Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
English Club 12a Temporada
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
21/03/2023
Previsão de Fim:
27/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Debate
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renato Barros da Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Edina Maria Araujo de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/03/2023 27/06/2023
Renato Barros da Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 21/03/2023 27/06/2023
Venilson Neves Carneiro Egresso do IFCE Campus de Sobral Integrante Sem vínculo Não 2 21/03/2023 27/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação de extensão denominada "English Club" consiste numa oportunidade de prática de produção oral e escrita em língua inglesa. O projeto tem sido realizado desde o semestre letivo 2017.1, com êxito recorrente, e agora continua em sua DÉCIMA SEGUNDA temporada.
Justificativa
É em cursos de língua inglesa especializados que costumeiramente se desenvolvem as habilidades linguísticas produtivas – produção oral (falar) e produção escrita (redigir) – em contraste com o aprendizado escolar da língua, que tende a tradicionalmente focar apenas na habilidade de compreensão leitora (ler). No caso da participação do público externo que já estuda inglês nas escolas, este projeto do IFCE oferece a possibilidade de praticar conversação e escrita, além de leitura que já lhes é costumeiro. E o mesmo também é verdade para o público interno do projeto, em sua maioria alunos do IFCE Campus Sobral, cujas disciplinas obrigatórias de inglês também focam apenas na habilidade de leitura técnica. Desta forma, a ação de extensão English Club é a única iniciativa no campus até o momento que atua no desenvolvimento de habilidades linguísticas produtivas. Todo o projeto foi construído de modo a associar o desenvolvimento das habilidades comunicativas à prática em interações significativas, de cunho real ou simulado, elemento essencial ao desenvolvimento da proficiência linguística (JOHNSON & JOHNSON, 1999: 174). O English Club é um espaço em que o participante poderá realizar esse tipo de atividade como complementação ao seu estudo em alguma disciplina, curso de inglês, ou mesmo como uma forma de retomar uma prática suspensa.
Público Alvo
Alunos de outras Instituições de Ensino Superior, alunos de escolas de ensino médio ou técnico de Sobral e região, profissionais de quaisquer áreas (independentemente de vínculo com instituição de ensino), comunidade em geral. Desde a agosto de 2020, quando o projeto passou a ser realizado online, ampliou-se consideravelmente a participação, facilitando a inclusão de participantes da região adjacente a Sobral, bem como de cidades mais distantes.
Objetivo Geral
Propor atividades linguísticas para que os participantes possam desenvolver as habilidades comunicativas em língua inglesa
Objetivo Específico
1) Oferecer oportunidades de discussões de temas diversos para que os participantes possam desenvolver as quatro habilidades comunicativas – compreensão oral (ouvir), compreensão escrita (ler), produção oral (falar) e produção escrita (redigir) – em língua inglesa, com ênfase naquelas ditas produtivas (produção oral e produção escrita) 2) Fomentar a prática de habilidades paralelas às linguísticas, a exemplo de análise crítica e desenvoltura ao falar em público.
Metodologia
[CONCEITO DE CLUBE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA E FUNCIONAMENTO GERAL] Uma característica que distingue o presente projeto das disciplinas regulares (componentes curriculares dos cursos técnicos e superiores do IFCE Campus Sobral) é a adoção da analogia com um “clube”. Nossa intenção é, com isso, tornar o ambiente um pouco menos formal e mais flexível do que uma aula tradicional, com o intuito de cativar não somente aqueles que estariam dispostos a incluir o English Club em sua rotina de estudos, mas também o público que tem dificuldade em estabelecer uma frequência regular, como é normalmente cobrado. Em um clube, vai quem quer, chega-se na hora que pode, deixa-se o local na hora pretendida. Não foi instituída necessidade de matrícula e o participante é livre para aparecer quando quiser, aderindo às atividades (ou desistindo delas) em qualquer momento durante o projeto. Outra característica derivada do conceito de clube está mais ligada ao aspecto metodológico. O professor-facilitador ofertará semanalmente um ambiente favorável à interação significativa, de cunho real ou simulado, e toda a atividade será realizada em língua inglesa. Os conteúdos dos encontros não são pautados por uma sequência pedagógica pré-definida, como nas disciplinas regulares ou em cursos de inglês convencionais. A intenção com a diminuição de formalidade e o aumento de flexibilidade é permitir que a pauta de discussão seja construída de modo mais democrático, permitindo que os assuntos surjam também das necessidades dos participantes nos próprios encontros, em contraposição a uma pauta construída somente pelo olhar do professor, da instituição (ou do escritor do material didático adotado, como é comum em alguns cursos de idiomas). O que chamamos de “conceito de clube” (participação sem necessidade de matrícula oficial no IFCE, nem frequência obrigatória, possibilidade de horários livres de