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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Robótica Educacional Open Source (Turma 03)
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Tecnológico
Data de Início:
27/03/2023
Previsão de Fim:
31/03/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Marcello Anderson Ferreira Batista Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcello Anderson Ferreira Batista Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 27/03/2023 31/03/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
minicurso Robótica Educacional Open Source visa capacitar jovens de 15 a 29 anos em robótica e programação aplicada, com o uso de metodologias ativas, plataformas open source. Destaca-se que, para concentração de todo o material para aplicação do curso, foi criada uma plataforma, como mecanismo agregador de conteúdo, onde está disponibilizado todo nosso material autoral. Basta acessar: robotica.ifce.edu.br. Essa é uma das ações do Espaço 4.0, que, atende diferentes campi do IFCE, nas três dimensões acadêmicas (ensino, pesquisa e extensão) e nas mais diversas formas de atuação. As ações a serem realizadas neste espaço, buscarão desenvolver a aprendizagem, a invenção, a inovação e o empreendedorismo. Logo, o referido espaço de aprendizagem criativa e experimentação “mão na massa” fornecerá um ambiente flexível para ajudar a inovação e servirá de ferramenta para o empreendedorismo. A disponibilização para vagas está publicada em "https://ifce.edu.br/acesso-rapido/concursos-publicos/editais/extensao/curso-de-formacao-inicial-e-continuada/editais-fic-campus-limoeiro/editais-ano-2023", por meio do EDITAL Nº 2/2023 DG-LIM/LIMOEIRO-IFCE). O referido projeto atende o Manual de Extensão do IFCE e o Plano de Trabalho firmado, decorrente do convênio com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), referente ao Termo de Execução Descentralizada (TED). Ressalto que o referido Edital tem parecer prévio da Procuradoria Federal junto ao IFCE a partir do processo SEI 23257.000304/2022-84. A aplicação contará com o apoio do bolsista do Espaço 4.0 Jucineudo Ferreira Almeida.
Justificativa
A humanidade sempre foi possuída pelo desejo de desenvolver máquinas que imitem a capacidade do ser humano ou até mesmo que amplie as suas habilidades. Quando essas máquinas foram efetivamente inventadas, o mundo foi transformado (MORAES, 2017). Com o advento dos semicondutores e, consequentemente, da eletrônica e informática, os mecanismos desenvolvidos para fins de ações automatizadas evoluíram e passaram a existir para os mais diversos propósitos, O impacto da robótica reverbera em diversos setores, trazendo novas possibilidades para a medicina, a indústria, a mobilidade, dentre outras, contemplando ainda perspectivas interdisciplinares para educação (GOMES et al, 2010). A robótica no âmbito da educação não é um conceito novo, tendo iniciado por volta da década de 1960, quando seu pioneiro Seymour Papert desenvolvia sua teoria sobre o construcionismo e defendia o uso do computador nas escolas como um recurso que atraía as crianças (GOMES et al, 2010). Nessa área do conhecimento, a interdisciplinaridade permeia na integração de softwares e computadores com conceitos de mecânica, cinemática, automação, hidráulica, inteligência artificial, dentre outros. A aplicação da robótica na educação pode ser um meio viável como facilitadora da aprendizagem, desenvolvimento da cultura learning by doing, interdisciplinaridade e desenvolvimento de projetos integradores. Para tanto, conhecimento de programação, manufatura aditiva, informática, inteligência artificial deverão ser ferramentas constantes no ambiente de ensino. A utilização de sistemas abertos de hardware, plataformas web de programação multi-linguagem, modelagem 3D, simulações digitais, manufatura aditiva são tecnologias inerentes a essa nova linguagem e são também fortemente conectadas ao conceito da Indústria 4.0. É sabido que as desigualdades sociais, centralização de investimentos, dentre outros fatores, afetam diretamente a qualidade de ensino recebido pelos estudantes do Brasil. É necessário o desenvolvimento de ações que possam provocar a equiparação do ensino recebido
Público Alvo
Jovens de 15 a 29 anos que tenham interesse em capacitação na temática do projeto (70% das vagas, conforme EDITAL Nº 2/2023 DG-LIM/LIMOEIRO-IFCE)
Objetivo Geral
Treinar jovens a utilizar o Espaços 4.0 que está instalado no IFCE Campus Limoeiro do Norte, com tecnologias da Indústria 4.0.
Objetivo Específico
Estimular a metodologia learning by doing nas escolas; • Descentralizar os recursos tecnológicos empregados ao ensino;
Metodologia
Dinâmica com uso de robôs para ilustrar movimentos, partes, mecanismos, elétrica e controle em geral. Aula com conceitos históricos da Robótica (4 horas); Tinkercad e programação de Arduino de forma simulada (4 horas); Arduino físico e sua programação. Práticas com circuitos eletrônicos (4 horas); Filme animado sobre robótica e debate sobre o conceito ético da robótica em nossa sociedade (4 horas); Gincana utilizando os conhecimentos adquiridos no curso. Avaliação (4 horas).