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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Seminários Temáticos: O cosseno de 72° e seus parentes
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
06/04/2023
Previsão de Fim:
06/04/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Entrega presencial de convites
Rádio
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Encontro
Exposição
Nome do Responsável:
Francisco Odecio Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Allan Junior da Silva Costa Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 06/04/2023 06/04/2023
Angelo Papa Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/04/2023 06/04/2023
Annelise Maymone Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 06/04/2023 06/04/2023
Fabio Sampaio Mariano Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 06/04/2023 06/04/2023
Francisco Odecio Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 06/04/2023 06/04/2023
Wesley Liberato Freire Grupo de Estudos e Pesquisa em Matemática do Ceará (GEPEMAC/IFCE/CNPq) Integrante Sem vínculo Não 5 06/04/2023 06/04/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O ensino da trigonometria deve está voltado a uma permanente reelaboração teórica e prática do professor, na busca de uma prática voltada às necessidades dos alunos e as exigências da sociedade. O objetivo de se estudar trigonometria na educação básica é interpretar situações que envolvam o uso das relações trigonométricas. Calcular medidas desconhecidas utilizando as relações. Identificar e usar corretamente as relações: seno, cosseno e tangente. Resolver situações problemas envolvendo as relações trigonométricas. Mas como não tornar esse processo mecânico e sim reflexivo? O evento proposto busca soluções para o ensino de trigonometria sob uma perspectiva ativa e autonoma do aluno, onde o professor media a aquisição do conhecimento sem monopoliza-lo.
Justificativa
As dificuldades de aprendizagem em Matemática não são novidades e essa realidade se faz presente em todas as suas áreas – Álgebra, Geometria, Trigonometria e etc. Todas gozam dessa pecha de ser difícil, complicada e sem diálogo com as necessidades dos alunos. Um estudante, que não compreende as propriedades básicas da matemática e que por uma razão ou outra não externa sua dificuldade e não recebe assistência adequada do seu professor,acaba criando uma barreira antes mesmo de ver ou avançar na matéria, impedindo assim a aprendizagem de todo o conteúdo não só da matemática, mas de todas as matérias que envolvem exatas. De acordo com Fonseca (2010), "a disciplina matemática, em especial, tem sido marcada pelos altos índices de evasão e repetência, e isso compõe o cenário dos maiores entraves da educação matemática". Os alunos acabam se auto privando da experimentação do novo por conta do medo de não conseguir. Para combater esse "exodo motivacional discente" o evento buscar resgatar a real relevancia da trigonometria e seu papel no efetivo exercicio da cidadania do aluno.
Público Alvo
Alunos da educação básica, professores da educação básica e superior, gestores escolares
Objetivo Geral
Promover um aprendizado significativo e reflexões acerca da relevancia a trigonometria na educação básica
Objetivo Específico
Discutir com alunos e professores estratégicas de promover o conhecimento cientifico matemático por meio de experiencias com trigonometria
Metodologia
O evento ocorerrá dia 06/04 transmitido pelo canal do Youtube do GEPEMAC. A divulgação ocorrerá de 30/03 a 06/04 através das redes sociais do GEPEMAC, POTI Itapipoca, OMIFCE e demais parceiros. As inscrições ocorrerão via forms concomitante ao periodo de divulgação. O evento ocorrerá em três momentos: 1) Palestra do Prof. Dr. Angelo Papa Neto sobre as possibilidades de ensino de trigonometria; 2) Formação de grupos focais para anaise de propostas e proposição de intervenções metodologicas acerca da tematica; 3) Socialização das discussões e construção do portifolio coletivo. A avaliação se dará pela interação do publico e pelo formulário via forms apos o evento.