entrada e saída na reunião, e liberdade para adesão ao clube – ou desistência - a qualquer momento do projeto) tem estado presente frequentemente como avaliação positiva nas falas dos participantes ao fim de cada temporada do projeto. Para vários deles, o fato de ser um “clube” é fator determinante de sua participação nos encontros. Portanto, consideramos de suma importância a manutenção dessa flexibilidade. O único aspecto que foge levemente de tal tendência é um breve cadastro obrigatório para os participantes, que é feito através de uma ficha preenchida via Google Formulários, que coleta informações para compor um perfil básico dos participantes, a exemplo de dados cadastrais, origem (se estudante do IFCE, servidor, ou público externo), declaração de etnia, dentre outros dados. [CONTINUAÇÃO DO PROJETO EM MODALIDADE ONLINE] O projeto tem sido desenvolvido em modalidade online desde o final da 6ª temporada. Inicialmente, isto nos foi imposto pelas condições da pandemia de Covid-19 da época, mas devido ao impacto positivo da modalidade online na participação da comunidade nas atividades do projeto, decidiu-se, em diálogo com o coordenador de extensão do Campus Sobral, Prof. Fabiano Carneiro Ribeiro, e com a Profa. Daniele Maria Alves Teixeira Sá chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (DEPPI – Campus Sobral) continuar desta forma. Além disso, na última temporada do English Club (temporada 11), a pesquisa de satisfação (incluída no relatório final) revelou que 88,5 dos respondentes não poderiam continuar a atividade a não ser que continuasse de modo online. [NOVA HABILIDADE COMUNICATIVA TRABALHADA NO PROJETO] A partir desta 12ª temporada do projeto, iniciaremos um trabalho com a habilidade de produção escrita. A Profa. Edina Vasconcelos, também professora de língua inglesa do IFCE Campus Sobral, foi chamada para compor a equipe de execução e ficará a cargo do trabalho realizado com escrita, enquanto o Prof. Renato Costa, coordenador do projeto, continuará conduzindo as reuniões de conversação. O trabalho de produção escrita será realizado da seguinte forma: Os alunos que participarem de uma determinada reunião de conversação serão desafiados a produzir textos dentro da temática discutida no encontro. A partir de então, a Profa. Edina Vasconcelos trabalhará o melhoramento desses textos com cada um desses participantes, individualmente. Trata-se de um trabalho articulado paralelamente às reuniões de conversação. Esta novidade é uma ideia que veio dos próprios participantes do English Club como parte das sugestões colhidas através do questionário de pesquisa de satisfação aplicado na temporada anterior. [SECRETARIADO] O secretariado do clube, que tem por funções auxiliar o Prof. Renato Costa durante as reuniões, gerenciando entrada e saída de participantes, bem como monitoração e interação no chat do Google Classroom durante as interações, ficará a cargo do aluno egresso Venilson Alves Carneiro, que é membro do English Club há vários anos e secretário do clube desde a Temporada 11. [AVALIAÇÃO] O processo de avaliação do projeto tem caráter contínuo. Do ponto de vista qualitativo, a cada encontro é dada a oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões com relação àquela reunião específica. O diálogo aberto permite que haja feedback e aplicação de estratégias de melhoria paralelamente ao andamento da temporada vigente. Também, ao final de cada temporada, entra em pauta uma conversa mais demorada com o objetivo de levantar os méritos e gerar sugestões para a temporada seguinte. Este momento mais detalhado também incluirá uma pesquisa de satisfação por meio de um formulário lançado aos participantes através da ferramenta digital Google Formulários. Do ponto de vista quantitativo, há dois tipos de contagem. Primeiro, conta-se e registra-se os nomes dos participantes de cada reunião. É importante considerar, no entanto, que os números obtidos dessa contagem não necessariamente representam a quantidade de alunos frequentando regularmente o projeto, mas sim a quantidade de VISITAS que o English Club recebeu. Isso se explica pelo próprio desenho do projeto: participação sem necessidade de frequência obrigatória, horários livres de entrada e saída na reunião, e surgimento de novos participantes a qualquer momento da temporada. Além disso, há tanto participantes assíduos, como aqueles que vieram apenas uma vez. Por essas razões, por mais que pretendamos contabilizar o número simples de participantes distintos da temporada, insistiremos em contabilizar o número de visitas. Entendemos que isso acaba sendo mais coerente com a proposta do clube e acaba revelando dados úteis da frequência dos participantes. Mesmo assim, uma segunda contagem é feita, considerando apenas o número de participantes em si que frequentaram a temporada. [DIVULGAÇÃO] A divulgação do projeto (e dos English Club Seminars) será feita por meio das mídias sociais e site da Instituição, com o auxílio do Setor de Comunicação Social e Eventos do Campus Sobral. Também será feita, dependendo do surgimento de oportunidade, por meio de outras mídias locais, convites e outros meios disponíveis, a exemplo de uma matéria em vídeo pela TV diário, que cobriu a primeira reunião da primeira temporada, anos atrás, mas que, infelizmente, não se encontra mais à disposição.