimentos metodologicos para viabilizar essa ação em sala de aula. Por fim haverá uma plenária com a socialização dos produtos Educacionais obtidos nos GTs e a construção de um portifólio coletivo e colaborativo. A avaliação será feita pela equipe de organização e pelos ouvintes atrás das trocas de experiência e de um instrumental de avaliação do evento, via forms.